SEGS Portal Nacional

Demais

Adolescência: veja outros 12 filmes e séries para discutir sobre bullying

  • Quarta, 02 Abril 2025 18:11
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Nogueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Elogiada produção da Netflix está repercutindo entre pais e responsáveis por abordar temas atuais sobre relações intergeracionais e o perigo da exposição dos jovens na internet

“Adolescência”, série de quatro episódios que estreou na Netflix em 13 de março, está fazendo sucesso no streaming e repercutindo entre pais e responsáveis por crianças e adolescentes em idade escolar. A produção tem sido bastante elogiada pela crítica especializada, além de chamar atenção do público para os perigos – nem sempre percebidos – da exposição sem filtro das novas gerações à internet e comunidades online.

Segundo Stephen Graham – um dos criadores da série e ator que dá vida ao pai do protagonista - a trama foi inspirada em casos reais de violência em escolas na Inglaterra, e que têm se tornado comuns em diversos países. Logo de cara, “Adolescência” mostra uma família comum sendo surpreendida e tendo a casa invadida pela polícia, que está à procura de Jamie (Owen Cooper), um adolescente de 13 anos acusado de matar uma colega de classe.

A partir daí, a série foca na investigação dos motivos do crime, além de mostrar como o acontecimento impacta a vida dos envolvidos: os pais que acreditavam que o filho era um “bom menino”, a polícia, a psicóloga do garoto e a comunidade escolar em luto e chocada pela tragédia.

DO QUE TRATA A SÉRIE?

Consequências do bullying: “Adolescência” explora tanto o bullying presencial quanto o virtual, destacando seus impactos emocionais e sociais nos adolescentes. A série evidencia como a violência psicológica pode se perpetuar por meio das redes sociais, tornando-se um problema contínuo e devastador que extrapola o ambiente escolar.

Na opinião da diretora pedagógica do Brazilian International School (BIS), de São Paulo, Audrey Taguti, o bullying não é apenas um conflito entre crianças ou adolescentes, mas um reflexo de padrões culturais que historicamente normalizam a agressividade como ferramenta de status e pertencimento.

“Quando isso se transfere para o ambiente digital, o dano psicológico se intensifica, pois a exposição é permanente e 24 horas por dia. Por isso, as escolas precisam avançar na formação de alunos como agentes ativos na construção de um ambiente seguro, e não apenas reagir quando o problema já está instalado", opina a educadora.

Influência digital: a trama aborda como determinados influenciadores e comunidades online que podem reforçar comportamentos misóginos e violentos entre os jovens, destacando conceitos como os "Incels" e a radicalização de meninos expostos a discursos de ódio na internet.

Na visão da psicóloga, pedagoga e gestora da Escola Internacional de Alphaville, de Barueri, Ana Cláudia Favano, as redes sociais têm sido um terreno fértil para a propagação de ideias e comportamentos violentos entre adolescentes.

“A questão que vale discussão não é apenas sobre o conteúdo acessado, mas a ausência de referências saudáveis que possam contrabalançar essas influências. Precisamos ensinar os jovens a fazer uma leitura crítica do que consomem digitalmente e a entender como essas narrativas moldam sua visão de mundo e suas relações interpessoais", opina.

Falta de comunicação entre gerações: a narrativa mostra ainda a dificuldade de diálogo entre pais, professores e adolescentes, evidenciando o abismo geracional que impede a compreensão mútua. A série sugere que essa desconexão pode contribuir para o isolamento dos jovens e o agravamento de problemas como ansiedade, depressão e violência.

A diretora geral da Escola Bilíngue Aubrick, Fatima Lopes, lembra que o distanciamento entre adolescentes e adultos não é um fenômeno novo, e foi visto pelas gerações anteriores que nos precederam.

“O que temos visto é que a tecnologia aprofundou essa desconexão ao criar um universo paralelo de linguagem e códigos inacessíveis para os pais e educadores. Não basta dizer que ‘os jovens não conversam mais’, é preciso reconhecer que muitas vezes eles podem não se sentirem ouvidos de verdade. O desafio da educação hoje não é apenas ensinar conteúdos, mas construir pontes de diálogo que permitam entender as angústias e desafios dessa geração", pontua.

Além da história carregada de discussões atuais como bullying, machismo e a falta de diálogo entre as gerações, “Adolescência” tem chamado atenção pelo primor técnico aliado a boas interpretações do elenco.

