SEGS Portal Nacional

Educação

Challenge Fiap - Alunos Criam Aplicativos Baseados na Plataforma Corda

  • Terça, 03 Novembro 2020 13:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Barros
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

R3 propôs a alunos dos cursos de MBA da instituição que identificassem oportunidades de negócio que podem ser atendidas com o uso de blockchain. Três grupos foram premiados.

A R3, empresa de software corporativo, foi uma das empresas participantes do Innovation Challenge FIAP 2020. A iniciativa convida empresas dos mais diversos setores a propor desafios reais de negócios, instigando os alunos a desenvolverem soluções baseadas nos critérios propostos.

Neste ano, a R3 desafiou os alunos de MBA em Engenharia de Software e Arquitetura de Soluções a identificar uma oportunidade ou dor do mercado que pudesse ser resolvida ou revolucionada com o uso da tecnologia blockchain. Uma vez identificada a oportunidade, o grupo deveria formatar o modelo de negócio, desenvolver o protótipo da solução e demonstrá-lo.

"Para isso, definimos quatro verticais onde estas oportunidades deveriam ser encontradas: setor financeiro, seguros, energia e saúde", explica o diretor de alianças estratégicas da R3, Nayam Hanashiro, lembrando que o escopo foi aberto justamente para que os alunos analisassem o mercado de forma mais ampla utilizando a bagagem de suas experiências profissionais.

O projeto contou com a participação de várias áreas dentro da R3. Ele teve como sponsors Ivar Wiersma, head de Venture Development da R3 e William Croisettier, líder de Venture Development da R3 para a América Latina e Costa Oeste dos Estados Unidos. As atividades do dia a dia foram lideradas por Hanashiro e Keiji Sakai, country manager da R3 no Brasil. Os alunos participaram ainda de uma live técnica, conduzida por Luiz Jeronymo, diretor de Sales Engineering da R3 no Brasil, e de um hands on na plataforma Corda, conduzido por Vitor Motta, arquiteto de solução da BluPay, parceira da R3. "Além disso, todo o time da R3 Brasil participou da avaliação dos trabalhos submetidos", lembra Hanashiro.

Para a escolha dos três melhores projetos, o principal desafio era sair do zero em conhecimento da plataforma Corda para, ao final de três meses, conseguir finalizar um CorDapp (Corda Distributed Application). "Nem todos os grupos conseguiram terminá-lo, o que foi um fator diferencial para o ganhador. Além disso, analisamos o fator inovador do projeto, a aplicabilidade no mercado local e comparamos com as demandas que temos recebido de nossos clientes", explica.

Os vencedores

O primeiro grupo premiado, formado por Albo Borges Vieira, Guilherme Augusto do Amaral, Marcelo Umberto Ferreira da Silva e Rainer Henrichsen, utilizou a tecnologia Corda para a criação de uma plataforma para emissão, escrituração e comercialização de CBIO (Crédito de Descarbonização).

O CBIO é um dos instrumentos adotados pela RenovaBio como ferramenta para o atingimento de metas anuais de descarbonização para o setor de combustíveis. A plataforma Corda foi escolhida por sua capacidade de manter registros imutáveis de cada transação realizada; por dar suporte a contratos inteligentes, podendo realizar o papel de validação feito pela ANP; e por garantir acesso às informações apenas aos diretamente envolvidos no processo.

O protótipo apresentado pelo grupo conta com um aplicativo, que consome APIs de microsserviços, e que permite solicitar a emissão, a comercialização de créditos e conferir o extrato de qualquer tipo de transação realizada.

O segundo grupo, formado por Jorge Rodrigues, Paulo Troyano e Rodrigo Nakamura de Brito, apresentou a proposta de utilizar blockchain na área da saúde. Para isso, eles criaram uma plataforma para a otimização do processo de doação de órgãos, interligando hospitais parceiros, empresas de logísticas, bancos de doadores e o operador do BNO (Banco Nacional de Órgãos).

