SEGS Portal Nacional

Demais

"Trilha Sonora para um Golpe de Estado" é indicado ao Oscar de Melhor Documentário

  • Quinta, 23 Janeiro 2025 18:43
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sinny Assessoria
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito: Divulgação Pandora Filmes

Indicado ao Oscar, documentário sobre jazz e colonialismo estreia nos cinemas brasileiros em 30 de janeiro

O filme "Trilha Sonora para um Golpe de Estado", dirigido pelo cineasta belga Johan Grimonprez, acaba de garantir sua indicação ao Oscar 2025 na categoria Melhor Documentário. Reconhecido como uma das obras mais impactantes de 2024, o longa mergulha nas conexões entre o jazz, o colonialismo e os bastidores da Guerra Fria.

Após uma consagrada trajetória em festivais internacionais e nacionais, o documentário chega aos cinemas brasileiros no dia 30 de janeiro, com distribuição da Pandora Filmes. Desde sua estreia no Festival de Sundance 2024, onde recebeu o Prêmio Especial do Júri por Inovação Cinematográfica, a obra acumulou prêmios como Melhor Roteiro e Melhor Montagem pela Associação Internacional de Documentários e foi aclamada por veículos como The New York Times e Variety.

Um capítulo sombrio da história revisitado pelo jazz

O documentário parte de um protesto histórico em 1961, quando os músicos Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU para denunciar o assassinato do líder congolês Patrice Lumumba. A narrativa revela como a CIA esteve por trás do golpe de Estado no Congo e como o jazz foi utilizado tanto como ferramenta de resistência cultural quanto de propaganda política dos Estados Unidos durante a Guerra Fria.

Com depoimentos de ícones como Nina Simone, John Coltrane, Thelonious Monk e Louis Armstrong, e imagens de arquivo que dialogam com performances musicais e animações gráficas, o filme apresenta uma abordagem não linear e envolvente, descrita pela Variety como “uma aula de história transformada em espetáculo”.

Assista ao trailer:

O diretor Johan Grimonprez afirma que as questões levantadas no documentário permanecem dolorosamente atuais, com os recursos naturais do Congo ainda sendo explorados em disputas globais. Esse paralelo entre passado e presente reforça a relevância de TRILHA SONORA PARA UM GOLPE DE ESTADO, filme que transcende as telas e ecoa no debate contemporâneo sobre justiça e memória histórica.

Sinopse:

Jazz e descolonização estão entrelaçados nesta montanha-russa histórica, que reescreve o episódio da Guerra Fria que levou os músicos Abbey Lincoln e Max Roach a invadirem o Conselho de Segurança da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba — político que liderou a independência da República Democrática do Congo.

Ficha técnica

Direção: Johan Grimonprez
Roteiro: Johan Grimonprez, Ila Firouzabadi e Pirouz Nemati
Produção: Daan Milius e Rémi Grellety
Elenco: Malcolm X, Louis Armstrong, Thelonious Monk, Dizzy Gillespie, John Coltrane, Abbey Lincoln, Max Roach, Nina Simone
Montagem: Rik Chaubet
Gênero: documentário
País: Bélgica, Holanda, França
Ano: 2024
Duração: 150 min.

Sobre a Pandora Filmes

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 35 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de longas-metragens no Brasil, revelando cineastas outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos dos últimos anos incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional; “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes; “Parasita”, de Bong Joon Ho, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar; o tunisiano “O Homem que Vendeu Sua Pele”, de Kaouther Ben Hania, e “A Felicidade das Pequenas Coisas”, uma grande surpresa do cinema do Butão, ambos indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional; “Apocalypse Now: Final Cut”, a obra-prima de Francis Ford Coppola; “Roda do Destino”, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim; mais os brasileiros “Deserto Particular”, de Aly Muritiba, e “Uma Família Feliz”, de José Eduardo Belmonte, dois grandes sucessos aclamados pela crítica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Dez 11, 2025 Demais

Documentário “Alphaville, o bairro: história em…

Dez 11, 2025 Demais

Do boato à evidência: o que a ciência explica sobre a…

Dez 11, 2025 Demais

O esgotamento invisível do fim do ano: especialista…

Dez 11, 2025 Demais

Com a chegada do verão, cresce a busca por resultados…

Dez 11, 2025 Demais

Morar nos EUA exige mais do que um sonho

Dez 11, 2025 Demais

Muito além da salada: o papel invisível do azeite na…

Dez 11, 2025 Demais

Quer jogar tênis em 2026? Tudo que você precisa saber…

Dez 11, 2025 Demais

Tendência e dicas de maquiagem das passarelas para o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version