SEGS Portal Nacional

Educação

Edital detalha critérios para oferta de vagas no Fies do 2º semestre

  • Sexta, 11 Junho 2021 09:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria de Comunicação Social do MEC
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

A redistribuição de vagas em cursos para os quais não houver candidatos em lista de espera também é definida no edital.

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital nº 33, que detalha os critérios de seleção das vagas a serem ofertadas no processo seletivo para o segundo semestre de 2021 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O novo edital altera o Edital nº 32, publicado em 20 de maio de 2021, que dispõe sobre o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo de emissão do documento de participação das mantenedoras de instituições de ensino superior ao processo seletivo do Fies do segundo semestre de 2021.

As propostas com o número de vagas a serem ofertadas pelas mantenedoras participantes desta edição do Fies serão submetidas à aprovação da Secretaria de Educação Superior do MEC, que adotará os critérios de seleção constantes do art. 8º da Portaria MEC nº 38, de 2021, bem como nos termos do Anexo I do edital publicado nesta terça-feira, que apresenta uma listagem detalhada dos critérios a serem adotados.

Outra alteração trazida pelo novo edital é quanto aos critérios para a redistribuição de vagas em cursos para os quais não houver candidatos em lista de espera. Os critérios estão detalhados no Anexo II do edital e nos termos do art. 25 da Portaria MEC nº 38, de 2021.

Candidatos

Para a classificação dos candidatos que disputarão as vagas ofertadas serão exigidas as notas de uma das edições do Enem, a partir da edição de 2010, até a mais recente, que será o Enem de 2020.

A exigência continua sendo a de que o candidato tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Cronograma do Fies

-27 a 30 de julho - Período de inscrição;

-3 de agosto – Resultado dos pré-selecionados em chamada única;

-4 a 6 de agosto – Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.

Lista de Espera

-4 a 31 de agosto – Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 23, 2025 Educação

5 dicas para transformar o tempo de tela em aprendizado

Dez 19, 2025 Educação

7 critérios essenciais para escolher a escola certa…

Dez 18, 2025 Educação

Muito além das letras: alfabetização matemática é…

Dez 17, 2025 Educação

Ano letivo: confira 4 práticas pedagógicas que auxiliam…

Dez 16, 2025 Educação

Confira 5 dicas essenciais para promover uma educação…

Dez 15, 2025 Educação

Matemática: 5 dicas para estudar a matéria para…

Dez 12, 2025 Educação

Dicas para incentivar a leitura nas férias: 8 livros…

Dez 11, 2025 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Dez 10, 2025 Educação

Saiba o que é preciso ser observado na escola antes de…

Dez 09, 2025 Educação

Confira 5 benefícios da gamificação para o aprendizado…

Dez 09, 2025 Educação

Intercâmbio nas férias: o que considerar antes de…

Dez 08, 2025 Educação

Vai fazer vestibular on-line? Saiba por que a qualidade…

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version