SEGS Portal Nacional

Demais

Como liderar e inspirar times formados por múltiplas gerações? Pela primeira vez na história, empresas têm até cinco gerações distintas trabalhando simultaneamente

  • Segunda, 10 Março 2025 18:18
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniela Licht
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Ricardo Dalbosco - Crédito: Divulgação

Pela primeira vez na história, empresários e líderes empreendedores enfrentam o desafio de gerenciar até cinco gerações distintas simultaneamente dentro das suas empresas. Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha (jovens que acabaram de fazer 14 anos e entraram nas organizações como menor aprendiz a partir de Janeiro deste ano) estão tentando conviver nessa Torre de Babel da vida real, uma diversidade etária e cultural no ambiente corporativo onde alinhar expectativas e posicionamentos se tornou essencial para o sucesso e a harmonia organizacional.

E qual o papel dos líderes neste novo e único momento da história? Para o mentor, palestrante, LinkedIn Top Voice e Creator, CEO e escritor best seller Ricardo Dalbosco, é preciso entender e respeitar as peculiaridades de cada geração. “Os Baby Boomers (nascidos entre 1945-1961) representam uma geração com valores tradicionais e um forte compromisso com o trabalho. Embora muitos estejam próximos da aposentadoria, ainda exercem influência significativa no mercado”, explica. “Já a Geração X (nascida entre 1962-1981) é caracterizada pelo pragmatismo e pela independência, são profissionais experientes que equilibram as mudanças tecnológicas com a experiência adquirida ao longo dos anos”, fala.

Os Millennials ou Geração Y (nascidos entre 1982-1997) possuem grande poder de consumo e buscam marcas que se alinhem aos seus valores e que ofereçam experiências significativas. Nascida entre 1998 e 2010, a Geração Z são os chamados “nativos digitais”, que hoje representam cerca de 6% do mercado atual e até 2030 serão 30% da força de trabalho global. “Ou seja, as marcas e líderes que desejam se conectar com essa geração precisam ser autênticas e ágeis”, lembra o especialista. Por fim, a Geração Alpha (de 2010 em diante) começa agora a dar os primeiros passos no mercado de trabalho, mas já desafia as lideranças com novas formas de pensar e interagir com o mundo.

Segundo Dalbosco, o ruído no posicionamento de uma marca ou de um profissional ocorre quando há um grande descompasso entre quem ele acha que é e quem ele de fato é. “Diminuir essa lacuna, aproximando quem você é de quem você deseja ser, não só fortalece a identidade pessoal e corporativa, mas também gera confiança nas relações com clientes e colaboradores”, assegura.

Com a expectativa de vida média aumentando, e a dificuldade de efetivamente entrar na aposentadoria, Baby Boomers, Geração X e Y, Z e Alpha definitivamente terão que encontrar formas de interagir, lideradas por pessoas que entendam e respeitem suas especificidades. “O maior desafio das lideranças atuais é compreender e integrar essas diferentes gerações, criando um ambiente onde todos se sintam valorizados e ouvidos. As empresas que conseguirem reduzir o ruído no seu posicionamento e se conectarem autenticamente com cada uma dessas gerações terão uma vantagem competitiva significativa no mercado”, conclui.

Sobre Ricardo Dalbosco – Palestrante referência em Liderança Multigeracional e o Futuro do Trabalho, sendo estrategista de marca pessoal, referência nacional e com experiência em projetar marcas pessoais de profissionais de sucesso de quatro continentes, além de marcas corporativas. É escritor Best-Seller, conselheiro de empresas, vencedor de prêmios, além de colunista e consultado por diversas mídias de renome nacional. É o maior formador de LinkedIn Top Voices e Creators no Brasil, trabalhou em diversos lugares pelo mundo e é considerado o profissional de confiança de vários executivos, empresários e board members no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Unicórnios com cabelo grisalho redefinem o futuro dos…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version