SEGS Portal Nacional

Educação

Dia Nacional do Livro Infantil: Mesmo durante a pandemia, escolas estaduais mantêm crianças interessadas na leitura

  • Segunda, 19 Abril 2021 10:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado dá dicas de livros e atividades para a data

Instituído em 2002, o Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado em 18 de abril. A data, escolhida para homenagear o aniversário do escritor Monteiro Lobato, nascido em 1882, é uma oportunidade de reforçar a rotina literária nas escolas, dentro das turmas regulares, nas salas de leitura ou até mesmo nos clubes juvenis. Trata-se de um instrumento de formação, além proporcionar prazer com base na leitura e na prática da escrita.

Diretamente ligada à leitura está a alfabetização, que tem sido um dos maiores desafios da educação durante a pandemia. Encarando esta situação de frente e não deixando nenhum aluno para trás, as escolas estaduais de São Paulo têm se dedicado ao tema usando livros infantis como aliados.

Um dos métodos é a Maleta Viajante, onde os alunos levam os livros para casa e desenvolvem a leitura junto aos familiares. A Escola Estadual Professor Alvino Bittencourt, da diretoria Leste 5 da Capital, é um exemplo. Na unidade, a maleta, além do livro, conta com um caderno para registro da leitura (de forma escrita e/ou ilustrada) e um espaço com cinco opções de carinhas (emojis), onde o aluno pode escolher a que representa o seu sentimento durante a leitura, trabalhando, assim, as competências socioemocionais do pequeno leitor.

Já na Escola Estadual Brasilio Machado, da diretoria de ensino Centro Oeste, sempre às terças-feiras, os estudantes são incentivados a realizarem leituras em voz alta, seja de uma história, conto, poema ou outra forma de escrita. A proposta faz parte do programa “Ler e Escrever”, da Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP). O objetivo é desenvolver o comportamento leitor e a fluência leitora dos alunos. Nesta semana, em especial, cada aluno escolheu um livro e enviou uma foto com o exemplar e o áudio da leitura realizada em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil.

Abaixo, apresentamos outras sugestões de atividades e práticas didáticas preparadas pela Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Seduc-SP:

• Releitura da obra ou trechos selecionados: Fazendo uso dos recursos da linguagem não-verbal e da linguagem verbal, por meio da criação de histórias em quadrinhos;

• Desvendando o Gênero: Por meio das práticas de rodas de conversa e leitura compartilhada, os alunos trocam impressões sobre a leitura, com o recurso de questões norteadoras, pistas e desafios que trabalhem elementos da disposição da capa do livro como o uso de imagens e cores, recursos linguísticos e elementos de narrativa. Ao final, o professor poderá propor a criação de desafios ou fichas e jogos literários;

• Roda de contação de história com o tema: “quem conta um conto acrescenta um ponto”: Trabalhando a arte da contação de histórias e a reescrita criativa, propõe a criação de finais alternativos para as histórias selecionadas. Ao final, as narrativas podem ser compiladas em formato de vídeos ou podcasts;

• Representação em ação: Trabalhando a livre expressão, sugere uma leitura dramática com uso dos recursos linguísticos, práticas da oralidade por meios de estratégias de leitura, compreensão e fluência leitura. Pode trabalhar com a realização de peças teatrais, teatro de sombras, fantoches, dedoches, entre outros itens.

A Coped também separou algumas dicas de leituras infantis opcionais. Veja:

● Amoras, Emicida. É o primeiro trabalho do autor dedicado à Literatura Infantil, inspirado na música “Amoras” que compôs para a filha. Em "Amoras", Emicida conta a história de uma garotinha que reconhece sua identidade a partir de uma conversa com o pai, debaixo de uma árvore de amoreira. Com referências à cultura e à resistência negra, o livro aborda, de forma delicada, a representatividade e negritude com as crianças.

● O pequeno Nicolau, escrito por René Gosinny e ilustrado por Jean Jacques Sempé. Conta as aventuras e desventuras do adorável Nicolau em meio a todos os dramas e situações cômicas que envolvem a vida de garotos em todo o mundo. A escola, os amigos, os pais e as divertidas brincadeiras que são o pano de fundo de uma narrativa envolvente e significativa para entender esse universo tão especial que são as crianças.

● O grande Rabanete, escrito por Tatiana Belinky e ilustrado por Silvana Rando. De forma divertida e irreverente, a autora apresenta aspectos das relações humanas, como solidariedade, trabalho em equipe, divisão de tarefas e ajuda mútua, onde todos os personagens unem forças para ajudar o vovô, que está na horta tentando tirar da terra um enorme e teimoso rabanete. Uma tarefa irrealizável para uma só pessoa, mas torna-se possível com a colaboração de todos.

● Os Bichos que tive (memória zoológica), escrito por Sylvia Orthof e ilustrado por Gê Orthof. Ao recordar a infância, a autora relata alegrias, problemas, desafios e muitas aventuras e surpresas na convivência diária com alguns "bichinhos". Até mesmo um ser imaginário, o bicho-papão, ganha uma história só para ele.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version