Todos os quatro episódios, que têm cerca de uma hora de duração, foram gravados em plano sequência (a câmera começa a gravar direto e só para no final do episódio, sem cortes) durante uma semana, o que exigiu horas de ensaio dos atores envolvidos. Para que tudo saísse perfeito na tela, todos os episódios foram repetidos pela equipe de filmagens à exaustão, do começo ao fim. O último capítulo, por exemplo, é fruto da 16º gravação, informou a Netflix. Por isso, a produção vem sendo cotada para ser um dos destaques no Emmy Award, o “Oscar da televisão”.

ALÉM DE “ADOLESCÊNCIA”: OUTROS TÍTULOS QUE VALEM A PENA

Para aprofundar a discussão sobre os temas discutidos em “Adolescência”, as educadoras listaram outras sugestões de obras audiovisuais que podem ajudar pais, responsáveis e profissionais da educação a entender e lidar melhor com os assuntos retratados na série.

1. Precisamos Falar Sobre o Kevin

Filme (2011). Eva coloca suas ambições e sua carreira de lado para dar à luz a Kevin. A relação entre mãe e filho é difícil desde seus primeiros anos. Quando Kevin completa 15 anos de idade, ele faz algo irracional e imperdoável aos olhos de toda a comunidade. Eva lida com seus próprios sentimentos de tristeza e responsabilidade. Será que ela já amou o filho? E o quanto do que Kevin fez é culpa de sua mãe?

2. Defendendo Jacob

Série de 1 temporada (2020). Neste thriller envolvente, uma família sofre um grande baque quando o filho é acusado de matar um colega de classe. O crime chocante abala uma pequena cidade de Massachusetts, e o promotor público Andy é designado como promotor público assistente do caso. Ele deve escolher entre seu dever jurado de defender a justiça e seu amor incondicional pelo filho.

3. 13 Reasons Why

Série de 4 temporadas (2017). Clay Jensen é um estudante que se vê envolvido em uma série de mistérios provocados pelo trágico suicídio de uma amiga. Ele recebe gravações que revelam os motivos que levaram a jovem a se matar. No julgamento, os testemunhos dos alunos revelam segredos surpreendentes.

4. Infância Interrompida

Série de 1 temporada (2024). Recrutados por uma gangue local, os amigos Billy e Doug enfrentam um mundo violento e percebem que são jovens demais para se proteger. A obra é um retrato emocionante do poder da amizade na infância e uma representação devastadora do que acontece quando uma sociedade falha em proteger aqueles que mais precisam.

5. Clube dos Cinco

Filme (1985). Cinco estudantes são obrigados a ficar de “castigo” e escrever uma dissertação de mil palavras sobre si mesmo. Relutantes no começo e obrigados a perder o sábado para realizar a tarefa, os jovens aos poucos perceberão que cada um deles têm os seus sonhos, frustrações e histórias para contar. E que todos podem ser tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo.

6. As vantagens de ser invisível

Filme (2012). Uma história divertida e emocionante sobre a adolescência, que capta os altos e baixos do ensino médio. O calouro Charlie é um jovem que tem dificuldades para interagir na nova escola, até que ele cai sob os encantos da linda e descolada Sam e de seu destemido meio-irmão Patrick. Juntos, o trio experimenta amor, perda, medo e esperança.

7. Confissões de uma garota excluída

Filme (2021). Inteligente e excêntrica, Tetê só queria se sentir aceita e se divertir, mas a sua vida vira de pernas pro ar quando ela se muda com os pais para a casa dos avós e para uma nova escola. Agora, Tetê vai tentar de tudo para se enturmar na nova escola e para não sofrer bullying novamente. Baseado no best-seller ‘Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-amada e (Um Pouco) Dramática’, da escritora brasileira Thalita Rebouças.

8. A Mentira

Filme (2010). Olive é uma estudante de colegial comum que vê sua vida discreta virar de ponta cabeça da noite para o dia, quando decide espalhar pela escola fofocas sobre sua vida privada. Agora, suas colegas ficam contra ela e a direção da escola está preocupada, inclusive seu professor e sua orientadora vocacional. Com o apoio dos pais e uma mãozinha de uma paixão antiga, Olive tenta assumir sua nova identidade publicamente e acabar com as fofocas de uma vez por todas.

