SEGS Portal Nacional

Demais

Educação técnica pode reduzir número de jovens “nem-nem”

  • Quarta, 28 Mai 2025 18:13
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziela Lindner
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

A geração “nem-nem” (não estuda nem trabalha) é uma preocupação mundial. Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que, globalmente, 20,4% dos jovens não estudam, não trabalham e não estão em programas de qualificação profissional. Na América Latina, o percentual era de 19,6% em 2023.

No Brasil, ainda que a taxa tenha caído para 21,2%, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2024 divulgada pelo IBGE, o país se mantém à frente da Argentina, Chile e Bolívia em número de pessoas entre 15 e 29 anos fora da escola e do mercado de trabalho.

Para o professor Jeferson Marcelo da Silva, coordenador da Escola Técnica Tupy – instituição do ecossistema UniSociesc -, um dos caminhos para reverter esse cenário é investir na capacitação técnica. “Os cursos técnicos são focados em habilidades práticas que atendem às demandas do mercado. Além disso, têm alta empregabilidade. Esse combo é perfeito para reduzir o percentual de jovens ‘nem-nem’.”

Mestre em Engenharia Mecânica, pós-graduado em Pedagogia Gestora e formado em Administração com Ênfase em Negócios, Jeferson afirma que a permanência de jovens fora do sistema educacional e do mercado de trabalho compromete a qualificação e prejudica a inserção desse público em empregos qualificados e bem remunerados.

“A geração ‘nem-nem’ escancara um ciclo vicioso de exclusão social e econômica. Com um problema social, precisa ser discutido e resolvido”, comenta o professor, que também coordena as áreas de Engenharia, Arquitetura e Tecnologias da Informação da UniSociesc.

Causas da geração “nem-nem”

Diversos fatores contribuem para a permanência de jovens na condição “nem-nem”. Entre as principais causas apontadas por especialistas estão a dificuldade de acesso à educação de qualidade, gravidez precoce e desinteresse pelo trabalho formal.

“A falta de oportunidades de qualificação e a dificuldade de inserção no mercado formal dificultam a saída dos jovens dessa situação, por isso, é importante também que as escolas estejam atentas às transformações do mundo do trabalho para oferecer a esse público uma educação alinhada às demandas e aos interesses atuais”, continua Jeferson Marcelo da Silva.

Problema global

A expressão “jovens nem-nem” começou na Espanha, como “ni-ni”. Em inglês, ficou conhecida como “NEET” (Not currently Engaged in Education or Training) e passou a ser utilizada como referência aos jovens que nem estudam nem trabalham.

A saída para reverter esse fenômeno, reforçar o coordenador da ETT, professor Jeferson Marcelo da Silva, passa pela educação e pelo protagonismo dos jovens no processo de aprendizagem. “A educação e o mundo do trabalho vivem uma profunda transformação com o uso cada vez maior da tecnologia e da inovação. Para atrair a atenção e o interesse dos jovens, o país precisa oferecer formação de qualidade.”


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version