SEGS Portal Nacional

Demais

Mármore Paraná: a pedra natural genuinamente brasileira reproduzida no porcelanato pela Roca Cerámica

  • Quarta, 14 Mai 2025 18:08
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alexandre Agassi
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Exibindo seus veios dourados e cinzas, o porcelanato da série Mármore Paraná, da Roca Cerámica, reproduz fidedignamente a rocha natural em dois acabamentos: o polido, realçando seu brilho característico, e o mate, que confere um aspecto mais fosco | Fotos: Divulgação Roca Cerámica

Rocha sinônimo de elegância atemporal e aclamada internacionalmente, na versão tecnológica a Roca Cerámica entrega resistência, opções de acabamentos e Superformatos para a execução em diversas finalidades nos projetos de arquitetura

O Mármore Paraná é, sem dúvida, uma das pedras mais consideradas e especificadas nos projetos de arquitetura e interiores. Trata-se de um clássico que não tem como errar: com seu fundo claro e veios suaves em tons dourados ou acinzentados, sua composição promove uma estética serena e sofisticada que equilibra modernidade e tradição.

Originário do estado que lhe dá o nome, inicialmente era extraído de jazidas na região metropolitana de Curitiba. “O Mármore Paraná foi adotado como ícone de uma identidade arquitetônica nacional, valorizando o uso de um material genuinamente brasileiro”, afirma Carlos Bianco, arquiteto e responsável pelo showroom da Roca Cerámica – marca pertencente ao Grupo LAMOSA no Brasil. Segundo ele, além do forte apelo estético, a pedra carrega uma importância histórica na consolidação da arquitetura brasileira, sendo amplamente usada também no exterior.

Fidelidade estética e inovação tecnológica

Com sua expertise em design e alta tecnologia, a Roca Cerámica se destaca pelas reproduções surpreendentemente fiéis da pedra natural expressa na Série Mármore Paraná. A precisão do porcelanato ainda carrega a excelência da qualidade e uma estampa que, após a instalação, torna complicadíssima a vida de quem quer adivinhar: trata-se de um produto industrializado ou uma rocha natural?

Como e onde usar?

 

Além do emprego em pisos e paredes, por meio dos Superformatos a Roca Cerámica possibilita que a série Mármore Paraná se destaque em projetos de movelaria, como a ampla mesa e a composição do painel nesse ambiente. Disponível as dimensões 120 x 120 cm, 120 x 250 cm e 160 x 160 cm | Fotos: Divulgação Roca Cerámica

Ideal para áreas sociais, halls, banheiros, cozinhas e até ambientes comerciais, o porcelanato Mármore Paraná é resistente, impermeável e altamente durável em aplicações de pisos, paredes, bancadas e também em projetos de movelaria. “Esses usos superam os da rocha natural graças à maior resistência e à baixa absorção de água, o que torna o revestimento da Roca Cerámica ideal até mesmo para áreas úmidas, molhadas e de alto tráfego”, explica o arquiteto.

Vantagens do porcelanato

 

Com a facilidade dos SuperFormatos e a instalação com juntas secas de 1 mm, a Série Mármore Paraná admite paginações contínuas e uniformes, conferindo um visual sofisticado aos projetos de arquitetura | Fotos: Divulgação Roca Cerámica

Pioneira na produção dos SuperFormatos, a Roca Cerámica desenvolveu três versões do porcelanato Mármore Paraná, cada uma pensada para diferentes necessidades de projeto:

• 120 x 250 cm: ideal para revestir paredes do chão ao teto em casas com pé-direito padrão;

• 120 x 120 cm: formato versátil que se adapta tanto a espaços amplos quanto compactos;

• 160 x 160 cm: indicado para quem busca integração visual entre pisos, paredes e bancadas.

“Com os avanços tecnológicos, foi possível reeditar fielmente toda a sofisticação do Mármore Paraná em porcelanato. Os veios naturais, o acabamento e a durabilidade do produto da Roca Cerámica reforçam a sensação de autenticidade”, destaca Carlos. Além da estética, o material se sobressai pela resistência aos impactos mecânicos, manchas, variações térmicas e umidade.

Solução sustentável e segura

 

Quando combinado com a madeira natural, o Mármore Paraná concebe ambientes leves e elegantes | Fotos: Divulgação Roca Cerámica

Num contexto de preservação ambiental, o porcelanato é, sem dúvidas, uma alternativa consciente quanto ao uso da pedra natural, que um dia será finita devido sua extração. Mas a pegada sustentável não fica somente nesse quesito, pois a produção da Roca Cerámica acompanha diversos requisitos e certificações, como a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), que selam o compromisso do Grupo LAMOSA no Brasil para com o meio ambiente.

Ademais, a Série Mármore Paraná também incorpora a tecnologia BioSafe — um aditivo com nanopartículas de prata que elimina 99% de vírus e bactérias em até 15 minutos. A solução agrega mais segurança e higiene em espaços como cozinhas, banheiros e áreas comerciais com grande circulação.

Sobre o Grupo LAMOSA no Brasil

O Grupo LAMOSA no Brasil, à frente das marcas de revestimentos Roca Cerámica e Incepa, pertence ao Grupo LAMOSA, empresa mexicana de atuação mundial na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Com a aquisição, em 2021, passou a integrar uma história de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com 33 centros de produção distribuídos em 9 países nas Américas e na Europa. Soma-se também a força do Grupo, que ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 280 milhões de m².

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA do Grupo LAMOSA no Brasil e a consolida com a robustez de empresa global reconhecida como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo.

O constante investimento em tecnologia a permite entregar um robusto portfólio que segue as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica. Marcada por seu pioneirismo e uma visão que projeta o futuro, em 2016 tornou-se a primeira empresa das Américas a adquirir sua primeira supercompactadora Contínua+.

Somada ao conhecimento do seu time de desenvolvimento, em 2018 abriu o mercado de Superformatos com revestimentos nas dimensões de 120 x 120 cm e, a partir de 2020, com os tamanhos 100 x 200 cm e 120 x 250 cm, prosseguiu com sua verdadeira revolução na indústria cerâmica e nos mercados da arquitetura, construção e movelaria.

Em 2022, saiu à frente mais um marco histórico: a compra de sua segunda supercompactadora, alcançando o status de única empresa das Américas com o segundo equipamento. Esse olhar precursor permitiu ampliar as linhas de Superformatos com as medidas de 160 x 160 cm e 160 x 320 cm.

Sustentabilidade: seu compromisso com o meio ambiente segue alinhado com os processos produtivos. No último ano, além de redução de 17% no consumo total de energia elétrica, adotou o Protocolo de GHG (Greenhouse Gas Protocol), padrão globalmente reconhecido para medir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), com o objetivo de melhorar a precisão e a credibilidade dos dados ambientais relacionados a emissões atmosféricas. E mais: 92,5% dos resíduos gerados nas fábricas foram destinados para fins nobres, como reuso ou reciclagem; os 7,5% restantes foram enviados para aterros sanitários ou incineração. Também foram coletadas e destinadas 45 toneladas de resíduos orgânicos que equivalem a uma economia de mais de 300 viagens entre São Paulo e Rio de Janeiro em emissões de CO₂. A biomassa, combustível renovável, mais limpo e eficiente, e que ainda reaproveita resíduos de indústrias de madeira, responde por 17% da matriz energética.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a empresa possui um Plano de Logística Reversa, que mensura a quantidade de embalagens faturadas por Estado no Brasil e, no último ano, realizou a compensação de 30% desse volume por meio de créditos de reciclagem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version