9. Simplesmente acontece

Filme (2014). Alex e Rosie são amigos de infância inseparáveis que cresceram juntos em Londres, compartilhando entre si muitas experiências. Tudo muda quando Alex ganha uma bolsa de estudos e passa a morar longe. Separados, seus caminhos agora são outros, mas eles tentam continuar a amizade à distância. Mas nos tempos de hoje é impossível não permanecer conectado. E em se tratando de amor, o difícil é fazer as escolhas certas.

10. Meninas Malvadas

Filme (2024). A aluna nova Cady Heron descobre que as dinâmicas sociais do novo colégio são mais impiedosas do que ela pensava. Ela é recebida no topo da cadeia alimentar social pelo grupo de garotas populares chamado “As Plásticas”, comandado pela calculista “abelha-rainha” Regina George. Depois de fazer uma aliança secreta com os excluídos da escola para derrotar Regina, Cady deve aprender como permanecer fiel a si mesma enquanto abre caminho pela selva mais cruel de todas: o ensino médio.

11. Glee

Série de 6 temporadas (2009). O coral da escola William McKinley High School é comandado pelo professor de espanhol Will, que pretende restaurá-lo às suas glórias passadas com a ajuda de talentosos jovens que sonham com o estrelato, mas lutam com a vida no mundo real. Uma comédia musical que aborda temas como bullying, sexualidade, religião, gravidez e relacionamentos amorosos.

12. Com amor, Simon

Filme (2018). Todo mundo merece uma grande história de amor. Mas para Simon Spier, de 17 anos, é um pouco mais complicado: ele ainda não contou para a sua família e amigos que é gay, e não faz ideia de qual seja a identidade do colega anônimo com quem divide o mesmo segredo. Resolver as duas questões se mostra divertido, aterrorizante e uma mudança de vida definitiva. Uma história engraçada e emocionante sobre encontrar-se e apaixonar-se.

As especialistas:

Ana Claudia Favano é gestora da Escola Internacional de Alphaville. É psicóloga; pedagoga; educadora parental pela Positive Discipline Association/PDA, dos Estados Unidos; e certificada em Strength Coach pela Gallup. Especialista em Psicologia da Moralidade, Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização, Educação Emocional Positiva e Convivência Ética. Dedicada à leitura e interessada por questões morais, éticas, políticas, e mobiliza grande parte de sua energia para contribuir com a formação de gerações comprometidas e responsáveis.

Audrey Taguti acumula 41 anos de experiência e trabalho em Educação. É formada em Magistério e Pedagogia, possui pós-graduações em Psicopedagogia e Bilinguismo e é especialista em Alfabetização. É diretora pedagógica do Brazilian International School – BIS, de São Paulo/SP desde a fundação do colégio, em 2000.

Fatima Lopes é pós-graduada em Gestão Escolar, especialista em Bilinguismo e apaixonada pela área da Educação. De sua primeira formação, em Enfermagem, ela mantém o dom de cuidar das pessoas: gosta de se relacionar com alunos, pais e colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e acolhedor. Diz ter como missão contribuir para a formação integral dos estudantes, formando cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro. É fundadora e diretora geral da Escola Bilíngue Aubrick, de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jun 18, 2025 Demais

Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa: como a…

Jun 18, 2025 Demais

Medicamentos veterinários falsos podem comprometer a…

Jun 18, 2025 Demais

Casas mais acolhedoras, funcionais e cheias de…

Jun 18, 2025 Demais

Conheça 5 tradições italianas que conquistaram os…

Jun 18, 2025 Demais

Novo Código Civil Pode Expulsar Moradores Antissociais…

Jun 18, 2025 Demais

Aprenda a fazer uma maquiagem junina simples e elegante

Jun 18, 2025 Demais

Ciclismo protege o cérebro e outros hábitos também:…

Jun 18, 2025 Demais

Esqueça o "menos é mais": 5 dicas para adotar o estilo…

Jun 17, 2025 Demais

MDF ou MDP? Descubra as diferenças que tornam o…

Jun 17, 2025 Demais

Portugal propõe endurecimento na Lei da Nacionalidade e…

Jun 17, 2025 Demais

Inverno 2025: tendências eyewear para a estação mais…

Jun 17, 2025 Demais

Criatividade e tradição impulsionam o mercado de…

Jun 17, 2025 Demais

Os benefícios da iluminação sensorial para os projetos…

Jun 17, 2025 Demais

Mercado de artigos para casa avança em 2025 com aumento…

Jun 17, 2025 Demais

Ilhabela reforça título de um dos destinos mais…

Jun 17, 2025 Demais

Construí na casa dos sogros. O imóvel é meu?

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version