SEGS Portal Nacional

Educação

Tecnologia auxilia escolas no retorno ao ensino presencial

  • Quarta, 26 Mai 2021 12:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Edson Burg
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O gradual retorno ao ensino presencial, seja de forma integral ou híbrida, tem despertado preocupação tanto em pais e responsáveis por alunos quanto em funcionários de instituições de ensino. Soluções que tornem o ambiente escolar mais controlado não são novidades, mas tiveram sua importância intensificada no período de pandemia. O uso de geolocalização dos dispositivos móveis, por exemplo, já vem sendo aplicado há alguns anos em aplicativos como o “Estou Chegando”, integrado à agenda digital ClipEscola.

A funcionalidade foi implementada em 2016, e em um primeiro momento objetivava amenizar o intenso trânsito no entorno das instituições de ensino. Com o “Estou Chegando”, os responsáveis avisam à escola qual a distância que estão, para assim possibilitar uma saída escalonada dos alunos. O raio de distância pode ser monitorado por algum funcionário da escola, que pode assim encaminhar a respectiva criança para a saída de acordo com o tempo estimado de chegada do pai ou responsável.

“O momento de saída dos alunos é um dos que causa mais aglomerações, e isso já era uma preocupação que a gente tinha antes mesmo da pandemia”, ressalta o CEO da ClipEscola, Marcos Matias. “Claro, no contexto atual, evitar a aglomeração virou necessidade, e o ‘Estou Chegando’ já estava em pleno funcionamento para atender essa demanda”.

O “Estou Chegando” é utilizado por aproximadamente 1,6 mil escolas de todo o Brasil, com cerca de 2 milhões de usuários entre pais, responsáveis, professores, diretores e funcionários de secretaria das instituições de ensino. “A ClipEscola digitaliza mais de 200 atividades operacionais nas escolas, e a lista de demandas atendidas cresce constantemente, de acordo com as necessidades apresentadas, como no caso da pandemia e da obrigatoriedade do ensino remoto ou híbrido”, completa o CEO.

Outra importante funcionalidade da ClipEscola dentro do contexto atual é o “Triagem de Covid-19”. Trata-se de um formulário digital enviado pelas escolas às famílias de alunos, com perguntas simples que auxiliem as instituições de ensino a fazer o monitoramento da saúde dos estudantes. Com base nas respostas, o aplicativo gera um selo de aluno apto ou não apto a frequentar o ambiente escolar.

Assim, explica Marcos, as escolas podem barrar a entrada de alunos que apresentaram sintomas ou tiveram contato com algum possível contaminado. “É uma maneira efetiva de ajudar as escolas a evitarem a circulação do vírus, porque, com o selo, cada instituição pode criar seu próprio protocolo de segurança”, aponta. “Hoje, temos escolas em todo o país fazendo uso da funcionalidade de triagem, com alto nível de satisfação.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Mar 31, 2026 Educação

Autismo: primeiros sinais aparecem cedo e podem ser…

Mar 30, 2026 Educação

Cuidar do cérebro não é só estilo de vida: método…

Mar 27, 2026 Educação

Inglês x Espanhol: 5 diferenças que mudam o jeito de…

Mar 26, 2026 Educação

Por que sua pronúncia em inglês fica melhor quando você…

Mar 25, 2026 Educação

Dia da Mentira: especialistas explicam como a escola…

Mar 24, 2026 Educação

7 dicas de educação financeira para crianças

Mar 23, 2026 Educação

Do básico ao intermediário: 4 estratégias para acelerar…

Mar 20, 2026 Educação

Curva de esquecimento: O segredo para não esquecer dos…

Mar 19, 2026 Educação

Por que tantos alunos entram em ciclos de estresse já…

Mar 19, 2026 Educação

Dia da Língua Francesa: conheça os 5 benefícios de…

Mar 18, 2026 Educação

Aprender inglês aos 30 anos: mito ou verdade? Os…

Mar 17, 2026 Educação

Seu filho anda mais ansioso com a escola? Veja 5…

Mar 16, 2026 Educação

Trissomia do Cromossomo 21: Inclusão escolar exige mais…

Mar 13, 2026 Educação

Escola se transforma e amplia seu papel na formação de…

Mar 12, 2026 Educação

ITA: como se preparar durante o ano para o vestibular…

Mar 11, 2026 Educação

O que a escola realmente ensina? No Dia da Escola,…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version