SEGS Portal Nacional

Demais

Porto de Itaguaí recebe navio de 366 metros pela primeira vez e a operação inédita no Estado consolida excelência em infraestrutura para o comércio exterior

  • Terça, 13 Agosto 2024 18:50
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wallace Gross
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Comunidade Portuária prestigiando a chegada do primeiro navio 366 no porto e no Estado do RJ

O Porto de Itaguaí, um dos principais portos do Brasil, alcançou um marco histórico segunda-feira, 12 de agosto, com a chegada do navio MSC Orion. Foi a primeira vez que um navio tipo New Panamax atracou no porto, marcando também a primeira manobra com 15,4 metros de calado. O imponente porta-contêiner possui 366 metros de comprimento e 51 metros de largura. A operação, inédita no Estado do Rio de Janeiro, ocorreu no terminal Sepetiba Tecon.

A PortosRio, Autoridade Portuária responsável pela administração do Porto de Itaguaí, destacou que a chegada do MSC Orion representa um avanço significativo para a cadeia logística do Rio de Janeiro, reafirmando a excelência da infraestrutura do porto no comércio exterior brasileiro. O Porto de Itaguaí, com seu eficiente acesso aquaviário e terrestre, conecta-se aos principais polos econômicos da região, que respondem por mais da metade do PIB nacional. A nova linha é uma excelente opção de exportação direta para a Ásia, beneficiando os estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país.

Durante o evento organizado pelo Sepetiba Tecon, Felipe Fonseca, superintendente de Planejamento e Desenvolvimento de Negócios da PortosRio, representando o presidente Francisco Martins, ressaltou: “Itaguaí foi o primeiro porto do Brasil a ser homologado pela Marinha para receber navios de 366 metros. Hoje, testemunhamos a concretização desse trabalho de excelência, fruto de uma colaboração eficaz entre a Autoridade Portuária, a Autoridade Marítima, a Praticagem e o Sepetiba Tecon. Este é um marco importante não apenas para o porto, mas para o Estado do Rio de Janeiro e para o país.”

Pedro Brito, diretor-presidente do Sepetiba Tecon, celebrou o feito: “Este momento é de grande alegria. Temos aqui um terminal único no Brasil, com infraestrutura aquaviária e terrestre de primeira linha, que nos permite receber navios do porte do MSC Orion. Estamos comprometidos em continuar investindo no nosso terminal, com a ampliação do cais e a aquisição de novos equipamentos. Essa união de esforços entre governo e iniciativa privada é o que garante o sucesso do porto e o fortalecimento do Brasil no comércio global.”

Francisco Martins, presidente da PortosRio, também comemorou a conquista: "A chegada do MSC Orion ao Porto de Itaguaí reafirma nossa capacidade de receber grandes embarcações e a importância do Rio de Janeiro como um dos principais centros logísticos da América do Sul. Estamos otimistas sobre o futuro dos portos públicos do Estado, cada vez mais eficientes e competitivos. Com novos arrendamentos programados para os Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, além de investimentos na melhoria da infraestrutura, estamos focados no crescimento dos nossos portos, que devem atrair cada vez mais empresas, rotas e cargas."


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Mar 11, 2026 Demais

Paisagismo estratégico: soluções naturais para…

Mar 11, 2026 Demais

Como o vidro redefine a confiança e o consumo premium…

Mar 11, 2026 Demais

Doença ocupacional: quando procurar um advogado…

Mar 11, 2026 Demais

Itajaí registra valorização recorde e cresce como um…

Mar 11, 2026 Demais

Olympikus lança Corre Turbo edição especial Maratona…

Mar 11, 2026 Demais

Parque Nacional do Iguaçu realiza monitoramento de…

Mar 11, 2026 Demais

Águas de março: como proteger sua piscina contra chuvas…

Mar 11, 2026 Demais

Por Que as Pessoas Não Conseguem Mais Viver Sem Café

Mar 10, 2026 Demais

Bahamas celebram o Dia Mundial da Água destacando…

Mar 10, 2026 Demais

Júpiter atinge movimento estacionário e chamará a…

Mar 10, 2026 Demais

Investir em dados é a chave para que PMEs evoluam com…

Mar 10, 2026 Demais

Meu telefone, minha vida: como um aparelho ganhou um…

Mar 10, 2026 Demais

Preferência de brasileiros por casas e terrenos supera…

Mar 10, 2026 Demais

5 passos para descobrir se é hora de terminar uma…

Mar 10, 2026 Demais

Oscar 2026: conheça três espumantes para brindar a…

Mar 10, 2026 Demais

Você sabe o que é Overtraining?

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version