Em São Roque, dupla poda da Vinícola Góes destaca Cabernet Franc e Pinot Noir na safra 2025
Vinícola paulista, Góes possui 52 hectares de uvas vitiviníferas. A produção de vinhos de inverno brasileiros já ultrapassa 1 milhão de garrafas por ano, segundo a Anprovin
A colheita de inverno, impulsionada pela técnica da dupla poda, transformou o cenário da vitivinicultura em regiões tropicais e subtropicais do Brasil. A prática consiste na realização de duas podas ao longo do ano, invertendo o ciclo da videira para que a maturação e colheita ocorram nos meses de outono e inverno, período de clima mais seco, alta insolação e grande amplitude térmica, condições ideais para uvas sadias e concentradas.
Segundo a Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), já são mais de 1,2 milhão de pés de uva plantados, com uma produção anual que ultrapassa 1 milhão de garrafas, resultado do trabalho de 48 vinícolas associadas em seis estados brasileiros. “A Vinícola Góes é uma das protagonistas desse movimento no estado de São Paulo, com safras consistentes e rótulos que refletem o potencial do terroir da região de São Roque”, comenta Claudio Góes, presidente da Vinícola Góes e da Anprovin.
A Vinícola Góes, localizada em São Roque, interior de São Paulo, é uma das pioneiras dessa técnica no Estado. Atualmente, conta com 52 hectares de uvas vitiviníferas conduzidas sob o sistema de dupla poda, destinadas exclusivamente à colheita de inverno. Para a safra 2025, a produção média estimada é de sete toneladas por hectare. “Destaque para duas castas que se sobressaem em maturação e potencial enológico neste ciclo: Cabernet Franc e Pinot Noir”, revela o enólogo Fábio Góes.
Com tecnologia de ponta na produção e vinhos de alta qualidade, a Vinícola Góes vem conquistando prêmios nacionais e internacionais, como International Wine Challenge (IWC) 2024 e cinco medalhas no Decanter World Wine Awards.
Enoturismo: Colheita ao luar
A Vinícola Góes se prepara para mais uma edição da Colheita ao Luar, marcada para os dias 25 e 26 de julho, e 01 e 02 de agosto. Mais do que uma celebração entre vinhedos, o evento marca o início da colheita de inverno.
A programação inclui visita ao parreiral com explicações detalhadas sobre a dupla poda, participação na colheita noturna, degustação de rótulos exclusivos elaborados com uvas da safra de inverno, além de jantar à luz de velas harmonizado com os vinhos da casa. A noite termina com um luau ao redor da fogueira, embalado por música ao vivo. Mais informações: https://www.vinicolagoes.com.br/colheita-ao-luar
Sobre a Vinícola Góes: A Vinícola Góes é uma empresa familiar, 100% brasileira, com sede na cidade de São Roque, estado de São Paulo, Brasil. Além dos vinhedos próprios e das modernas instalações de produção, processamento e envase de vinhos e bebidas, a empresa conta com um destacado Complexo Enoturístico, que integra o Roteiro do Vinho da cidade de São Roque. Na sede o paisagismo exuberante atrai o olhar e convida ao descanso. Em seu entorno há uma estrutura de lazer completa, com playground, lojas, cafés, Wine Bar e restaurantes. A equipe altamente capacitada conduz degustações, visitas aos parreirais, harmonizações e eventos especiais. O espaço enoturístico tem o privilégio de ser um dos melhores avaliados pelos visitantes, de acordo com o TripAdvisor. Para mais informações sobre os atrativos turísticos, visite as redes sociais da empresa no Facebook e Instagram (@vinicolagoes).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>