SEGS Portal Nacional

Demais

Aproveite o melhor da safra de junho com mais sabor e menos desperdício

  • Segunda, 16 Junho 2025 18:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Bordin
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Safra de Junho - Marca Jasmine - Divulgação

Com menos ingredientes é possível reduzir os danos ambientais e elevar o sabor das receitas caseiras. Confira!

Com o inverno chegando, junho traz uma safra cheia de ingredientes saborosos e versáteis, que combinam sabor intenso, versatilidade e ótimo custo-benefício, são exemplos, couve, batata-doce, espinafre, laranja e mais.

Trabalhar com ingredientes da safra é uma escolha inteligente e estratégica, tanto para o sabor final quanto para o controle de custos. Além disso, muitos desses itens são ótimos candidatos ao reaproveitamento — como cascas, talos, folhas e partes menos nobres dos alimentos — contribuindo para uma cozinha mais sustentável e criativa.

Pensando em simplificar a rotina do consumidor Jasmine ensina como inovar na cozinha com poucos recursos. As dicas são recomendadas pela nutricionista da marca, Karla Maciel. Confira!

Cascas, talos e folhas ganham espaço nas receitas

- Cascas de cebola, alho e cenoura: agregam cor e sabor aos caldos, especialmente os escuros, como o “fond brun”.
- Talos de salsinha, coentro, espinafre e outras ervas: concentrados em sabor, podem compor caldos verdes ou ser triturados em molhos como pesto ou “chimichurri”.
- Folhas de cenoura, beterraba ou brócolis: podem ser usadas em molhos, sopas e refogados, contribuindo com sabor e nutrientes.

Importante ressaltar que as cascas devem estar limpas e livres de pesticidas, preferencialmente de produtos orgânicos.

“Talos de beterraba, couve e brócolis ficam ótimos refogados com alho e cebola e podem virar recheio de torta, omelete ou patê. Já cascas de frutas como banana, maçã e abacaxi podem ser transformadas em compotas, geleias ou usadas no preparo de bolos e chás aromáticos, contribuindo com doçura natural e propriedades antioxidantes”, explica a nutricionista.

Outra opção interessante do ponto de vista nutricional é assar frutas como maçã, banana e pera com canela, por exemplo, ideais para os dias mais frios.

Aparas de legumes e vegetais danificados

Partes que não estão esteticamente perfeitas (amassadas, com pedaços escuros removíveis) ainda mantêm o sabor e podem ser utilizadas, são exemplos:

- Miolos de pimentão, pontas de abobrinha e berinjela: ótimos para enriquecer caldos de legumes.
- Tomates maduros: são ideais para molhos, pois concentram mais sabor e têm acidez equilibrada.

Carcaças, ossos e aparas de carne

Na gastronomia clássica, esses elementos são fundamentais para caldos estruturados:

- Carcaças de frango, ossos bovinos e suínos: ricos em colágeno, conferem textura a caldos (como o “fonds” francês).
- Pele e cartilagens: aumentam a gelatinização natural, importante em molhos reduzidos como demi-glace.

Esses itens devem ser tostados previamente se o objetivo for um caldo escuro e encorpado.

Espinhas e cabeças de peixe

Ideais para “fumets” (caldos de peixe), são rapidamente extraídas em infusão para não amargar. Devem ser frescos e bem limpos, pois são delicados e sensíveis à deterioração.

Pães amanhecidos

Embora menos óbvios, os pães podem ser incorporados a molhos, por isso, não jogue fora o alimento, mas, reaproveite-o de forma criativa em suas receitas. Inspire-se!

- Os pães podem ser usados para dar cremosidade em molhos mediterrâneos, como o romesco ou em espessantes para sopas e cremes.
- Quando tostados, também podem ser transformados em “croutons”, usados como guarnição.

Queijos e cascas de parmesão

As cascas do parmesão, que normalmente são descartadas, podem ser cozidas lentamente em caldos ou molhos para liberar um sabor intenso. Ideal para risotos, caldos de legumes ou molhos brancos.

Água de cozimento

A água usada para cozinhar vegetais, grãos ou massas concentra nutrientes e sabor. Pode ser utilizada como base líquida para caldos, sopas ou até para ajustar a textura de molhos.

“Combinando esses elementos entre si, cria-se uma culinária sustentável, saborosa e repleta de valor nutricional”, conclui.

Quer mais saúde e menos desperdício no dia a dia? Conheça os produtos Jasmine, cheios de sabor e livres de excessos. Acesse www.loja.jasminealimentos.com e saiba mais!

Sobre a Jasmine Alimentos

Com 35 anos de história, Jasmine Alimentos é pioneira na fabricação de produtos saudáveis, sendo a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Na categoria, a marca apresenta linha premium low carb incluindo a surpreendente variação salgada, além de granolas mini em porções individuais com proposta on-the-go.

Seu portfólio premiado nacionalmente é clean label, isto é, livre de excessos e sem a lupa frontal nas embalagens, além de versátil e inclusivo com opções integrais, orgânicas, zero açúcar, sem glúten e sem lactose.

A marca atua com carbono neutro por compensação e mantém parcerias para a coleta de 100% dos resíduos gerados. Desde 2022, pertence à M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 21 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Em novembro de 2021, realizou a aquisição da marca FIT FOOD, primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Com a aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Dez 03, 2025 Demais

Os sabores pelo mundo: o que diferentes países comem…

Dez 03, 2025 Demais

Como lidar com conflitos familiares no Natal? Terapeuta…

Dez 03, 2025 Demais

Closets sob ameaça: como o mofo virou pauta no alto…

Dez 03, 2025 Demais

Adolescentes devem fazer musculação? A ciência diz que…

Dez 03, 2025 Demais

Energia limpa abastece 88% das unidades do Sabin

Dez 03, 2025 Demais

O-I Glass lidera a revolução da embalagem que une…

Dez 03, 2025 Demais

12 livros para presentear nas festas natalinas

Dez 03, 2025 Demais

5 lições para quem deseja fortalecer a espiritualidade…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version