SEGS Portal Nacional

Demais

É hora de trocar interruptores e tomadas?

  • Terça, 28 Janeiro 2025 18:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Tramontina

Superaquecimento, mau funcionamento e desgaste são indícios de que chegou a hora de trocar interruptores e tomadas. Ignorar esses sinais pode colocar a segurança em risco e comprometer a eficiência do sistema elétrico

Interruptores e tomadas são componentes indispensáveis em qualquer imóvel, mas muitas vezes passam despercebidos até apresentarem falhas. Substituí-los no momento certo evita acidentes domésticos, como choques elétricos, curtos-circuitos e até incêndios. Além disso, a manutenção adequada pode contribuir para a economia de energia e aumentar a vida útil do sistema elétrico.

“Manter interruptores e tomadas em boas condições é uma medida simples e acessível. Utilizar dispositivos certificados e realizar a manutenção preventiva são ações que ajudam a evitar falhas no circuito elétrico e aumentam a segurança dos moradores”, afirma André de Lima, Diretor Comercial da Tramontina.

Entre os principais sinais de que é hora de trocar interruptores e tomadas elétricas, a Tramontina destaca:

1. Superaquecimento: tomadas ou interruptores que ficam quentes durante o uso podem indicar falhas de contato nos conectores ou sobrecarga devido ao uso excessivo de aparelhos em uma mesma tomada.

2. Fios expostos ou danificados: Cabos com isolamento desgastado ou ressecado representam risco de choque e curtos-circuitos.

3. Funcionamento irregular: interruptores que não acionam corretamente ou tomadas que não seguram os plugues precisam ser substituídos imediatamente.

4. Manchas ou cheiro de queimado: esses sinais podem indicar superaquecimento ou curto-circuito e requerem atenção urgente.

5. Idade dos dispositivos: interruptores e tomadas antigas podem não suportar as demandas elétricas atuais, aumentando o risco de acidentes.

Como realizar a troca com segurança

Antes de realizar qualquer substituição, a Tramontina recomenda consultar um eletricista qualificado. Esse profissional avaliará a estrutura elétrica, calculará a demanda atual e indicará os modelos mais adequados de interruptores e tomadas, sempre seguindo as normas técnicas vigentes. Dessa forma, é possível garantir segurança, eficiência energética e uma instalação que atenda às necessidades da casa moderna.

Sobre a Tramontina

A empresa brasileira fundada em 1911, com mais de 22 mil itens no portfólio, mantém produção em oito unidades fabris - seis no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca Tramontina, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, porcelanas, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, veículos utilitários, móveis de madeira e plástico.

Comprometida com o propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos, a Tramontina segue expandindo sua atuação de forma sustentável, apoiando e criando projetos que têm como foco a educação enquanto propulsora do desenvolvimento, a promoção do direito à alimentação e a criação de oportunidades para crescimento pessoal e profissional das pessoas e das comunidades em que está inserida.

Saiba por que a fábrica de materiais elétricos da Tramontina faz bonito

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa tem aplicado sua expertise na expansão do seu portfólio, com investimentos direcionados para o desenvolvimento e lançamento de linhas de produtos voltadas para projetos de elétrica e iluminação. Além disso, oferece peças injetadas de alumínio sob encomenda, contribuindo para aumentar a presença da marca em diversos segmentos. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída com mais de 50 mil m². No local, são fabricados mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os materiais elétricos produzidos pela Tramontina para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version