SEGS Portal Nacional

Demais

Inteligência de dados amplia eficiência em logística marítima

  • Sexta, 20 Fevereiro 2026 18:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Malvezzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Créditos: Divulgação

Especialista destaca a aplicação estratégica de dados e inteligência artificial para viabilizar previsibilidade e competitividade no comércio exterior

Responsável por cerca de 80% do volume do comércio mundial, segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o transporte marítimo opera em um ambiente de alta complexidade e é sensível a oscilações geopolíticas e econômicas. Nesse contexto, a inteligência de dados tornou-se um diferencial competitivo.

A aplicação de bases estruturadas, análises preditivas e inteligência artificial permite antecipar movimentos de mercado, otimizar rotas, reduzir custos logísticos - que podem representar até 20% do valor da mercadoria, de acordo com o Banco Mundial - e mitigar riscos operacionais. No setor de shipping, a informação deixou de ser apenas registro histórico para se consolidar como ferramenta estratégica de decisão.

Foi a partir deste cenário que Marcos Silva, CIO da Datamar, liderou a transformação da empresa em uma plataforma internacional de inteligência de mercado para o comércio exterior.

Com 20 anos de experiência, o especialista, que é formado em administração e possui especializações em tecnologia e gestão, consolidou-se como um dos executivos responsáveis por integrar dados históricos de navegação, automação de processos e inteligência artificial aplicada ao setor de shipping - um mercado tradicionalmente marcado por baixa digitalização e forte dependência de informações fragmentadas.

Sob sua liderança, a Datamar estruturou um modelo robusto de coleta, tratamento e análise de dados de navegação, com bases consolidadas desde 1996. A empresa atende armadores globais, terminais portuários, tradings, indústrias exportadoras e instituições financeiras, fornecendo relatórios analíticos, plataformas proprietárias e APIs que permitem integração direta com sistemas corporativos.

“O nosso papel é transformar dado bruto em inteligência estratégica. Não entregamos informação isolada, entregamos contexto, previsibilidade e apoio real à tomada de decisão”, explica Marcos, que complementa: “O comércio exterior é um ambiente de alta complexidade. Quem opera nesse mercado precisa de dados confiáveis, atualizados e estruturados. Nosso trabalho é garantir que essas informações gerem eficiência operacional e vantagem competitiva”, diz.

A estratégia inclui o uso de inteligência artificial, incluindo modelos generativos e ferramentas de apoio à decisão, aplicados à análise de fluxos de importação e exportação, movimentação portuária e dinâmica de mercado. A proposta é migrar de uma visão retrospectiva para uma abordagem cada vez mais preditiva. “A tecnologia só é relevante quando impacta no resultado. Aplicamos IA para reduzir incertezas, antecipar movimentos e apoiar decisões estratégicas em um setor altamente sensível a variáveis geopolíticas e econômicas”, afirma.

Além da frente tecnológica, Marcos Silva também lidera iniciativas voltadas à consolidação da Datamar como hub de conhecimento do setor, como o DatamarLab, que conecta tecnologia, logística e academia, e o Datamar Smart Shipping, conferência que reúne executivos e especialistas para discutir tendências e desafios da logística marítima.

“Existe um gap na integração de sistemas e na utilização estratégica de dados. O potencial de ganho em eficiência é enorme. Nosso compromisso é acelerar essa evolução com soluções práticas e escaláveis”, finaliza.

Sobre Marcos Silva

Marcos Silva é especialista na aplicação estratégica de tecnologia ao setor de logística marítima e comércio exterior. Como Chief Information Officer (CIO) da Datamar, lidera iniciativas voltadas à transformação digital, ao uso estruturado de dados e à incorporação de inteligência artificial em processos de análise e apoio à decisão. Com atuação focada na tradução de tecnologias emergentes em soluções concretas para o mercado de shipping, Marcos tem como objetivo a geração de eficiência operacional, previsibilidade e inteligência de mercado para empresas de navegação, terminais portuários, tradings e indústrias exportadoras. Também está à frente de projetos como o DatamarLab, que conecta tecnologia, logística e academia, e o DataSmart Shipping, conferência voltada à discussão de tendências e inovação no setor.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Fev 20, 2026 Demais

Design orgânico e 'terraços infinitos' ditam a náutica…

Fev 20, 2026 Demais

Virou uma tendência? Como viver em 20 m² se tornou uma…

Fev 20, 2026 Demais

"O Morro Dos Ventos Uivantes" atinge primeiro lugar nas…

Fev 20, 2026 Demais

Com título de campeã, Juliana Paes detalha preparo…

Fev 20, 2026 Demais

Elopement Wedding na Itália: celebração que virou…

Fev 20, 2026 Demais

O que muda com o alargamento da orla de Balneário…

Fev 20, 2026 Demais

4 dicas para construir ou reformar sua casa mesmo…

Fev 19, 2026 Demais

Musculação é a melhor aliada no emagrecimento com…

Fev 19, 2026 Demais

Para mulheres cansadas: 5 pequenos hábitos que…

Fev 19, 2026 Demais

Perdas invisíveis: como as redes de restaurantes estão…

Fev 19, 2026 Demais

Com o mercado pet no Brasil na liderança global,…

Fev 19, 2026 Demais

Do feed ao prato: como o movimento wellness pode…

Fev 19, 2026 Demais

O iceberg da informação

Fev 19, 2026 Demais

O refinamento do “condomínio-clube”: prédios…

Fev 19, 2026 Demais

Ter cidadania europeia pode facilitar negócios nos EUA?…

Fev 18, 2026 Demais

De onde vem o mal?

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version