Festas Juninas: saiba como garantir uma diversão saudável para as crianças
O médico pediatra Antonio Carlos Turner alerta para os cuidados com a alimentação, saúde auditiva e com os riscos de queimaduras
Com a proximidade das Festas Juninas, é tempo de alegria, brincadeiras e comidas típicas! No entanto, o médico pediatra e diretor técnico da rede clínicas Total Kids, Antonio Carlos Turner, faz um alerta importante: é preciso ficar atento a segurança das crianças para que a diversão seja completa e sem imprevistos. Os cuidados estão relacionados, principalmente, à saúde auditiva, alimentação e risco de queimaduras.
Sobre o barulho excessivo, Turner pede que mães, pais e responsáveis considerem colocar protetores auriculares nos pequenos:
“As festas juninas costumam ter muita música e fogos de artifício, que podem gerar ruídos intensos. O sistema auditivo das crianças é mais sensível e pode ser prejudicado por volumes muito altos. Sugiro que se prefira locais com som mais ameno e, se a festa for muito barulhenta, considere o uso de protetores auriculares infantis para as crianças, especialmente bebês”.
Os cuidados com a alimentação dos pequenos também devem ser prioridade.
“As comidas típicas são uma delícia, mas é preciso ter atenção. É preciso oferecer alimentos frescos e de procedência confiável, além de evitar excesso de doces e frituras, que podem causar desconforto gastrointestinal. Outra dica importante é levar sempre opções saudáveis para as crianças, como frutas e água, para garantir a hidratação. Antes de comer, tanto as crianças quanto os adultos devem lavar as mãos”, frisa o diretor técnico da rede de clínicas Total Kids.
O médico pediatra Antono Carlos Turner chama a atenção para o perigo dos fogos de artifícios, que podem causar queimaduras.
“Atenção redobrada com fogos de artifício e fogueiras. As queimaduras podem ser graves e deixar sequelas. É fundamental supervisionar constantemente os pequenos para que não se aproximem desses perigos. Fagulhas de fogueiras também representam risco de queimaduras e incêndios”, observa.
Deve-se ter atenção também às roupas que as crianças vão usar durantes as Festas Juninas.
“Na hora de escolher a roupa os pequenos, opte por tecidos confortáveis, leves e, principalmente, não inflamáveis. Vestidos rodados ou tecidos sintéticos podem pegar fogo com facilidade ao se aproximar de fogueiras ou fogos. Prefira roupas de algodão que permitam a livre movimentação e evitem superaquecimento”, diz Antonio Carlos Turner, que complementa: “Em festas com muita gente, é fácil uma criança se perder. Coloque uma pulseirinha de identificação com o nome e telefone dos responsáveis. Ensine-a a procurar por alguém de confiança, como um policial ou segurança, caso se perca”.
Com essas dicas, a Festa Junina seja um momento de pura alegria e segurança para toda a família!
Antonio Carlos Turner
Médico pediatra e Coordenador da Rede de Clínicas Totalkids
CRM 52-46851-4
RQE 49635.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>