Pequenas Empresas: Estratégias para se Adaptar às Mudanças Globais
Como as pequenas empresas se adaptam às mudanças globais?
A globalização revolucionou o comércio, especialmente para as pequenas empresas. Com isso, foi necessário que elas se adaptassem ao novo cenário, aproveitando todas as oportunidades de crescimento.
A seguir, trouxemos algumas práticas que foram adotadas pelas pequenas empresas diante das mudanças globais:
Flexibilidade e agilidade na entrega do serviço/produto
Oferecer flexibilidade na escolha do serviço e agilidade na entrega do que foi contratado é o mais importante para as pequenas empresas.
A capacidade de se adaptar diante das necessidades do cliente faz com que a pequena empresa seja lembrada em ocasiões futuras.
Assim, ao flexibilizar seu orçamento e agilizar acelerar o processo de entrega, faz com que os clientes retornem no futuro.
Inovação nos processos
A inovação é um grande atrativo em qualquer setor. Por exemplo, as casas de apostas e cassinos online, como as plataformas de jogos da Roulette77, tornaram-se influenciadores importantes no dia a dia dos brasileiros em poucos anos.
Outro exemplo é o Pix, que se tornou uma das principais formas de pagamentos de roleta, jogos, roupas, e compras em geral.
Para as pequenas empresas, essa inovação se reflete não na criação de novas tecnologias, mas sim em novos produtos e serviços.
Diversidade de fluxos de receitas
- Depender muito de uma única fonte de dinheiro pode tornar uma empresa suscetível a crises. Diversificar fluxos de receita pode ajudar a mitigar o impacto de interrupções.
- Pequenas empresas podem explorar linhas de produtos, serviços ou mercados adicionais que complementem sua expertise principal.
- A diversificação pode trazer estabilidade e, ao mesmo tempo, abrir novas oportunidades de crescimento.
Proximidade com o público
A globalização trouxe incerteza para diversos setores. Agora, os trends são cada vez mais rápidos, durante apenas semanas ou até mesmo dias.
Com isso, os desejos e gostos dos clientes podem mudar consideravelmente antes mesmo da sua empresa conseguir identificar a oportunidade.
Manter canais de contato abertos com os clientes é essencial. Colete feedback, ouça seus problemas e adapte seus serviços adequadamente.
A empatia e o atendimento às suas demandas em constante mudança podem aumentar a lealdade e a confiança do consumidor.
Treinamento e Desenvolvimento de Funcionários.
Um bom atendimento é a diferença entre a satisfação de um consumidor e o completo ódio dele.
Ninguém gosta de retornar em um local onde não foi bem tratado ou em que encontrou atendentes rudes.
Assim, para se adaptar às mudanças globais e o aumento da concorrência, especialmente com o e-commerce, é fundamental investir no treinamento de seus funcionários.
Dê à sua equipe as habilidades e informações de que precisam para lidar com mudanças com sucesso. Forneça programas de treinamento para melhorar sua flexibilidade, comunicação e habilidades de resolução de problemas.
Foco na Gestão do Fluxo de Caixa
O caixa de uma empresa pequena é fundamental para que ela se mantenha funcionando. Ao contrário de um grande negócio, uma microempresa depende de cada nota fiscal para continuar operando e pagando os seus funcionários.
Diante disso, é essencial saber como gerenciar todo o fluxo do caixa para sobreviver às interrupções e contratempos. Ter uma forma de renda secundária, por exemplo, é uma boa alternativa para evitar que se comprometa caso o negócio principal não dê o resultado desejado.
Outra opção é a analisar suas finanças e encontrar oportunidades de corte de custos. Priorize as despesas necessárias e considere renegociar contratos, se possível.
Em último caso, tente otimizar o estoque e analise possibilidades de ajuda financeira. Caso necessário, uma linha de crédito pode te dar uma folga.
Planejamento a longo prazo
Uma microempresa depende muito do “agora”, mas não pode deixar de pensar no futuro. Assim, precise se adaptar aos desafios imediatos, também é importante ficar de olho nos trends que ainda não se concretizaram.
Uma boa dica é se manter dentro das redes sociais e analisar o que os seus consumidores estão falando. Muitas vezes, uma simples pesquisa de mercado te ajuda a prever uma tendência e identificar oportunidades.
Se já tem essa noção, é só desenvolver uma estratégia de longo prazo que se alinhe com a visão e os objetivos do seu negócio.
Ao antecipe tendências, mercados emergentes e avanços tecnológicos que podem moldar seu setor, sai na frente dos seus concorrentes.
Crie conteúdo e engaje o consumidor
O Tik Tok é a maior rede social do planeta, possuindo milhões de usuários em diferentes países. No entanto, você não precisa atingir a todos eles. Com a sugestão via algoritmo, encontrar o seu público-alvo ficou mais fácil.
Assim, pode aproveitar essa modernização para criar uma conta e engajar com o seu consumidor. Pode deixar comentários em posts relevantes, criar seus próprios vídeos de divulgação ou realizar atividades online, como sorteios.
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