SEGS Portal Nacional

Demais

Dia do Tannat: confira três indicações de vinhos feitas com a uva símbolo do Uruguai

  • Terça, 15 Abril 2025 18:53
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruno Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Divulgação

Sommelière da Wine comenta sobre as características dos tintos produzidos com a uva e indica diferentes versões de vinhos para degustar

No dia 14 de abril, comemora-se o Dia da Tannat, uva tinta mundialmente como uma das castas com maior carga tânica, uma variedade mais robusta com taninos altos e poderosos, grande concentração frutada e uma acidez marcante, características, inclusive, que dão à Tannat um bom potencial de envelhecimento. A uva tem origem na região de Madiran, no sudoeste da França, mas é no Uruguai que ela se destaca, tornando o país referência mundial no seu cultivo.

A Tannat é uma uva que tende a se beneficiar do amadurecimento em barricas de carvalho, onde seus taninos, geralmente mais duros, são amaciados, moderando sua adstringência. Outra forma de amaciar os taninos da Tannat, é realizar um corte com outras uvas, como Merlot e Cabernet Sauvignon.

Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, explica porque esta variedade de uva se tornou símbolo do Uruguai: “Na França, seu lugar de origem, a Tannat tem um perfil mais tânico e duro, geralmente usada em cortes, dificilmente como varietal (uma só uva), e precisa de anos para amaciar. Já no Uruguai, a produção ao longo de mais de 150 anos de cultivo desta uva resultou em diversos aprimoramentos para gerenciar seu alto nível de tanino, como macerações mais suaves e uma vinificação mais sensível, o que proporcionou aos produtores uruguaios uma maior leque de estilos de produção, como Tannats mais jovens e despojados, prontos para o consumo logo após sua vinificação, sem a necessidade do uso de barricas.”

No país, é possível encontrar vinhos mais poderosos, elegantes e com estrutura mais robusta que se beneficia do amadurecimento em barricas e envelhecimento em garrafa, até perfis mais jovens com foco nos sabores frutados e no seu frescor, assim como rosés e espumantes elaborados com a Tannat, mostrando a versatilidade e diversas faces da uva.

Para aproveitar o dia da Tannat, confira indicações de rótulos feitas pela sommelière.

Um Tannat uruguaio com perfil moderno

Pueblo del Sol Ultra Tannat 2022 é um exemplar elaborado pela vinícola uruguaia Pueblo del Sol com uvas provenientes de vinhedos situados em Juanicó, Canelones.

Este exemplar é um bom exemplo dos Tannats uruguaios, vinhos com muita fruta e taninos bem perceptíveis, em uma versão moderna, descomplicada e suculenta. O cuidado para a produção deste vinho começa nas vinhas de baixo rendimento, ou seja, uvas com maior concentração de nutrientes e qualidade superior. A seleção das uvas também passa por um cuidado especial: feita uma a uma para alcançar alto padrão e manter um caráter único. Apenas 10% do vinho passa por barrica em um período entre 12 a 18 meses, o restante em tanques de aço inox, justamente para arredondar os taninos e manter a máxima expressão da uva e do seu terroir em um vinho frutado, fresco e tânico.

Um Tannat Argentino

Outro país latino-americano em que os vinhos com Tannat possuem boa expressão é a Argentina. Chac Chac Reserva Tannat 2020, por exemplo, é um exemplar que entrega intensidade, maciez e grandiosa concentração frutada.

Elaborado pela renomada vinícola argentina Viña Las Perdices com vinhedos situados em Mendoza, aos pés da imponente Cordilheira dos Andes, Chac Chac Reserva Tannat amadureceu por 1 ano em barris de 2º uso de carvalho 50% Francês e 50% Americano para amaciar seus taninos e agregar maior estrutura e complexidade. Este rótulo entrega potência e muita elegância, marcantes aromas e sabores e longa e saborosa persistência, tornando-o perfeito para dias mais frios, acompanhando pratos mais estruturados.

Um Tannat brasileiro

Influenciado pelo vizinho de fronteira, o Brasil é um país onde crescem a sofisticação e o conhecimento sobre viticultura e qualidade de vinhos tintos. Por isso, há também bons Tannats brasileiros. Elaborado pela vinícola Entre Dois Mundos, uma parceria Miolo e Grupo Wine, Kaipu Tannat 2023 tem uvas provenientes da Campanha Central/RS, região onde a Tannat tem ganhado grande destaque. Este exemplar é um Tannat com perfil jovem, fresco, intenso e descomplicado com breve passagem por carvalho francês para arredondar a bebida e agregar complexidade. Na boca, tem taninos polidos e bom volume, destacando-se pelo frescor de sua acidez vibrante e excelente integração da fruta com a madeira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Dez 03, 2025 Demais

Os sabores pelo mundo: o que diferentes países comem…

Dez 03, 2025 Demais

Como lidar com conflitos familiares no Natal? Terapeuta…

Dez 03, 2025 Demais

Closets sob ameaça: como o mofo virou pauta no alto…

Dez 03, 2025 Demais

Adolescentes devem fazer musculação? A ciência diz que…

Dez 03, 2025 Demais

Energia limpa abastece 88% das unidades do Sabin

Dez 03, 2025 Demais

O-I Glass lidera a revolução da embalagem que une…

Dez 03, 2025 Demais

12 livros para presentear nas festas natalinas

Dez 03, 2025 Demais

5 lições para quem deseja fortalecer a espiritualidade…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version