SEGS Portal Nacional

Demais

Carnaval na terceira idade: veja dicas para curtir a folia com segurança e saúde

  • Quarta, 12 Fevereiro 2025 18:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ariely Polidoro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Quedas e desidratação são alguns dos riscos que podem ser evitados durante o feriado

Com um público esperado de aproximadamente 6 milhões em cidades como o Rio de Janeiro, o Carnaval movimenta foliões de todos os cantos para o maior feriado nacional, incluindo a população da terceira idade. No entanto, é preciso atenção e planejamento para não se descuidar da saúde, ainda mais considerando as altas temperaturas.

Para o médico da área de Clínica Médica e Infectologia do AmorSaúde, Dr. Carlos Augusto Figueiredo Correia, priorizar locais seguros e ventilados, usar o protetor solar, roupas e calçados confortáveis, também resguardando períodos para descanso são estratégias que garantem um melhor aproveitamento do feriado. “Além disso, é essencial hidratar-se constantemente, mesmo sem sentir sede”, recomenda.

Quedas

O Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), financiado pelo Ministério da Saúde, aponta que a prevalência de quedas na população idosa residente em áreas urbanas é de 25%. O perigo das quedas é ainda mais urgente considerando que é causa de 7 em cada 10 mortes acidentais de pessoas com mais de 75 anos. Os dados também são do Ministério da Saúde.

Nesse sentido, o profissional salienta a importância de escolher um calçado adequado. “Prefira sapatos fechados e antiderrapantes para maior estabilidade e leve um apoio, se necessário: bastões ou andadores podem ser úteis para uma segurança maior. Bastões ou andadores podem ser úteis para essas situações”, comenta. Assim, os calçados devem ter as seguintes recomendações:

- O calcanhar deve ficar estabilizado e encaixado, de forma que não aperte, mas, ao mesmo tempo, não fique muito largo;
- Palmilhas acolchoadas podem melhorar o equilíbrio;
- Materiais respiráveis e que garantam o fluxo de ar nos pés.

O médico também ressalta que as superfícies merecem atenção. “Prefira locais com piso nivelado e evite aglomerações que possam dificultar o equilíbrio”, acrescenta.

Hidratação e alimentação

Em feriados prolongados, é comum que a alimentação saia da rotina. Entretanto, o esforço físico demandado para os blocos carnavalescos, somado ao calor, exige uma atenção especial ao que se está comendo e à regularidade dessas refeições. “Quando se trata das pessoas com mais 60 anos, a recomendação é priorizar alimentos leves, como saladas e carnes grelhadas. De lanche, frutas, castanhas e barras de cereais são boas opções para manter a energia”, explica o médico do AmorSaúde. “A hidratação deve ser recorrente, com 2 litros de água por dia. Água de coco e isotônicos também ajudam a repor sais minerais”, comenta Correia.

Medicamentos

O consumo de medicamentos, dentro dos horários corretos, pode ser um desafio na “rotina” carnavalesca. Para aqueles que vão aproveitar os blocos, é necessário adotar algumas medidas para não interromper o uso. “Leve sempre sua medicação habitual, especialmente para doenças crônicas como hipertensão e diabetes”, alerta o profissional.

O planejamento é indispensável para que não se deixe de tomar as medicações. O médico recomenda caixas organizadoras para comprimidos e que podem ser facilmente transportadas em bolsas. Entretanto, também é preciso estar de olho a outro tipo de alerta. “Não consuma álcool em excesso, especialmente se estiver tomando medicamentos que possam interagir com bebidas alcoólicas”, pontua Correia.

Blocos mais adaptados

É possível que o Carnaval seja inclusivo e para todas as idades. No caso das pessoas da terceira idade, a aposta em algumas adaptações torna o momento ainda mais confortável e com chances reduzidas de acidentes. “Procure blocos voltados para a terceira idade ou locais com áreas de descanso e banheiros acessíveis. Pode-se levar uma cadeira dobrável ou almofada para garantir conforto nas pausas”, sugere o profissional.

Por fim, o médico afirma que a companhia de amigos e familiares é um modo de estar mais seguro. Mas, para aqueles que não optarem pelos blocos e desfiles tradicionais, eventos menores e mais tranquilos e festas temáticas podem ser uma ótima pedida para aproveitar o Carnaval.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Unicórnios com cabelo grisalho redefinem o futuro dos…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version