Morreu nesta sexta-feira (25), o maestro e Cravista Roberto de Regina aos 98 anos, de causas naturais
Carioca, Roberto de Regina (1927-2025) difundiu a música barroca e os grandes compositores como Bach, François Couperin, Rameau entre outros, em todo o País.
O idealizador da série Música no Museu, Sérgio da Costa e Silva lamenta a perda do amigo, que tocou diversas vezes no Música no Museu, inclusive seu último concerto público de despedida dos palcos brasileiros foi na ABL em 2022, para celebrar o bicentenário da Independência do Brasil.
O memorável concerto, que reuniu 200 pessoas, começou com uma peça do organista, alaudista e compositor alemão Conrad Paumann, do início do Renascimento. Depois seguiu com músicas de Johann Sebastian Bach e de Domenico Scarlatti.
Na ocasião, ele presenteou os Acadêmicos com a sua biografia Roberto de Regina Vida e Obra ou Memórias de Um Sargento de Milícias.
Em entrevista para Agência Brasil, publicada no dia 3/9/22, ele relata sobre o sonho de tocar na Academia.
“Foi um acontecimento para mim, realmente. Eu desde jovenzinho tinha um sonho de tocar na Academia e por coincidência o empresário que marcou o concerto, era para a Academia. Fiquei muito feliz”, contou emocionado em entrevista à Agência Brasil.
O maestro recebeu títulos de Doutor Honoris Causas em 2023, da Academia Brasileira de Belas Artes.
Em 2024 Roberto Regina recebeu o Prêmio Cultura da Arquidiocese na categoria Música E em 2025, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
"Uma grande perda para a música antiga e o barroco", afirma Sérgio da Costa e Silva, diretor do Música no Museu.
Vídeo - Ícone do cravo Roberto de Regina se despede dos palcos | Partituras – TV Brasil - 2022
O programa Partituras traz para a tela da TV Brasil o imortal do cravo brasileiro, Roberto de Regina. Aos 95 anos de idade, Roberto de Regina, que foi responsável pela construção do primeiro cravo brasileiro, bem como pela gravação do primeiro álbum do país dedicado ao instrumento, despede-se dos palcos neste concerto, gravado em 1º de setembro de 2022.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>