A plataforma pode ser acessada via internet, por meio de um site com login seguro. O uso do Corda permite que cada membro participante da plataforma tenha seu próprio ledger atualizado a cada transplante realizado, com acesso somente aos contratos que lhes dizem respeito.

Por fim, o grupo formado por Delcio Torres, Thiago Gonçalves, William Arsenio e William Medrades, desenvolveu a terceira aplicação escolhida pela R3, voltada para a melhoria nos processos de votação das empresas. Para tanto, foi criada uma plataforma unificadora dos registros dos votos em formato de Livro-Razão e integrada ao órgão regulador. Dá transparência e agilidade ao processo.

O uso do CorDapp permite aos diferentes players do mercado integrarem seus portais de votação, garantindo a validade e a privacidade dos votos. Com o uso do Corda, as empresas farão parte de uma rede privada e segura para o registro dos votos, podendo reduzir custos e garantindo apurações imediatas de suas votações.

"Estamos orgulhosos de nossa parceria com a FIAP e é realmente animador ver tantas novas ideias e grandes casos de uso do Corda. Estamos ansiosos por estarmos envolvidos e por ajudar esses empreendedores nessa jornada", afirma Ivar Wiersma. Além de definir os vencedores, a R3 também ofereceu o suporte de sua área de Venture Development para os grupos que quiserem levar adiante o desenvolvimento de suas aplicações.

"À medida que aumentamos o ecossistema global de startups com base na plataforma Corda, o Brasil continua a brilhar como um importante centro de inovação - estamos muito felizes por ter a oportunidade de trabalhar com organizações como a FIAP e startups no Brasil construindo a próxima geração de empresas", concluiu William Croisettier.

Sobre a R3

A R3 é uma empresa de software corporativo pioneira na indústria de transformação digital, fornecendo tecnologia de blockchain desenvolvida para todos os tipos de negócio e segmentos.

Desenvolvida em colaboração com nosso ecossistema, nossa plataforma de blockchain corporativo, Corda, está transformando indústrias inteiras, digitalizando processos e sistemas nos quais as empresas confiam para se conectar e fazer transações entre si. Nosso ecossistema de blockchain é o maior do mundo, com mais de 350 instituições desenvolvendo e construindo as plataformas Corda e Corda Enterprise. Nossos clientes e parceiros têm acesso a uma rede com os principais integradores de sistemas, provedores de nuvem, empresas de tecnologia, fornecedores de software, corporações e bancos.

Para garantir que nossos clientes obtenham o maior valor de seus investimentos, fornecemos serviços e suporte para reduzir o time-to-market, bem como orientações sobre implementação, integração e construção de ecossistemas baseados na nossa plataforma de blockchain.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Jan 21, 2026 Educação

Divulgação do ENEM marca início do planejamento para o…

Jan 20, 2026 Educação

Cinco dicas de especialistas em educação para uma…

Jan 19, 2026 Educação

Nota do Enem: saiba como utilizá-la para ingressar no…

Jan 16, 2026 Educação

Volta às Aulas 2026: sete dicas para economizar no…

Jan 15, 2026 Educação

Gestação e Alfabetização: Entenda a interconexão para o…

Jan 14, 2026 Educação

Volta às aulas 2026 - como zerar a lista de materiais…

Jan 13, 2026 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Jan 12, 2026 Educação

Menos telas, mais convivência: como educar crianças…

Jan 09, 2026 Educação

Como manter o contato com o segundo idioma de forma…

Jan 08, 2026 Educação

Sete dicas para reduzir os conflitos com os filhos nas…

Jan 07, 2026 Educação

Planejamento escolar: como melhorar o desempenho em 2026

Jan 06, 2026 Educação

Escolha da Escola para 2026: o que considerar na hora…

Jan 05, 2026 Educação

Férias e ano de vestibular: como se preparar sem se…

Dez 30, 2025 Educação

Além da receita: férias escolares são o momento ideal…

Dez 29, 2025 Educação

Confira como as escolas podem se adequar ao ensino de…

Dez 26, 2025 Educação

Férias produtivas: como um plano 'leve' de estudos pode…

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version