SEGS Portal Nacional

Demais

Como investir em fotografias de pratos e drinks podem aumentar as vendas em bares e restaurantes

  • Segunda, 26 Agosto 2024 18:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Abrasel - Lucas Costa
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Foto: Midjourney

Fotógrafo Michel Téo Sin explica como imagens bem-produzidas potencializam vendas e encantam clientes

Na Semana Mundial da Fotografia, Michel Téo Sin, pioneiro da fotografia gastronômica no Brasil, destaca a importância de imagens bem-produzidas para atrair clientes e aumentar vendas em bares e restaurantes. A revista B&R, produzida pela Abrasel, conversou com o fotógrafo para entender como as fotos podem ser uma ferramenta estratégica no marketing gastronômico.

A influência da fotografia na gastronomia

O fotógrafo, com quase duas décadas de experiência em fotografia publicitária, ressaltou a importância de reservar uma porcentagem do faturamento para o marketing, especificamente para a produção de imagens de alta qualidade. “A fotografia influencia muito, tanto com o cardápio presencial quanto o digital ou no totenzinho na entrada”, afirma Michel.

Ele destaca, ainda, que uma imagem bem-feita pode ajudar o empresário a controlar os insumos em estoque e a vender produtos com melhor margem de lucro.

Fotografia ilustrativa x fotografia conceitual

Michel categoriza as fotos na gastronomia em duas principais: ilustrativa e conceitual. A fotografia ilustrativa, geralmente com fundo liso, é focada no produto, evidenciando a qualidade e os ingredientes do prato. “Visualmente, a proteína deve estar em destaque, pois é o elemento mais caro do prato”, explica.

Já a fotografia conceitual vai além, transmitindo sentimentos e experiências que o cliente pode ter ao consumir o produto. “Com uma imagem podemos transmitir aconchego, memórias afetivas ou um ambiente cosmopolita, por exemplo”, detalha Michel.

Dicas práticas para fotografar pratos e ambientes

Michel compartilha algumas dicas práticas para quem deseja investir em fotografia de qualidade:

1. Escolha o tipo de imagem: decida se quer uma foto ilustrativa do prato ou uma foto conceitual que represente a essência da marca. Um exemplo: em vez da foto do prato isolada, que tal colocar um pouco de ambientação, com uma taça de vinho ou um objeto bacana de decoração de mesa, se for um restaurante voltado para casais?

2. Iluminação: dê preferência à luz natural, que valoriza a textura e a cor dos alimentos. “Evite usar luz frontal. Prefira luz lateral, que dá volume e destaca as texturas”, recomenda.

3. Proporção visual: mantenha a proporção dos ingredientes conforme a ficha técnica do prato. Isso ajuda a transmitir uma imagem fiel e atrativa. Tenha certeza: o cliente vai comparar as porções dos ingredientes na foto com o prato à frente dele.

4. Destaque para a proteína: a proteína deve estar sempre em destaque, pois geralmente é o ingrediente principal e mais caro. E também é o que mais desperta o apetite.

5. Uso de luz artificial: se precisar usar luz artificial, utilize luzes com a mesma temperatura de cor para evitar distorções na imagem (nada de misturar a luz branca de led com uma luz âmbar de um spot, por exemplo). Só use o flash se você tiver muita intimidade com técnicas de iluminação.

6. Pós-produção: cuidado com os ajustes de cores e tons. Eles devem estar alinhados com a identidade visual da marca, seja ela mais leve e saudável ou mais densa e contrastada. As cores, os tons e até o tipo de iluminação devem refletir a proposta do estabelecimento.

“Se você tem uma comida mais saudável, provavelmente a identidade visual será mais clara e suave. Para uma marca ousada, como a de um bar de drinques, por exemplo, opte por contrastes e saturações mais fortes”, sugere.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version