8 cantoras brasileiras para adicionar à sua playlist em agosto
Agosto chegou e, com ele, a oportunidade perfeita para renovar sua playlist para todas as ocasiões: ouvir enquanto trabalha, enquanto malha, enquanto faz aquela faxina, ou onde mais sua imaginação mandar! A música brasileira é rica em diversidade e talento, e há uma infinidade de cantoras incríveis que merecem ser ouvidas. Se você está em busca de novas sonoridades e vozes marcantes, aqui estão sete cantoras brasileiras que não podem faltar na sua seleção deste mês.
1) Liniker
A voz envolvente de Liniker é capaz de tocar fundo na alma. Nascida no interior de São Paulo, a cantora e compositora ganhou destaque em 2015, tanto no Brasil quanto internacionalmente, ao lançar o EP Cru, sob o nome Liniker e os Caramelows. Desde então, lançou os álbuns Remonta (2016) e Goela Abaixo (2019), este último indicado ao Grammy Latino. Em 2021, Liniker se destacou como protagonista da série “Manhãs de Setembro”, da Prime Video, e também lançou seu primeiro disco solo, Indigo Borboleta Anil, que contou com participações especiais de artistas renomados, como Milton Nascimento, Tássia Reis, DJ Nyack, Tulipa Ruiz, Orquestra Jazz Sinfônica, Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz. Este álbum recebeu três indicações ao Grammy Latino 2022 e conquistou o prêmio de “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, tornando Liniker a artista brasileira com mais indicações nesse ano e a primeira artista transgênero a ganhar um Grammy. Com a turnê de seu álbum solo, Liniker percorreu o Brasil, marcando presença nos maiores festivais do país, e também se aventurou pela Europa, onde fez sua estreia solo em países como Espanha, Portugal, Reino Unido, França, Holanda e Alemanha. Para incluir na sua playlist: “Tudo”, o mais novo single da artista.
2) Laylah Arruda
Paulistana inveterada, as nuances da urbanidade permearam o estilo de ser e de som da cantora e compositora Laylah Arruda. O seu principal trilho é a cena Sound System vinda da Jamaica e erradicada no Brasil, e é uma das primeiras artistas deste movimento no país, atuando como singjay. A artista já levou sua voz para diversos países do mundo, se apresentando ao vivo e também em colaborações com grandes selos e produtores internacionais. É uma das fundadoras do projeto musical Feminine Hi-Fi. É nesta cena musical, do dub, do reggae vanguardista, urbano, em que consolidou sua linguagem e seus lançamentos. Para incluir na sua playlist: “Magia”, lançamento mais recente da artista, em parceria com a cantora italiana Marina P.
3) Duda Beat
Duda Beat nasceu em 8 de outubro de 1987, em Recife. Seu álbum de estreia, Sinto Muito, lançado em abril de 2018, misturou ritmos brasileiros e destacou a sonoridade do Nordeste, recebendo elogios da crítica e sendo listado entre os dez melhores discos nacionais do ano pela revista Rolling Stone. Em 2019, Duda lançou singles com artistas como Tiago Iorc, Gaby Amarantos e Rashid, além da faixa “Seu Pensamento”, em homenagem a Adriana Calcanhoto.
Em novembro de 2020, participou da música “Não Passa Vontade” com Anavitória, cujo clipe fez sucesso. Em janeiro de 2021, lançou o EP Duda Beat & Nando Reis, e em fevereiro, a versão acústica de “Bédi Beat” com Zé Ibarra. Seu novo álbum, Te Amo Lá Fora, estreou com todas as faixas no top 200 do Spotify e no top 100 da Tidal e da Apple Music. Duda também ganhou um banner na Times Square, em Nova Iorque, promovendo sua participação na iniciativa EQUAL do Spotify. Para incluir na sua playlist: “MTG Chihiro”, versão do sucesso de Billie Eilish em parceria com o produtor Mulú.
4) UANA
UANA é uma cantora e compositora natural de Recife, que há mais de oito anos expressa sua arte por meio da música, explorando diferentes sonoridades que refletem sua inquietude criativa. Ela fez uma turnê pela Europa com seu antigo grupo, Sagaranna, e desde 2021, vem construindo uma carreira solo com lançamentos e colaborações que ampliam sua trajetória musical. UANA tem selado parcerias importantes, como com o rapper FBC, resultando nas músicas “Quando o DJ Toca”, do premiado álbum BAILE, e no recente single “Facin”. Em 2023, foi reconhecida como 'Revelação' no WME Awards Powered By Billboard BR. Além disso, a artista tem se apresentado em diversos estados com um show potente, marcando presença em palcos de festivais renomados, como o Festival No Ar Coquetel Molotov, Batekoo Festival e o Festival de Inverno de Garanhuns. Para incluir na sua playlist: seu novo single, “Vidro Fumê (Remix)”.
5) Rachel Reis
A voz e a habilidade de compor de Rachel Reis vêm conquistando o Brasil de maneira orgânica desde o lançamento de seus primeiros singles. Com seu EP de estreia, Encosta, a cantora e compositora baiana cativou muitos corações, especialmente com o grande sucesso “Maresia”, que se destacou como uma das músicas mais tocadas na Bahia durante dois verões consecutivos. Frequentemente presente nos principais festivais, a “Sereiona” (como é carinhosamente chamada pelos fãs) tem levado o show do seu álbum de estreia, Meu Esquema, para diversos cantos do país. O disco rendeu a Rachel uma indicação ao Grammy Latino e figurou em várias listas de melhores do ano. Em 2022, foi indicada como Artista Revelação no Prêmio Multishow e na APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), conquistando o prestigioso troféu APCA. Para sua playlist: “Por que Não”, novo single em parceria com Murilo Chester.
