SEGS Portal Nacional

Educação

Aula remota versus pandemia

  • Sexta, 02 Julho 2021 08:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Letra Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Ensino remoto adotado de maneira emergencial devido à pandemia do novo Coronavírus se mostrou negativa para alunos

Apesar da adoção do ensino remoto emergencial ter se apresentado como uma oportunidade para se adotar metodologias ativas de aprendizagem, como a sala de aula invertida, essa mudança, quando implementada, foi percebida negativamente pelos alunos. “Ficou nítido tanto para os estudantes quanto para os professores a importância do contato presencial no processo de aprendizagem. E como é difícil criar conteúdo em meio ao cenário que há falta de acesso às tecnologias”, explica o professor universitário e filósofo Marcelo Galuppo.

De acordo com a pesquisa Expectativas do Ensino no Brasil, da Minds & Hearts, empresa da holding HSR Specialist Researchers, 60% dos estudantes não aprovam a experiência do ensino remoto. O estudo também revela que somente 8% das pessoas entrevistadas já estudavam remotamente, enquanto 90% conheciam apenas cursos presenciais.

O primeiro grande desafio foi o acesso precário por parte dos alunos à internet. “Querendo ou não, aqueles que têm mais acesso às novas tecnologias saem na frente dos que não a possuem. O que acaba desmotivando tanto o estudante quanto o professor. Além disso, nem todos professores têm ajuda de custo para conseguir todo aparato tecnológico necessário. Alguns, inclusive, arcam com as despesas do próprio bolso", revela o professor.

Além disso, o professor relata que a questão interatividade é ponto chave para a aprendizagem, a aproximação com o aluno faz que seja possível entender melhor sua difícil e o ajuda a sanar as dúvidas. “Não é só dizer para o aluno acessar a sala de reunião ou assistir aos vídeos, pois nem todos vão dar a devida atenção ao conteúdo. Já no ensino presencial, eu consigo interferir", exemplifica.

Como resolver?

Uma discussão que surgiu como possibilidade foi o ensino híbrido. Nesse modelo, o professor tem uma quantidade limitada de tempo com seus alunos de forma presencial e a maior parte do tempo continuará sendo de ensino remoto. “Ainda não é a solução, mas há formas de adaptar, por exemplo, se o aluno tem dúvida, podemos criar um link para vídeo explicativo.”, esclarece o professor.

É evidente que nesse processo, muitos desafios vão aparecer, e precisamos aprender com eles e buscar maneiras de solucionar da melhor maneira possível e com as ferramentas disponíveis. “Precisamos mostrar que os alunos não estão sozinhos, que nós professores também temos dificuldades e podemos juntos resolver essas questões, procurar tornar o processo de adaptação menos cansativo e mais produtivo”, finaliza Marcelo.

Fonte: Marcelo Galuppo, filósofo e professor universitário - filosofia do direito. Professor há 25 anos, graduado pela PUC em Direito e fez filosofia do Direito pela UFMG. Além disso, escreveu livros técnicos, tais como; 1999 - Igualdade e Diferença e Metodologia de Pesquisa - Da ideia a defesa: o Impeachment.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Abr 01, 2026 Educação

Restrição ao celular nas escolas reacende debate sobre…

Mar 31, 2026 Educação

Autismo: primeiros sinais aparecem cedo e podem ser…

Mar 30, 2026 Educação

Cuidar do cérebro não é só estilo de vida: método…

Mar 27, 2026 Educação

Inglês x Espanhol: 5 diferenças que mudam o jeito de…

Mar 26, 2026 Educação

Por que sua pronúncia em inglês fica melhor quando você…

Mar 25, 2026 Educação

Dia da Mentira: especialistas explicam como a escola…

Mar 24, 2026 Educação

7 dicas de educação financeira para crianças

Mar 23, 2026 Educação

Do básico ao intermediário: 4 estratégias para acelerar…

Mar 20, 2026 Educação

Curva de esquecimento: O segredo para não esquecer dos…

Mar 19, 2026 Educação

Por que tantos alunos entram em ciclos de estresse já…

Mar 19, 2026 Educação

Dia da Língua Francesa: conheça os 5 benefícios de…

Mar 18, 2026 Educação

Aprender inglês aos 30 anos: mito ou verdade? Os…

Mar 17, 2026 Educação

Seu filho anda mais ansioso com a escola? Veja 5…

Mar 16, 2026 Educação

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais…

Mar 13, 2026 Educação

Escola se transforma e amplia seu papel na formação de…

Mar 12, 2026 Educação

ITA: como se preparar durante o ano para o vestibular…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version