SEGS Portal Nacional

Demais

Menos álcool, mais energia: como a Geração Z está transformando o mercado de bebidas

  • Segunda, 28 Abril 2025 18:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Glinka
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

55% dos brasileiros da Geração Z não consomem bebidas alcoólicas; Entre os que ainda consomem, 43% disseram querer reduzir essa ingestão

A Geração Z, composta por jovens nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010, está redefinindo os hábitos de consumo de bebidas. Diferente das gerações anteriores, o grupo vem adotando um estilo de vida mais equilibrado, motivado por preocupações com a saúde, bem-estar e autocontrole.​ Entre as mudanças está a redução, ou até a eliminação, do álcool.

Segundo levantamento da consultoria MindMiners, 55% dos brasileiros da Geração Z não consomem bebidas alcoólicas, como cerveja e vinho. Entre os que ainda consomem, 43% disseram querer reduzir essa ingestão. A tendência tem até nome: sober curious — algo como “curioso pela sobriedade”. No lugar das longas noites na balada, entram exercícios físicos, caminhadas no parque e rotinas mais saudáveis.

De olho nesse novo comportamento, marcas do setor de alimentação e bebidas vêm adaptando seus cardápios para atender aos desejos de um público que quer sabor e energia, mas sem excessos. A Go Coffee, rede de cafés especiais presente em todas as capitais brasileiras, apostou na tendência com o lançamento do Go Fresh, uma linha de bebidas geladas feitas com café verde e frutas.

“A gente percebeu que parte do nosso público buscava opções diferentes, com sabores mais leves e refrescantes. O Go Fresh nasceu dessa escuta. Uma alternativa que entrega energia, mas com leveza e identidade própria, conectando-se ao estilo de vida de quem busca mais equilíbrio”, explica Elói Ferreira, sócio fundador e desenvolvedor de produtos da Go Coffee.

Esse movimento comportamental já se reflete nos números. O consumo de bebidas zero álcool no Brasil cresceu de 133 milhões de litros em 2018 para 752 milhões em 2024, com projeções de alcançar 1,18 bilhão de litros até 2026, segundo dados da Euromonitor International. “Mais do que uma fase, o sober curious tende a se consolidar como o novo normal entre as próximas gerações. As marcas que souberem acompanhar esse caminho têm tudo para sair na frente”, complementa Elói.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Dez 03, 2025 Demais

Os sabores pelo mundo: o que diferentes países comem…

Dez 03, 2025 Demais

Como lidar com conflitos familiares no Natal? Terapeuta…

Dez 03, 2025 Demais

Closets sob ameaça: como o mofo virou pauta no alto…

Dez 03, 2025 Demais

Adolescentes devem fazer musculação? A ciência diz que…

Dez 03, 2025 Demais

Energia limpa abastece 88% das unidades do Sabin

Dez 03, 2025 Demais

O-I Glass lidera a revolução da embalagem que une…

Dez 03, 2025 Demais

12 livros para presentear nas festas natalinas

Dez 03, 2025 Demais

5 lições para quem deseja fortalecer a espiritualidade…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version