SEGS Portal Nacional

Educação

O Vestibular Está Chegando, e Agora? - Confira Cinco Dicas Para Se Preparar Para As Provas

  • Terça, 24 Novembro 2020 12:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Júlia Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

O ano se aproxima do fim e, enquanto para muitos isto seja sinônimo de férias e descanso, para jovens estudantes o final de 2020 e início de 2021 podem se resumir a duas palavras: ENEM e vestibulares. A época de provas, que já é estressante e cheia de incertezas por si só, se torna ainda mais desgastante diante do cenário atual que estamos vivenciando. Com aulas virtuais e a falta de um convívio social com os colegas de turma por conta da pandemia de Covid-19, os calendários estudantis e os cronogramas de aulas também sofreram diversas alterações ao longo do ano.

Mas, então, como se preparar para este momento que demanda muita dedicação aos estudos e preparo mental e emocional? Pensando em dar aquela força extra para sanar as dúvidas dos jovens e ajudar seu preparo, listamos algumas dicas de ouro que vão ajudar os estudantes a arrasar no dia da prova. Confira!

Antes de mais nada, não romantize a exaustão! São diversas as notícias que encontramos por aí de jovens que passam mais de 16 horas estudando e passaram em primeiro lugar nas principiais universidades do Brasil e do mundo. Mas, vale ressaltar que estes casos são a exceção, não a regra. Tudo que é em excesso, faz mal para a saúde e ainda pode dar o efeito contrário do desejado e comprometer os resultados no dia da prova;

Aposte em métodos de ensino mais lúdicos: os conteúdos estão cada vez mais densos e complexos, o que muitas vezes pode dificultar o aprendizado e até mesmo desestimular os estudantes. Mas, com um pouco de criatividade e dedicação, é possível encontrar maneiras de deixar os assuntos mais interessantes. Aqui, vale pensar no conceito de gamificação (aplicação conceitos de jogos para diversas áreas do dia a dia) e transformar a matéria em um grande quizz, por exemplo.

Caso não encontre uma brecha na rotina para elaborar estes jogos, fique tranquilo, pois já é possível encontrar ferramentas na internet para auxiliar nesta missão. Uma delas é o aplicativo da Qranio , plataforma mobile de aprendizagem para transformar o ensino mais lúdico e estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais a todo momento. Por meio do aplicativo, é possível brincar e aprender sozinho, ou ainda desafiar os amigos para um duelo em categorias que vão desde conhecimentos gerais, como língua portuguesa, matemática, física e geografia até Cultura Pop. Também é possível trocar as Qi﹩, moedas virtuais da startup, por prêmios reais.

"Apenas busque conhecimento": como dito acima, os conteúdos estão cada vez mais complexos. Por isso, também é interessante buscar outras fontes para complementar sua rotina de estudos e ampliar sua percepção e conhecimentos. Uma alternativa que tem ganhado os corações dos vestibulandos há algum tempo são as aulas em diferentes plataformas, como as disponibilizadas pela edtech Desenrolado . A startup, que é maior produtora de conteúdo digital educacional do Brasil, conta com videoaulas personalizadas em seu canal do YouTube , o Desenrolado , além de disponibilizar vlogs, audiolivro, chats, podcasts, trilhas digitais, dentre outros materiais educacionais para melhorar o engajamento dos alunos durante processo de aprendizagem dos estudantes.

Faça um cronograma de estudos e tenha uma rotina bem estruturada: condicione seu corpo e sua mente para ter um dia a dia mais organizado. Para isso, crie cronogramas de estudos e distribua o tempo para estudar cada matéria, mas também para fazer suas refeições de maneira adequada (nada de se "entupir" de besteiras e engolir a comida em 15 minutos, hein!), dormir e, até mesmo, ter momentos de lazer e descompressão!

Busque ajuda psicológica para lidar com o estresse: engana-se quem pensa que procurar ajuda é apenas para aqueles que sofrem de doenças mentais e emocionais severas. A psicologia conta com diversas áreas e especializações podem nos que ajudar a lidar melhor com as emoções, além de auxiliar com o autoconhecimento e com o bem-estar mental.

Uma boa maneira de fazer um tratamento psicoterápico atualmente é por meio de plataformas certificadas em psicologia, que conectam pacientes a especialistas, como o caso da Telavita . Lá, é possível encontrar diversos profissionais especializados em desenvolvimento cognitivo, educação e aprendizagem. Assim, você poderá receber um tratamento qualificado de forma rápida, simples e segura!


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version