6) Céu
Céu se destacou como uma das cantoras brasileiras mais reconhecidas internacionalmente desde seu álbum de estreia em 2005, recebendo indicações ao Grammy Latino e atraindo atenção na Europa, América do Norte e Ásia. Sua voz combina a nuance da MPB com elementos de samba, soul, reggae, hip-hop e jazz. A partir de 2012, ela começou a incorporar eletrônica em suas músicas, com o álbum Tropix (2016) solidificando sua reputação como inovadora e conquistando prêmios no Brasil.
Nascida Maria do Céu Whitaker Poças em São Paulo, Céu cresceu em uma família musical e aprendeu a apreciar grandes compositores brasileiros. Mudou-se para Nova York aos 18 anos, onde foi influenciada por cantores de jazz e R&B. Após retornar ao Brasil, gravou seu álbum de estreia, CéU, que fez sucesso na Europa e ganhou uma indicação ao Grammy em 2006. Seus trabalhos posteriores, como Vagarosa e Caravana Sereia Bloom, exploraram diferentes estilos, e seu álbum Tropix foi um marco na fusão de eletrônica com suas raízes musicais.
Após uma pausa para a maternidade, ela lançou APKA! em 2019, que combinou neo-psicodelia com funk e ritmos africanos, destacando sua evolução musical contínua. Para sua playlist: “Cremosa”, single de seu novo álbum, Novela.
7) Bebé
Bebé é uma cantora, compositora e produtora que tem se destacado nacionalmente por seu timbre de voz único e pela originalidade de suas canções. Com apenas 20 anos e nove dedicados à música, foi entrevistada por Jô Soares aos 11. Seu álbum de estreia homônimo recebeu ótimas críticas e foi listado entre os melhores trabalhos de 2021. Além disso, Bebé foi indicada como Revelação nos prêmios APCA, PPM e WME. Ela já se apresentou em importantes palcos e festivais do Brasil, como Sala São Paulo, Casa Natura Musical, Circo Voador, Áudio e Sesc Pompeia, além do Festival Primavera Sound. Em 2023, foi selecionada para se apresentar na Europa pelo Festival Mil Lisboa. Bebé também explorou o hip hop, colaborando com o rapper BK em seu álbum "ICARUS". É considerada uma das grandes promessas da música brasileira. Para sua playlist: “De Ponta Cabeça”, single de seu novo álbum, Salve-Se!.
8) Nina Girassóis
A paulistana Nina Girassóis, atualmente residente em Portugal, é uma voz cativante que emerge da vibrante cultura sound system brasileira. A artista impactou a cena da bass music mundial com suas letras e melodias cheias de alma. Sua experiência nos palcos e sessões de sound system pavimentou o caminho da artista, consolidando seu status de estrela em ascensão no mundo do reggae.O sucesso do single “Heavyweight Sound”, em parceria com a label francesa Dubquake Records, rendeu novos projetos. Para sua playlist: o single "Música de Jah", que antecede o lançamento do primeiro álbum da carreira de Nina, “Superfluido”, esperado para outubro deste ano.
Sobre Laylah Arruda
Cantora e compositora, Laylah Arruda é uma das mais expressivas representantes do reggae brasileiro. É também uma das fundadoras da Feminine Hi-Fi, projeto musical focado nos ritmos da reggae music e bass music. Em 2019 fez parte do casting do Blue Note, célebre casa de jazz com sede em Nova York e filial na capital paulista.
Já passou por diversos palcos do Brasil e do mundo, como Sesc Pompéia, Sesc 24 de Maio - com destaque para a apresentação na exposição francesa “Jamaica, Jamaica”, em que participou do histórico show de encerramento - Escola Sesc RJ, Festival BR 135, Festival Bananada, Festival Afrolatinas, Coala Festival, Mundo Pensante, SIM São Paulo, Jazz Mansion, Teatro Mars, Casa Natura Musical, Télérama Dub Festival e Le Poulpe (França), Acrobax, Lido Pola e xSNIA (Itália), Le Zoo (Genebra), Yaam e Lauschangriff (Alemanha), Nothing Hill Club e The Plough (Reino Unido), The Underground (Irlanda) e Sala Malatesta (Espanha). Também marcou presença no programa Manos e Minas da TV Cultura (com Projetonave) e no ShowLivre. Instagram / Spotify
Sobre Nina Girassóis
Nina Girassóis, uma voz cativante que emerge da vibrante cultura sound system, impactou a bass music mundial com suas letras poderosas e melodias cheias de alma. A jornada musical de Girassóis se expandiu quando cruzou seu caminho com o renomado produtor, seletor e colecionador Paulo Mion, também conhecido como Paulera, criando uma parceria dinâmica. Sua experiência nos palcos e sessões de sound system pavimentou o caminho da artista, consolidando seu status de estrela em ascensão no mundo do reggae. Após o sucesso do single “Heavyweight Sound”, sua parceria com a label francesa Dubquake Records rendeu novos projetos, incluindo o lançamento do single "Música de Jah", que antecede o lançamento do primeiro álbum da carreira de Nina, “Superfluido”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>