SEGS Portal Nacional

Demais

O refúgio dentro do banheiro: a valorização do bem-estar no banho

  • Segunda, 30 Junho 2025 18:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Henrique Araújo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Neste banheiro projetado pela arquiteta Isabella Nalon, banheira e box estão lado a lado e se evidenciam por estarem um nível acima do piso. Estar na banheira torna-se ainda mais especial com a luz delicada e suave oriunda do pendente escolhido | Projeto Isabella Nalon | Foto: Julia Herman

Com projetos que priorizam a satisfação dos moradores, a arquiteta Isabella Nalon resgata o banheiro como um espaço de introspecção, pausa e presença plena

 Em tempos de rotinas aceleradas, em que os dias se atropelam entre compromissos e notificações incessantes, o banho é dos poucos momentos de verdadeira pausa. Longe de ser apenas uma necessidade de higiene, esse ato cotidiano ganha contornos cerimoniais e um convite à introspecção, presença consciente e autocuidado.

É com esse olhar que a arquiteta Isabella Nalon tem elaborado projetos que resgatam o banho como uma experiência sensorial. Para ela, o ambiente do banheiro pode — e deve — acolher corpo e mente. “É ali que conseguimos, muitas vezes, o primeiro silêncio do dia. É um lugar que pode virar um refúgio, seja em banheiros pequenos ou mais amplos”, destaca.

Mas por que buscar boas sensações durante o banho?

 

O oásis desse banho concebido pela arquiteta Isabella Nalon está no ofurô posicionado no fundo do box | Fotos: Julia Herman

Buscar o bem-estar por meio do banho se trata de cuidar do corpo e da mente em uma interrupção essencial. Banhos de imersão em água morna (cerca de 40 °C, por aproximadamente 10 a 20 minutos), por exemplo, têm demonstrado eficácia significativa na redução de estresse, fadiga, dores musculares e sintomas de ansiedade.

Além disso, para a qualidade do sono, tomar um banho quente à noite regula o ritmo circadiano e favorece a produção de melatonina, resultando em noites mais tranquilas. “Embora para muitos a banheira esteja associada a um banheiro grande, gosto sempre de reafirmar que esses benefícios podem ser acessados por todos. A questão está em alinhar expectativas em soluções reais”, diz a profissional.

A tradição milenar do ofurô

 

A temperatura cai e os banhos quentes se tornam ainda mais desejados. Nesse banheiro, a arquiteta Isabella Nalon instalou um ofurô que faz do banho um protocolo de felicidade | Fotos: Julia Herman

Símbolo de contemplação e serenidade, o ofurô é um exemplo claro de como o banho pode ultrapassar a função prática. Com raízes milenares na tradição japonesa, ele surgiu como um ritual de purificação espiritual e física. Profundo e feito tradicionalmente de madeira – atualmente com o interior em fibra, considerado mais higiênico – o ofurô não serve para lavar, mas para mergulhar (literalmente) em um estado de relaxamento total.

“Mesmo em projetos compactos, o ofurô pode ser o protagonista”, explica Isabella. Em um banheiro que realizou recentemente, ela conta que realizou um estudo para avaliar as medidas do local disponível, a área de acesso para a limpeza das laterais da madeira, ponto para escoamento de água e espaço confortável para que o morador possa entrar e sair da imersão. “Na parte técnica, sempre conto com a atuação de um profissional especializado”.

 

Ao lado da box, a arquiteta Isabella Nalon esclarece que a prática se consiste, primeiramente, nobanho de chuveiro, para a limpeza corporal, e depois o mergulho no ofurô | Foto: Divulgação

Os benefícios do ofurô envolvem alívio muscular, melhora da circulação, regulação da pressão arterial e estímulo à desintoxicação natural do organismo. O sono, frequentemente prejudicado pelo ritmo moderno, também encontra aliado nesse banho profundo e silencioso.

Um convite à pausa

 

No projeto de uma residência que realizou para um casal, na suíte a arquiteta Isabella Nalon considerou um espaço de destaque para a banheira com torneira de piso e o box com chuveiro de teto | Fotos: Julia Herman

“Em um clima de spa, o banheiro é mais do que um lugar de passagem. Quando consideramos uma banheira próxima à ducha, reafirmamos que o cuidado com o corpo também merece tempo e intenção”, sintetiza.

Da mesma forma que o ofurô, a arquiteta indica que a colocação de uma banheira demanda uma avaliação prévia para a realização da infraestrutura – ainda mais em um modelo freestanding, como utilizada no projeto acima, em que sua posição está descentralizada da parede. “Nesse caso, a entrada da água também acontece pelo piso”, detalha. O processo é semelhante para o chuveiro de teto. “Quando não trabalhamos com o sistema usual, que seria a prumada que passa pela parede, precisamos passar a tubulação por dentro do forro”, especifica.

Sobre a arquiteta Isabella Nalon

Com uma carreira sólida e experiência proveniente de mais de 25 anos de trabalho, Isabella Nalon percorreu uma trajetória de muitos estudos e pesquisas na área de Arquitetura e Decoração. Iniciou sua carreira atuando como arquiteta na Alemanha e, em 1998, inaugurou seu escritório em São Paulo. Se especializou em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de decoração de interiores.

Possui uma visão plural e ampla de diferentes culturas e públicos, o que se tornou um diferencial em seu percurso profissional. Cada projeto desenvolvido pelo escritório é único, com muita harmonia, elegância e criatividade. Frequentemente, tem obras reconhecidas e publicadas por renomados portais e revistas de arquitetura e decoração, consolidando o escritório na lista dos mais importantes da capital paulista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version