SEGS Portal Nacional

Demais

Deezer implementa ferramenta de detecção de inteligência artificial

  • Sexta, 24 Janeiro 2025 18:12
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Didonet
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Deezer

● A Deezer tem como objetivo marcar qual conteúdo foi gerado por IA para aumentar a transparência aos usuários e proteger os direitos dos criadores.

● Duas solicitações de patente foram registradas em dezembro de 2024 para proteger a tecnologia.

● A nova ferramenta detectou que mais de 10% de todas as faixas entregues à plataforma são geradas por IA – a maior parte desse conteúdo será removida das recomendações algorítmicas.

Desenho de uma pessoa Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Deezer, a plataforma global de experiências musicais, implementou uma ferramenta de ponta de detecção de música gerada por Inteligência Artificial, descobrindo que cerca de 10.000 faixas entregues à plataforma diariamente são totalmente geradas por IA, o que corresponde a aproximadamente 10% do conteúdo. A tecnologia da Deezer, em desenvolvimento há um ano, tem o objetivo de superar a capacidade das ferramentas disponíveis para detectar especificamente conteúdo gerado por IA sem a necessidade de treinamento extensivo em conjuntos de dados específicos. Uma solicitação de duas patentes foi submetida no final de dezembro, e a Deezer agora está assumindo a liderança na criação de mais transparência tanto para fãs quanto para criadores.

"À medida que a inteligência artificial continua a impactar cada vez mais o ecossistema musical, com uma quantidade crescente de conteúdo gerado por IA inundando plataformas de streaming como a Deezer, estamos orgulhosos de ter desenvolvido uma ferramenta de ponta que aumentará a transparência tanto para criadores quanto para fãs", disse Alexis Lanternier, CEO da Deezer. "A IA generativa tem o potencial de impactar positivamente a criação e o consumo de música, mas seu uso deve ser orientado por responsabilidade e cuidado para proteger os direitos e a receita dos artistas e compositores. No futuro, nosso objetivo é desenvolver um sistema de marcação para conteúdo totalmente gerado por IA e excluí-lo das recomendações algorítmicas e editoriais."

A nova ferramenta pode detectar música criada artificialmente a partir de diversos modelos generativos, como Suno e Udio, com a possibilidade de adicionar capacidades de detecção para praticamente qualquer outra ferramenta, desde que haja acesso aos dados de treinamento. Além disso, a Deezer fez progressos significativos na criação de um sistema com maior capacidade de generalização, para detectar conteúdo gerado por IA sem a necessidade de treinamento em um conjunto de dados específico.

"Nos propusemos a criar a melhor ferramenta de detecção de IA do mercado, e fizemos progressos incríveis em apenas um ano", disse Aurelien Herault, Chief Innovation Officer da Deezer. "As ferramentas que estão no mercado hoje podem ser altamente eficazes, desde que sejam treinadas em conjuntos de dados de um modelo de IA generativa específico, mas a taxa de detecção diminui drasticamente assim que a ferramenta é submetida a um novo modelo ou novo conjunto de dados. Abordamos esse desafio e criamos uma ferramenta significativamente mais robusta e aplicável a múltiplos modelos."

Além de criar um sistema de marcação para conteúdo gerado por IA no Deezer, a empresa pretende continuar desenvolvendo as capacidades de sua tecnologia para incluir vozes de deep fakes.

A implementação da ferramenta de detecção de IA está alinhada com a ambição da Deezer de promover a justiça e a transparência no ecossistema musical. Em outubro de 2024, a empresa foi a primeira plataforma de streaming a assinar a declaração global sobre o treinamento de IA, assumindo uma posição contra o uso não licenciado de obras criativas para treinar IA generativa.

Nota para os editores:

A IA é um desafio crítico para a indústria musical – De acordo com um estudo realizado pela CISAC e PMP Strategy, com a participação de importantes players do setor (incluindo a Deezer), quase 25% da receita dos criadores está em risco até 2028, o que pode atingir até €4 bilhões nesse período. Isso representa um desafio colossal, até mesmo crítico, para o setor de criação musical como um todo. Fonte do estudo

Entrega vs streams – A maior parte das faixas geradas por IA entregues diariamente nunca são transmitidas na Deezer, mas, no entanto, estão diluindo o catálogo e podem ser usadas para atividades fraudulentas.

Duas novas patentes – Em dezembro de 2024, a Deezer solicitou duas patentes para sua tecnologia de detecção de IA, focadas em dois métodos diferentes de detecção de assinaturas únicas usadas para distinguir conteúdo sintético de conteúdo autêntico.a


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version