SEGS Portal Nacional

Demais

Consumo de energia no Brasil aumenta, indica Balanço Energético

  • Sexta, 23 Agosto 2024 18:22
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kristiane Rothstein
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

linhas de tranmissão_Freepik

O tema estará em pauta na Conferência Smart Energy em Curitiba

De acordo com o mais recente Balanço Energético Nacional (BEN 2024), publicado em junho, em conjunto pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com o Ministério de Minas e Energia, referente ao consumo de energia em 2023, houve um aumento geral de 4%. O consumo mais significativo ocorre nos setores de transportes (33%) e industrial (31,8%) que, juntos, usam 64,8% de energia. Nos demais setores o consumo foi de: 10,7% residências, 8,8% setor energético (transforma energia primaria em secundária como a transformação de petróleo nas refinarias), 5,7% não energético (consumo de derivados de petróleo que não seja a queima, como asfalto, parafina e outros), 5,1% serviços e 5% agropecuária.

Os números indicam que 2024 também segue pelo mesmo caminho. O último boletim mensal da EPE, mostrou que houve um aumento de consumo de energia elétrica de 6,8% em junho em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento indica crescimento de consumo de energia elétrica nas residências, no comércio e nas indústrias.

A busca por formas mais inteligentes e econômicas de utilizar a energia disponível e a transição por energias renováveis têm se tornado temas recorrentes frente à crise energética. Essas questões estarão em discussão durante a Conferência Internacional Smart Energy 2024, que ocorrerá entre 24 a 26 de setembro, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba (PR).

O professor e engenheiro Eduardo Felga Gobbi, da Universidade Federal do Paraná, que compõe a equipe de trabalho da conferência Smart Energy, vê com otimismo as mudanças de transição energética nos setores da indústria e de transportes. “Espera-se um crescimento acelerado na adoção de veículos elétricos e híbridos. Associado a isso a expansão da infraestrutura de carregamento, com estações de recarga mais rápidas e acessíveis. Para veículos pesados, também vem ocorrendo o desenvolvimento de caminhões e ônibus elétricos, além de tecnologias de hidrogênio por meio de células de combustível. Os biocombustíveis de segunda geração também devem ganhar mais espaço. No caso de aviões e navios deve ocorrer acelerado desenvolvimento, como no caso dos veículos pesados”, avalia.

Na indústria, ele observa que vem crescendo o uso de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis para processos industriais que convencionalmente precisariam de combustíveis fósseis. “Muito desenvolvimento vem ocorrendo para a produção de hidrogênio a partir de energia renovável. Isso é promissor em processos industriais, como a produção de aço e produtos químicos. No setor industrial vem crescendo também os sistemas de geração própria de energia solar e eólica”, diz Felga.

Para fins residenciais, o professor também vê aumento de possibilidades. “É crescente as instalações de sistemas solares fotovoltaicos, impulsionado por reduções de custo e incentivos governamentais. Também vem sendo desenvolvido a integração de baterias residenciais para armazenamento de energia solar, permitindo maior independência energética. Há também um crescente desenvolvimento de comunidades energéticas onde os residentes compartilham a produção e o armazenamento de energia”.

O professor destaca ainda o crescente desenvolvimento de soluções de eficiência energética, “com a utilização de materiais e tecnologias de construção que permitem o aumento o uso inteligente da energia nas residências”.

Um dos palestrantes da Conferência Smart Energy e expositor no evento é a empresa Eletron Energia, especialista na área de eficiência energética – que se dedica a usar a energia de forma mais eficiente, evitando desperdícios. “Quando atendemos uma empresa, fazemos um estudo sobre o consumo, se ela está gastando muito energia”, relata Ricardo Kenji Wojitani, diretor e fundador da Eletron Energia.

Primeiro é feito o diagnóstico de como, em que e de que forma a energia é usada, após fazem uma avaliação da situação, calculam quanto será preciso investir, o tempo necessário para recuperar o investimento e depois, buscam formas de viabilizar o projeto. “Basicamente buscamos oportunidades de melhoria por meio de projetos nas empresas, inclusive, estruturamos a parte financeira para viabilizá-los”. Kenji explica que propõem um contrato por performance, ou seja, assumem o risco junto com o cliente.

“Se o cliente não puder investir com recursos próprios, podemos buscar o capital em fundos de eficiência energética, como junto a Copel, Celesc e até mesmo nós, dependendo da situação, podemos fazer o investimento e recebemos a medida que o cliente obtém a economia descrita no projeto desenvolvido”, diz e arremata: “É ganha-ganha ou perde-perde. Mas, ganhamos junto com o cliente.”

SERVIÇO
Smart Energy 2024 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes
Data: 25 e 26 de setembro
Local: Campus da Indústria – Av. Comendador Franco, 1.341


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version