SEGS Portal Nacional

Demais

Consumo de energia no Brasil aumenta, indica Balanço Energético

  • Terça, 13 Agosto 2024 18:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kristiane Rothstein
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

linhas de tranmissão_Freepik

O tema estará em pauta na Conferência Smart Energy em Curitiba

De acordo com o mais recente Balanço Energético Nacional (BEN 2024), publicado em junho, em conjunto pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com o Ministério de Minas e Energia, referente ao consumo de energia em 2023, houve um aumento geral de 4%. O consumo mais significativo ocorre nos setores de transportes (33%) e industrial (31,8%) que, juntos, usam 64,8% de energia. Nos demais setores o consumo foi de: 10,7% residências, 8,8% setor energético (transforma energia primaria em secundária como a transformação de petróleo nas refinarias), 5,7% não energético (consumo de derivados de petróleo que não seja a queima, como asfalto, parafina e outros), 5,1% serviços e 5% agropecuária.

Os números indicam que 2024 também segue pelo mesmo caminho. O último boletim mensal da EPE, mostrou que houve um aumento de consumo de energia elétrica de 6,8% em junho em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento indica crescimento de consumo de energia elétrica nas residências, no comércio e nas indústrias.

A busca por formas mais inteligentes e econômicas de utilizar a energia disponível e a transição por energias renováveis têm se tornado temas recorrentes frente à crise energética. Essas questões estarão em discussão durante a Conferência Internacional Smart Energy 2024, que ocorrerá entre 24 a 26 de setembro, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba (PR).

O professor e engenheiro Eduardo Felga Gobbi, da Universidade Federal do Paraná, que compõe a equipe de trabalho da conferência Smart Energy, vê com otimismo as mudanças de transição energética nos setores da indústria e de transportes. “Espera-se um crescimento acelerado na adoção de veículos elétricos e híbridos. Associado a isso a expansão da infraestrutura de carregamento, com estações de recarga mais rápidas e acessíveis. Para veículos pesados, também vem ocorrendo o desenvolvimento de caminhões e ônibus elétricos, além de tecnologias de hidrogênio por meio de células de combustível. Os biocombustíveis de segunda geração também devem ganhar mais espaço. No caso de aviões e navios deve ocorrer acelerado desenvolvimento, como no caso dos veículos pesados”, avalia.

Na indústria, ele observa que vem crescendo o uso de eletricidade gerada a partir de fontes renováveis para processos industriais que convencionalmente precisariam de combustíveis fósseis. “Muito desenvolvimento vem ocorrendo para a produção de hidrogênio a partir de energia renovável. Isso é promissor em processos industriais, como a produção de aço e produtos químicos. No setor industrial vem crescendo também os sistemas de geração própria de energia solar e eólica”, diz Felga.

Para fins residenciais, o professor também vê aumento de possibilidades. “É crescente as instalações de sistemas solares fotovoltaicos, impulsionado por reduções de custo e incentivos governamentais. Também vem sendo desenvolvido a integração de baterias residenciais para armazenamento de energia solar, permitindo maior independência energética. Há também um crescente desenvolvimento de comunidades energéticas onde os residentes compartilham a produção e o armazenamento de energia”.

O professor destaca ainda o crescente desenvolvimento de soluções de eficiência energética, “com a utilização de materiais e tecnologias de construção que permitem o aumento o uso inteligente da energia nas residências”.

Um dos palestrantes da Conferência Smart Energy e expositor no evento é a empresa Eletron Energia, especialista na área de eficiência energética – que se dedica a usar a energia de forma mais eficiente, evitando desperdícios. “Quando atendemos uma empresa, fazemos um estudo sobre o consumo, se ela está gastando muito energia”, relata Ricardo Kenji Wojitani, diretor e fundador da Eletron Energia.

Primeiro é feito o diagnóstico de como, em que e de que forma a energia é usada, após fazem uma avaliação da situação, calculam quanto será preciso investir, o tempo necessário para recuperar o investimento e depois, buscam formas de viabilizar o projeto. “Basicamente buscamos oportunidades de melhoria por meio de projetos nas empresas, inclusive, estruturamos a parte financeira para viabilizá-los”. Kenji explica que propõem um contrato por performance, ou seja, assumem o risco junto com o cliente.

“Se o cliente não puder investir com recursos próprios, podemos buscar o capital em fundos de eficiência energética, como junto a Copel, Celesc e até mesmo nós, dependendo da situação, podemos fazer o investimento e recebemos a medida que o cliente obtém a economia descrita no projeto desenvolvido”, diz e arremata: “É ganha-ganha ou perde-perde. Mas, ganhamos junto com o cliente.”

A Conferência Internacional Smart Energy 2024 ocorrerá de 24 a 26 de setembro, no Campus da Indústria da Fiep, na Avenida das Torres (Comendador Franco), 1.341, no Jardim Botânico, em Curitiba. Inscrições, espaço comercial e mais informações pelos telefones (41) 3362-6622 ou (41) 98492-1063.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Maio 04, 2026 Demais

A casa virou estúdio de vídeos e isso mudou a forma de…

Maio 04, 2026 Demais

Warner Bros. Pictures invade metrô em São Paulo com…

Maio 04, 2026 Demais

Outono exige atenção redobrada com a saúde de pets:…

Maio 04, 2026 Demais

Escassez de água se agrava e reforça papel de…

Maio 04, 2026 Demais

Alimentos e bebidas em embalagens longa vida: o que é…

Maio 04, 2026 Demais

Palatabilidade e bem-estar de pets são focos da ICC…

Maio 04, 2026 Demais

Valor afetivo das flores movimenta 18% das vendas…

Maio 04, 2026 Demais

Cachorro desaparece por horas em aeroporto após ser…

Abr 30, 2026 Demais

Exagerou no churrasco? Especialistas mostram 11…

Abr 30, 2026 Demais

Ceaflor reforça operação para atender aumento de vendas…

Abr 30, 2026 Demais

Quando faz sentido fechar a sacada?

Abr 30, 2026 Demais

Brasil tem alta de 30% no consumo de vinhos e mercado…

Abr 30, 2026 Demais

Abril Laranja: por que a campanha é essencial na luta…

Abr 30, 2026 Demais

Como cada signo é no trabalho?

Abr 30, 2026 Demais

Como medições avançadas ajudam fábricas de papel a…

Abr 30, 2026 Demais

Era do Imediatismo: Por que a pressa por resultados…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version