SEGS Portal Nacional

Educação

Como o estudo do inglês pode ajudar empresas na recuperação pós pandemia

  • Sexta, 16 Outubro 2020 18:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Educação
  • Imprimir

Pixabay

 

O PIB brasileiro apresentou queda histórica em 2020, registrando uma recessão de quase 11,5% em comparação com o ano anterior, de acordo com o último levantamento do IBGE. O cenário levou instituições privadas do país a apostarem em mercados estrangeiros, a fim de não dependerem da economia nacional.

A estratégia foi adotada por mais de 70% das empresas do Brasil em 2018, segundo dados da Fundação Dom Cabral. Em tempos pandêmicos, a internacionalização das empresas brasileiras pode, portanto, ser uma solução para driblar a crise econômica.

Mas optar por expandir as fronteiras da companhia exige a superação de alguns desafios. Um deles, e talvez o maior, é que, de acordo com o British Council, 95% dos brasileiros não tem afinidade com o inglês - idioma obrigatório quando se deseja fazer negócios com estrangeiros.

Inglês in company é requisito para a internacionalização

Desde 2016, Roberta Falcão lidera a escola de inglês Ruby Academy, empresa que oferece cursos individuais, mentorias especializadas e aulas corporativas - focadas no ensino do inglês para funcionários de empresas.

Ela explica que aulas de inglês in company são desenhadas para atender ao objetivo de cada empresa, levando em consideração o setor em que está inserida. A personalização é a palavra-chave desta modalidade de aprendizado.
“Uma empresa brasileira que deseja entrar no mercado internacional, por exemplo, poderá ter aulas sobre planejamento, ‘pitch’ e vocabulários próprios para negociações”, aponta Roberta Falcão.

Desde o início da pandemia, a empresa percebeu um crescente interesse das instituições pelo inglês in company. Do período de abril a junho, houve um aumento de quase 50% no número de clientes.

“Apareceram muitos alunos novos. E tivemos algumas mudanças de cronograma, já que várias turmas optaram por fazer aulas em horários em que, teoricamente, estariam no trânsito entre casa e trabalho - ou seja, 8h da manhã e 17h da tarde”, afirma a professora.

Ela inclusive precisou se adaptar para atender à crescente demanda pelo ensino in company. “Novos professores chegaram para nos ajudar a atender a todos. O comercial cresceu também - agora tenho pessoas específicas focadas em ensinos para empresas e para alunos individuais”, informa.

Novas possibilidades de negócios no pós-pandemia

A pandemia e o isolamento social provocaram alterações em praticamente todas as empresas do país. Um levantamento feito por André Miceli, coordenador de Marketing da FGV, revelou que cerca de 30% das companhias privadas pretendem continuar com o trabalho remoto, mesmo após o fim da crise do coronavírus.

A expectativa é de que o regime de home office traga novas oportunidades - que também podem ser impulsionadas pelo inglês in company.

O fato de os trabalhadores não precisarem morar na mesma cidade na qual se localiza a sede da empresa, faz com que abra-se um leque de possibilidades de contratações. “Com o home office, a barreira geográfica foi quebrada, então muitas empresas podem contratar pessoas de outros países”, afirma Falcão.

Assim, instituições brasileiras poderão, cada vez mais, aprimorar e qualificar suas equipes. Porém, antes desse passo, é fundamental que os novos contratados consigam se comunicar com todos os funcionários, o que reforça a importância de aulas de inglês adaptadas à rotina corporativa.

“Os materiais escolhidos para as aulas são baseados nas necessidades de cada um. Ou seja, o vocabulário e termos mudam de empresa para empresa. E essa sempre foi a raiz de nosso curso: atender às demandas específicas de cada aluno”, aponta Falcão.

Roberta, cujo escritório fica no estado do Rio de Janeiro e oferece aulas on-line para pessoas de diversas localidades, explica que as distâncias geográficas não interferem nos resultados. “É como se estivéssemos em uma aula particular presencial”, afirma a professora.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+EDUCAÇÃO ::

Dez 05, 2025 Educação

Férias escolares: como equilibrar lazer, criatividade e…

Dez 04, 2025 Educação

Leitura em voz alta: especialista explica como o hábito…

Dez 03, 2025 Educação

Orientador educacional: saiba a importância deste…

Dez 02, 2025 Educação

Férias escolares viram foco de conflitos na guarda…

Dez 01, 2025 Educação

Matrícula 2026: 5 pontos que toda família deve avaliar…

Nov 28, 2025 Educação

Como estudar para concursos mesmo com pouco tempo…

Nov 27, 2025 Educação

A pausa que educa: por que brincar nas férias…

Nov 26, 2025 Educação

Dez dicas para escolher a escola dos filhos

Nov 25, 2025 Educação

Onde estudar? Como o local de estudo lhe ajuda a…

Nov 24, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Nov 21, 2025 Educação

Excesso de telas nas férias amplia riscos para sono e…

Nov 19, 2025 Educação

Reta final do ano letivo: saiba como ajudar crianças e…

Nov 18, 2025 Educação

Organização ajuda estudantes a terem bons resultados na…

Nov 17, 2025 Educação

17 de Novembro - Dia da Criatividade: A criatividade e…

Nov 14, 2025 Educação

ANEC apresenta pesquisa sobre inclusão nas escolas…

Nov 13, 2025 Educação

Família e escola: agentes corresponsáveis na educação

Mais EDUCAÇÃO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version