Metodologia estimula maior participação dos alunos e auxilia colégios frente aos desafios educacionais da pandemia
Tecnologia educacional Ciranda de Livro permite que o aluno escreva, ilustre e publique seu próprio livro, garantindo mais entusiasmo por parte dos estudantes e até envolvimento dos pais; facilidade na aplicação em sala ou remotamente agrega benefícios também às equipes pedagógicas
Dez entre dez professores concordarão que um dos maiores obstáculos das aulas remotas é manter a atenção dos alunos. Com a consolidação do ensino híbrido, o desafio passa a ser ainda maior, já que, em algumas configurações, os docentes precisam se dividir entre a turma presencial e on-line simultaneamente.
Para garantir maior participação dos estudantes sem abrir mão da qualidade do ensino, colégios têm lançado mão de metodologias ativas que unem criatividade e propósito, fazendo deste período de transformações uma marca positiva na jornada de aprendizado das crianças e jovens.
É o caso da Escola das Nações, colégio bilíngue situado em Brasília (DF), que optou por oferecer aos alunos a oportunidade de se transformarem em autores do próprio livro, uma obra, inclusive, bilíngue e com temática baseada nos princípios ensinados pela instituição.
“Nossas crianças passaram por um processo de adaptação para esse ensino a distância e enfrentaram diversos desafios no decorrer do ano letivo. Mas o mais importante foi que eles puderam realmente perceber seu crescimento acadêmico. Também puderam construir os seus próprios livros e, com isso, transmitir uma mensagem que é completamente vinculada à missão da nossa escola, de servir a humanidade”, conta Rislene das Graças Silva.
A atividade já está em seu segundo ano consecutivo e foi desenvolvida em parceria à Ciranda de Livro, plataforma pedagógica literária que além de oferecer a ferramenta para a criação das obras, também treina os professores, dá suporte na aplicação das atividades em sala ou de maneira remota e ainda auxilia no evento de autógrafos, momento que coroa o autor na presença de familiares e amigos da classe.
Foco no brilho do olhar dos alunos
A empolgação dos alunos em poder criar e ilustrar suas próprias histórias superou as expectativas do corpo docente do Colégio Pio XII, de Belo Horizonte (MG), que escolheu a própria pandemia como tema para as histórias e trabalhou o programa de maneira interdisciplinar.
O resultado foi tão positivo que um dos alunos e sua obra foram destaques em matéria televisiva. Renzo Leonardo de Oliveira Santos, do 4º ano do Ensino Fundamental, expôs sua história intitulada “O mundo contra o invisível” em cadeia nacional.
Sobre a atividade, o estudante afirmou: “Foi uma experiência sensacional. Minha inspiração foi o momento delicado que estamos vivendo, a falta que eu sinto do futebol, do colégio, dos meus amigos”. Renzo escreveu e ilustrou o livro de casa, sob orientação dos professores de maneira remota, e contou com o auxílio da mãe na empreitada como escritor - outro ponto positivo para a efetividade da atividade proposta.
Para o lançamento do livro, houve um evento especial, que também marcou o fim do ano letivo de 2020: uma tarde de entrega das obras aos estudantes e familiares, realizada pelo colégio, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária.
“O brilho no olhar das crianças e dos responsáveis que compareceram ao evento da entrega dos livros foi gratificante. As histórias ficaram lindas, bem produzidas”, orgulha-se Rosilene Espírito Santo Campos Pereira, coordenadora pedagógica da instituição.
Sobre a Ciranda de Livro
Lançada em meados de 2019, a Ciranda de Livro se posiciona como uma das principais tecnologias educacionais de auxílio aos colégios e professores na promoção da leitura e desenvolvimento de competências estabelecidas pela BNCC. Tem sido destaque em colégios de todo o Brasil por poder ser aplicada como atividade em sala de aula ou de maneira remota, atendendo à nova realidade da Educação, e também pela qualidade do produto final entregue às famílias.
Grupo School Picture
Ciranda de Livro é uma solução do Grupo School Picture, que há 35 anos atua no segmento educacional como líder em Recordações Escolares. Ainda no grupo fazem parte o aplicativo de comunicação IsCool App e a empresa de fotografia de formatura Conquista Formaturas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>