SEGS Portal Nacional

Demais

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas: conheça os benefícios da lata de aço para o planeta

  • Quarta, 12 Março 2025 18:03
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Claudia Reis
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas: conheça os benefícios da lata de aço para o planeta - Prolata - Divulgação

As alterações nos padrões do clima global estão diretamente relacionadas à atividade humana. Saiba como suas ações podem colaborar com o meio ambiente

Em 16 de março, é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, data estabelecida pela Lei nº 12.533, que visa mobilizar debates e ações para proteger os ecossistemas brasileiros. A reflexão proposta também busca evidenciar os impactos do estilo de vida humano no planeta Terra, de modo a ser urgente a necessidade de agirmos diante das mudanças climáticas, que a cada dia, tornam-se mais evidentes e presentes no nosso dia a dia.

Esse marco tem como objetivo educar e mobilizar as pessoas a adotarem medidas coletivas e individuais para reduzir suas pegadas de carbono e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Isso pode ser feito por meio da economia de energia, uso de transportes mais sustentáveis, plantio de árvores e de fazer melhores escolhas de consumo.

Como a lata de aço ajuda na questão?

Os consumidores devem ter consciência de seus padrões de consumo. Isso é possível com a adoção de gestos simples, como dar preferência aos acondicionados em embalagens 100% e infinitamente recicláveis, como o aço.

Ao poder reutilizarmos o material infinitamente sem perder qualidade, reduzimos a quantidade de lixo gerado, já que a vida útil dos materiais é prolongada, gerando menor impacto na biodiversidade. O Prolata foi criado para incentivar a destinação adequada de latas de aço pós-consumo e educar a sociedade sobre o tema, atuando em todo o Brasil por meio de parcerias com cooperativas de catadores e Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

“O engajamento da população é fundamental para que práticas sustentáveis adotadas no dia a dia se tornem parte de suas rotinas. O ‘3 R’s’ que as crianças aprendem na escola (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) devem estar sempre em mente antes de se tomar qualquer decisão, seja de compra, de descarte, de uso de recursos, como se atentar para o uso consciente da água, tal qual a preservação dos recursos naturais”, comenta Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.

A reciclagem da lata de aço também consome muito menos energia do que a produção de um novo aço. Por isso, toda vez que uma lata de aço volta ao mercado, além de evitar a destinação incorreta de resíduos, elimina-se a necessidade de extrair novas matérias-primas da natureza. Assim, pode-se dizer que a cada 100 latas recicladas economizamos energia de uma TV ligada por 3 horas. Cinco kg de latas recicladas equivalem a uma lâmpada de 60W acesa por 26 horas e a cada kg de latas de aço reciclado deixamos de emitir 3,7kg de gases de efeito estufa.

“Não existem soluções fáceis para problemas complexos, mas é importante que cada um faça sua parte para cuidar do planeta. A economia circular é um conceito que pode ajudar a humanidade a gerir de forma mais responsável os recursos naturais, com melhor aproveitamento das matérias-primas, menor dependência de materiais retirados da natureza e priorização daqueles mais duráveis e recicláveis, como é o caso das latas de aço”, finaliza a executiva.

Sobre a Prolata Reciclagem

Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma entidade gestora para logística reversa de latas de aço. A associação sem fins lucrativos é uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.

O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 04, 2025 Demais

Lições de criatividade e otimização de espaço em…

Dez 04, 2025 Demais

Época natalina: renove os ambientes com a decoração

Dez 04, 2025 Demais

Quer ser aprovado em concurso em 2026? Siga essas 5…

Dez 04, 2025 Demais

Qual cor usar no Ano-Novo? Veja a paleta que vai guiar…

Dez 04, 2025 Demais

É possível fazer exercício demais? Entenda os sinais de…

Dez 04, 2025 Demais

Como planejar a viagem de fim de ano com pets

Dez 04, 2025 Demais

Chegando o verão: Como cuidar do cabelo contra o sol,…

Dez 04, 2025 Demais

Cenários tropicais, experiências imersivas e estilo…

Dez 03, 2025 Demais

Os sabores pelo mundo: o que diferentes países comem…

Dez 03, 2025 Demais

Como lidar com conflitos familiares no Natal? Terapeuta…

Dez 03, 2025 Demais

Closets sob ameaça: como o mofo virou pauta no alto…

Dez 03, 2025 Demais

Adolescentes devem fazer musculação? A ciência diz que…

Dez 03, 2025 Demais

Energia limpa abastece 88% das unidades do Sabin

Dez 03, 2025 Demais

O-I Glass lidera a revolução da embalagem que une…

Dez 03, 2025 Demais

12 livros para presentear nas festas natalinas

Dez 03, 2025 Demais

5 lições para quem deseja fortalecer a espiritualidade…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version