Cursos de extensão para educadores: ciências do cérebro, a mente do bebê, bilinguismo e gênero e relações étnico-raciais
O Instituto Singularidades programou para as professoras e professores cursos de extensão com temas bem atuais, como as ciências do cérebro, a mente do bebê, bilinguismo e racismo e gênero na escola. Os cursos de formação continuada serão realizados de forma remota nos meses de março e abril.
Confira
Gênero e relações étnico-raciais na escola, com Fernanda Kalianny Martinas Sousa e Mayana Hellen Nunes da Silva
O debate sobre gênero e racismo no Brasil está fervendo e precisa estar presente na sala de aula. A professora e o professor devem estar atentos e atualizados para debater com os estudantes as desigualdade de gênero e as relações étnico-raciais. Este curso de extensão foi planejado com um percurso de quatro módulos:
1) uma introdução ao debate sobre a “pedagogia do intolerável”;
2) distinção entre os estudos de mulheres e os estudos de gênero;
3) definição de interseccionalidade, pensando masculinidades e feminilidades de forma articulada;
4) debate sobre a descolonização do pensamento.
O incrível mundo da mente do bebê, com Ana Paula Moreira e Guilherme Brockngton
A ciência já provou que os bebês, quando estimulados corretamente, conseguem um desenvolvimento emocional e cognitivo que terá efeitos positivos durante toda a vida. Os profissionais que estão em contato diário com eles devem estar capacitados para esta relação especial. Entre as questões que serão abordadas estão: Como os bebês pensam e se emocionam? Como eles se comunicam e percebem o mundo ao seu redor? Bebês conseguem distinguir o bem do mal? O que eles sentem enquanto brincam?
Educação bilíngue: a abordagem CLIL, com Marina Grilli
O ensino bilíngue está se expandido de forma acelerada no Brasil. Uma das abordagens mais inovadoras neste campo da educação é o Ensino Integrado de Língua e Conteúdo (CLIL). Este curso de extensão do Singularidades tem como objetivo fornecer às professoras os recursos para que os alunos sejam capazes de planejar e executar aulas CLIL, além de aprofundar conceitos como Scaffolding e Common Underlying Proficiency
Funções executivas e a sala de aula: essa parceria dá jogo?, com Edgard Pereira Neves e Roberta Roque Baradel
A ciência do cérebro é uma das áreas do conhecimento mais promissoras na educação. Este curso ensina como abordar e discutir as potencialidades do nosso cérebro na prática pedagógica. Voltado à educadores e gestores o objetivo é conhecer teorias sobre o desenvolvimento cerebral e as funções executivas do docente.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>