SEGS Portal Nacional

Educação

Saldo de Mais de Um Ano de Pandemia Para a Educação

  • Sexta, 14 Mai 2021 10:58
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O coronavírus afetou bruscamente o mercado de estágios e potencializou a evasão escolar

No primeiro trimestre de 2020, junto da eclosão da pandemia, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), divulgou dados do grande impacto da Covid-19 no aprendizado. O resultado assustador mostrou mais de 776 milhões de alunos, entre crianças e adolescentes, fora das salas de aula, por força maior, é claro.

Assim, os efeitos foram se alastrando. De acordo com o estudo do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para Infância (Unicef), “Enfrentamento da cultura do fracasso escolar”, divulgado em janeiro deste ano, 1,38 milhão de educandos, entre seis e 17 anos, abandonaram as instituições de ensino. Isso representa 3,8% dos estudantes.

Além disso, 4,12 milhões de matriculados (11,2%) não estão recebendo nenhuma atividade, resultado característico decorrente das aulas on-line. Um cenário triste, pois nem todos têm acesso à tecnologia ou Internet. Na instrução básica a conjuntura é um pouco pior, devido a falta de utilização de meios digitais.

Para agravar as dificuldades, universitários perderam seus empregos e estágios diante da dificuldade global. Isso é, muitos ficaram sem ter como custear seus estudos e acabaram postergando a entrada na graduação. Inclusive, 38% da moçada já adiou esse ingresso na faculdade, conforme o levantamento da Educa Insights, em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes). Ou seja, vira um efeito dominó!

Estamos nos recuperando

Na contramão desse cenário, o mercado pede cada vez mais por especializações. Por isso, o ensino a distância (EAD) é uma alternativa e um grande aliado. Afinal, continuando os estudos, a juventude consegue manter ou iniciar um estágio, mesmo durante essa crise.

Ademais, o ideal é a manutenção dessa atuação a distância. Ou seja, mesmo remotamente ainda é possível conseguir a chance de entrar no universo corporativo. Vale reforçar: a Medida Provisória 927/2020 prevê a necessidade de um supervisor para orientação das tarefas, conforme recomenda a Lei 11.788/2008.

Felizmente, o home office passou a ser adotado como uma realidade e isso evitou maiores perdas em postos de estágio. Como consequência, mais vagas foram abertas e o número saiu de 700 mil em 2020, no auge da crise e chegou no mês de março deste ano a 900 mil estagiários, sendo 686 mil do superior e 214 mil do médio e técnico. Um ponto de celebração!

Nesse sentido, a educação e o ato educativo escolar são duas medidas alinhadas, pois a modalidade é voltada apenas para quem está regularmente matriculado. Ou seja, para estagiar é preciso ser estudante. Assim, assegura-se a educação e a formação profissional do indivíduo concomitantemente, bem como reduz aos poucos a taxa de desemprego e evasão escolar do grupo.

Portanto, nesse momento é essencial buscar soluções e recursos para minimizar os efeitos pós-crise. Permaneçamos esperançosos na recuperação do mercado com o andamento da vacinação e tomando as medidas de proteção necessárias. Dessa forma, aceleramos esse processo. Afinal, sua atitude hoje, reflete um futuro muito melhor para o nosso país.

*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Mar 06, 2026 Educação

Notas ou aprendizado? O que a inteligência artificial…

Mar 04, 2026 Educação

5 erros comuns que sabotam a aprendizagem dos estudantes

Mar 03, 2026 Educação

Busca por cidadania e turismo de raízes esbarra na…

Mar 02, 2026 Educação

Confira 6 dicas para praticar inglês de maneira lúdica

Fev 27, 2026 Educação

Veja 5 benefícios da gamificação para os estudantes

Fev 26, 2026 Educação

7 dicas para apoiar a adaptação de crianças autistas na…

Fev 25, 2026 Educação

Escolas e universidades ainda formam para um mundo que…

Fev 24, 2026 Educação

Falar inglês é possível: confira dicas para vencer a…

Fev 23, 2026 Educação

Como a educação financeira digital está abrindo portas…

Fev 20, 2026 Educação

Ensino integral deve dobrar até 2036: o Brasil está…

Fev 19, 2026 Educação

Enem 2026 passará a avaliar a qualidade do ensino médio…

Fev 19, 2026 Educação

Conheça tecnologias de filmes que viraram realidade ao…

Fev 18, 2026 Educação

Brasil tem apenas 1% da população fluente em inglês e…

Fev 13, 2026 Educação

Carnaval e autismo: como preparar a criança para uma…

Fev 12, 2026 Educação

Vai curtir o Carnaval? 5 frases em inglês para falar…

Fev 11, 2026 Educação

Brasil terá primeira pós-graduação em fertirrigação de…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version