SEGS Portal Nacional

Demais

Inovação e Democracia na Animação com Blender

  • Segunda, 17 Março 2025 18:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Clara de Souza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Cena de Flow

Há tempos venho acompanhando as transformações na indústria da animação, não só pela minha ocupação como animador, diretor de animação e diretor criativo da Noches Productions, mas também como entusiasta de novas técnicas de produção, e a adoção, cada vez mais frequente, de ferramentas de código aberto, dentro da indústria, representa, para mim, um marco importante na democratização da produção audiovisual tornando-a consideravelmente mais acessível.

O Blender tem ganhado espaço de maneira exponencial nos últimos tempos, sendo sinônimo e referência em software de código aberto. Ele não é apenas uma alternativa gratuita a softwares proprietários; ele é, de fato, uma ferramenta muito robusta e versátil, e que está constantemente em evolução. Possui uma gama completa de recursos que vão da modelagem e animação à edição de vídeo, pós produção e texturização. Ferramentas praticamente únicas, como o Grease Pencil, que possibilitam a criação de animações 2D num ambiente 3D, são verdadeiros “game changers” – simplificando processos e ampliando as possibilidades criativas. Não me canso de afirmar: o Blender é excelente, pois combina o poder da tecnologia moderna, com a liberdade de um software colaborativo e em constante evolução.

Um dos casos que mais me chamou atenção nos últimos tempos, foi a movimentação do estúdio Khara, auto-nomeado como sendo um estúdio híbrido (foi fundado pelo diretor Hideki Anno, autor e diretor do mega-sucesso, Evangelion) – que, com coragem, abandonou o 3ds Max da badalada Autodesk e migrou para o Blender.

O Studio Khara optou por fazer uma migração completa para o software livre, integrando, inclusive, a versão do Pencil+ 4 para o Blender (plugin desenvolvido pela PSOFT para renderização) à sua rotina. Dentre os motivos dados pelo estúdio para essa mudança, estão a facilidade no desenvolvimento de ferramentas personalizadas, a mão de obra especializada e o baixo custo, foram os que mais pesaram. Importante ressaltar que esse é um indicativo endêmico de como softwares livres estão impactando positivamente em produções mais exigentes, como as da indústria japonesa, que equilibra avanço, economia e tradição.

E não é só o Studio Khara que está apostando no Blender, outras produções japonesas, como a do anime Black Clover, do estúdio Pierrot se tornaram referência na utilização do Blender com o Grease Pencil para Layouts com perspectivas ousadas e narrativas visuais verdadeiramente inovadoras.

Como se não bastasse dois expoentes da animação mundial passarem a adotar o Blender, agora temos o filme FLOW, que foi produzido inteiramente dentro do Blender ganhando o Oscar de Melhor Filme de Animação. Eu vejo nesse acontecimento, uma inspiração não só para grandes produtoras como as japonesas, mas, principalmente, para a cena independente brasileira que carece de recursos em comparação a produções estrangeiras.

E quanto ao impacto dessas ferramentas na produção independente brasileira de animação? Creio firmemente que o acesso a tecnologias de ponta, sem custos proibitivos, pode revolucionar o cenário nacional. O Brasil é um celeiro de talentos e ideias inovadoras, mas muitos projetos ficam limitados pela dificuldade de arcar com licenças caras e infraestrutura tecnológica exigidas para produções animadas, e que acompanha os grandes estúdios internacionais. Com o Blender, jovens artistas, pequenos estúdios e produtores independentes ganham não só uma ferramenta, mas uma chance real de competir em um mercado global.

O Blender possui uma alta compatibilidade com um hardware de entrada, contando também com muitas otimizações, o tornando uma aplicação leve e responsiva. Além disso, a comunidade nacional do Blender possui muitos talentos e entusiastas ativos em fóruns e redes sociais, e uma alta variedade de tutoriais na internet, o que ajuda no acesso e adoção dessa ferramenta para os interessados. Essa acessibilidade impulsiona a criatividade e pode, sim, abrir caminho para o surgimento de novos projetos e obras, que transformem a cultura e a identidade não só de nossas animações, mas também das produções Live Action, pois o software também possui ferramentas nativas que o tornam competidor com grandes concorrentes de mercado. Hoje ele de fato está mudando a forma de criar e produzir conteúdo.

Ferramentas de software livre como o Blender representam uma revolução silenciosa profunda. Elas possibilitam que a produção independente brasileira ganhe voz, espaço e, acima de tudo, visibilidade. Muitos projetos inovadores que antes seriam difíceis de serem produzidos, devido ao alto custo e alta demanda de infraestrutura técnica, têm chances de ganhar vida graças à acessibilidade do Blender. E é fundamental que, como profissionais, produtores e entusiastas da animação, incentivemos a exploração dessas tecnologias através de novas histórias, pois o futuro da nossa cultura visual depende da ousadia e da inovação de cada um.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version