SEGS Portal Nacional

Demais

Fogos de artifício e festejos de finais de ano podem causar estresse e ansiedade nos cães

  • Segunda, 08 Dezembro 2025 18:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: Pxhere

Dezembro e janeiro são meses em que as famílias aproveitam para viajar, reunir-se com familiares e celebrar festas. Esse período costuma ser marcado por música alta, grande movimentação de pessoas e uso de fogos de artifício, especialmente no Natal e no Ano Novo. “Essa combinação de fatores pode desencadear estresse e ansiedade em muitos cães, principalmente nos mais sensíveis aos ruídos altos e à mudança de rotina”, alerta a médica-veterinária Patricia Guimarães, Coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.

Além disso, muitas famílias optam por deixar os cães sozinhos em casa. Para animais mais sensíveis, a ausência do tutor somada aos ruídos intensos pode intensificar a ansiedade e, na tentativa de buscar abrigo, aumentar o risco de acidentes, como fugas, ferimentos, destruição de objetos ou quedas.

Quando a experiência é muito aversiva, o impacto emocional pode se prolongar, resultando em alterações de comportamento, maior reatividade a sons e dificuldade em recuperar o estado de calma. Em cães predispostos, episódios repetidos de medo intenso podem contribuir para o surgimento ou agravamento de quadros ansiosos, inclusive comportamentos associados à ansiedade de separação, já que o tutor é a principal referência de segurança para o animal.

O estresse e a ansiedade elevados podem se manifestar por sinais como tremores, vocalização excessiva, hiperatividade, postura curvada, rabo entre as patas, tentativas de fuga, agressividade reativa e até automutilação. Estas respostas estão relacionadas à sensibilidade auditiva dos cães, que percebem os sons em intensidades e frequências que muitas vezes passam desapercebidas pelos humanos. Por isso, os estouros de fogos e músicas muito altas, já incômodos para nós, podem ser ainda mais intensos e assustadores para eles.

“Algumas medidas podem reduzir significativamente os impactos negativos desse período intenso. O tutor pode preparar um local aconchegante e seguro para o animal, acostumá-lo a sons semelhantes aos de fogos, oferecer petiscos de forma estratégica, garantir passeios e brincadeiras para cansá-lo nos dias de maior barulho e sempre que possível, permanecer próximo durante a queima de fogos”, orienta Patricia.

Além dessas práticas, a indústria de saúde animal oferece soluções para ajudar no manejo do estresse e da ansiedade de cães em momentos de maior sensibilidade. Desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal, Zylkene® é um suplemento alimentar indicado para cães de todas as idades e tamanhos. Composto de proteína hidrolisada de leite, é uma alternativa de origem natural e não provoca sonolência ou sedação, deixando o cão sempre ativo e alerta.

“Além de outras medidas, o tutor pode administrar Zylkene® de um a sete dias de antecedência dos períodos de barulho mais intenso. Assim, é possível contribuir para que o cão enfrente a situação com mais equilíbrio emocional, sem interferir em sua personalidade ou rotina”, completa a veterinária. Zylkene® é mais uma das soluções da Vetoquinol que promovem o bem-estar e apoiar a saúde emocional dos cães.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 08, 2025 Demais

Os muitos benefícios do consumo da maçã

Dez 08, 2025 Demais

Como o ar-condicionado Samsung se diferencia de outros…

Dez 08, 2025 Demais

Cor do Ano da Pantone convida à serenidade numa dança…

Dez 08, 2025 Demais

Crossfit para idosos? Especialista esclarece benefícios…

Dez 08, 2025 Demais

Black Friday 2025 movimenta setor de entregas com…

Dez 08, 2025 Demais

Treinos curtos podem superar horas de academia: 20…

Dez 08, 2025 Demais

Atmosphere Home SPA surge conectado com o crescimento…

Dez 05, 2025 Demais

Samsung lança secadora com maior capacidade do mercado…

Dez 05, 2025 Demais

Reforma transforma apartamento alugado em lar moderno

Dez 05, 2025 Demais

Tramontina está entre as marcas mais prestigiadas do…

Dez 05, 2025 Demais

Corte Constitucional da Itália marca audiência para…

Dez 05, 2025 Demais

Condomínios clube transformam o conceito de morar bem

Dez 05, 2025 Demais

Natal sem drama: como lidar com encontros quando a…

Dez 05, 2025 Demais

5 lições para florescer novos propósitos de vida em 2026

Dez 05, 2025 Demais

Fraude do falso advogado: confira 6 dicas para se…

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version