SEGS Portal Nacional

Educação

Dia da escola: inovação e tecnologia de mãos dadas com a educação

  • Sexta, 12 Março 2021 11:39
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Às vésperas de celebrar a data, destacam os desafios do ensino e a importância da tecnologia em tempos em que se reinventar é preciso para garantir educação de qualidade a todos

15 de março, um dia dedicado a celebrar uma das instituições mais importantes da história: a escola.

Berço da formação intelectual, cultural e política dos indivíduos, a escolas faz parte da vida de mais de 865 milhões de pessoas no país, segundo dados do último Censo da Educação Básica do Inep/MEC. Foi para destacar a importância dessa instituição que a data foi instituída, propondo uma série de reflexões e análises sobre as constantes transformações que educação vem passando para se adaptar em tempos de pandemia e garantir uma jornada de conhecimento com qualidade.

E como falar de transformar a educação, sem falar da sua principal aliada, a tecnologia? Para o fundador do Over Colégio e Curso, Carlos André "É impossível separar a escola da tecnologia". O Para o educador, o que antes era comum dentro das instituições, como declararem guerra ao uso dos smartphones, por exemplo, agora a tendência é incorporá-lo à dinâmica de aprendizagem. "A maioria das escolas passou os últimos anos remando contra a maré. Mas acho que agora todo mundo percebeu, não é? Depois de tudo que aconteceu em 2020 é impossível não termos percebido que a escola precisa evoluir e a tecnologia é inevitável, não é um apêndice", avalia Carlos André.

Para a Diretora do Colégio Universitário, Raquel Ruy Calil, a resposta é simples. "A tecnologia já era uma necessidade e a pandemia acelerou este processo. Hoje, vemos nossos professores - que tinham dificuldade para mandar um whatsapp - fazendo aulas ao vivo, subindo conteúdos na nossa plataforma e investindo em novas maneiras de inspirar o aluno a distância. Aos poucos, notamos um movimento fundamental nesta jornada que é o crescimento de nossa equipe e a aproximação das famílias com o colégio. Uma relação que ficou ainda mais fortalecida neste mundo mais conectado", destaca a gestora ao pontuar como as soluções oferecidas pela Plataforma A+ ajudaram a manter as atividades escolares em 2020 e será fundamental para a instituição em 2021.

A gestora destaca ainda outro fator decisivo durante a crise: a capacidade de se superar e se reinventar diante de um cenário tão adverso. "Nós aprendemos que somos capazes de nos superar. Os desafios foram vencidos com apoio da tecnologia inovadora e o suporte da Plataforma A+, onde nossos alunos acessaram vídeos, lives, e recursos que impulsionaram a excelência e qualidade no processo de ensino-aprendizagem. Conseguimos também mudar o olhar do professor para este processo. Alteramos as práticas, os formatos, as maneiras de corrigir as atividades, as avaliações e toda a práxis pedagógica, porém, mantivemos sempre o mesmo objetivo: a excelência da educação".

Os gestores não estão sozinhos nesta jornada. Pelo contrário, eles fazem parte de um ecossistema cada vez mais promissor. Segundo a levantamento do Potencia Venture e Instituto Inspirare, hoje 190 organizações atuam no setor, na maioria startups, que desenvolvem produtos educacionais, como a Plataforma A+, a edTech que aplica tecnologia para entregar soluções que otimizam a rotina escolar, aproxima o relacionamento com as famílias e aumentam o engajamento e o aprendizado dos alunos.

O hub integra a rotina escolar de mais 31 mil estudantes, das 56 instituições de ensino parceiras da startup. Todo esse potencial inovador ganhou força com a pandemia, que provocou mudanças no mindset das lideranças do setor e fez com que apostassem nas funcionalidades e ferramentas desenvolvidas pela edtech para abastecer todo o ecossistema educacional privado do país. "Nossa missão é garantir que as atuais gerações tenham acesso cada vez mais facilitado ao ensino de qualidade. A Plataforma A+ foi estruturada para proporcionar o saber com excelência e contribuir com as práticas de gestão das instituições, além de permitir o ensino, sendo a grande aliada de educadores e estudantes - imersos em uma jornada singular de conhecimento dentro de um ambiente virtual confiável e seguro", explica Bruno Mota, CEO da Plataforma A+.

O hub, que já superou a marca de 15.000 horas de aprendizado, cresce de forma sustentável, oferecendo às parceiras um modelo de negócios totalmente flexível, que garante uma comunicação mais efetiva e a fluidez de todo o processo administrativo. "Estruturamos a plataforma para que ela atendesse o segmento em todos aspectos, porque víamos a carência de uma solução única e inovadora, com oportunidades reais para que as escolas se reinventassem. A liberdade acadêmica é urgente e estamos empenhados em preencher esta lacuna de forma eficiente".

Com potencial para superar a marca de 160 mil alunos em até 4 anos, a Plataforma A+ entrega aos setores administrativos o acesso aos procedimentos operacionais e aos pais a oportunidade de receberem informações sobre a rotina escolar, comunicados e dados consolidados do desempenho dos estudantes. "Nosso objetivo é simplificar o uso da tecnologia dentro de sala de aula, superando os desafios e alinhados às metodologias atuais, como ensino híbrido, sala de aula invertida e aprendizagem adaptativa", conclui o CEO.

Sobre a Plataforma A+:

Desenvolvida a partir das transformações da educação, a Plataforma A+ é a edtech que aplica tecnologia para oferecer soluções de gestão escolar e de ensino e aprendizagem. A eliminação de etapas burocráticas no processo de matrícula e rematrícula é um dos benefícios da plataforma. Por meio da Plataforma A+, em apenas 7 minutos é possível inserir os dados dos alunos, assinar contrato, gerar o boleto ou definir outra forma de pagamento. Além disso, o sistema permite que cada gestor personalize relatórios e indicativos, além da navegação, integrando com a identidade visual da escola. "Pensamos em todas as alternativas de diversificação do nosso portfólio de produtos, para que ele atenda aos diversos envolvidos na rede. Foram meses dedicados a elaborar um modelo de negócio que seja seguro e resolutivo, que garanta entregar valor à educação privada no País", assegura Bruno.

Diante de um mercado de startups cada vez mais aquecido, outro diferencial do hub é a diversidade dos serviços ofertados e a possibilidade de expansão para atender os diferentes públicos e suprir as principais necessidades das lideranças educacionais. Segundo o CEO, a estratégia da Plataforma A+ é se manter atenta às transformações e exigências que o mercado exige para fornecer às instituições processos de gestão cada vez mais eficientes, garantindo a perenidade de suas marcas e sua sustentabilidade econômica.

"Dentro da plataforma, as vantagens são inúmeras. Os alunos têm acesso a conteúdos elaborados por especialistas e podem criar e organizar os materiais escolares. Na biblioteca online, oferecemos um acervo de milhares de títulos, crônicas, jornais e tirinhas. Além disso, no ambiente virtual, aplicamos simulados e provas a partir de um banco de dados com milhares de questões, todas com correção automática. Outro diferencial é o espaço de relatórios de uso e desempenho com distinção por série, turma, aluno, professor ou disciplina e, como espaço multiplataforma, a leitura dos alunos pode ser feita independente do dispositivo de acesso, com a opção de download para leitura offline. E, para engajar a interação dos nossos alunos, nossa plataforma é gamificada. Por meio de inteligência artificial podem dar sugestões de leitura personalizadas", detalha o CEO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 23, 2026 Educação

Transformação social: como a educação ambiental pode…

Jan 22, 2026 Educação

Aprender inglês depois dos 30 anos: é possível?

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version