SEGS Portal Nacional

Demais

Especialista analisa pontos sobre o Marco Legal das Garantias

  • Quinta, 01 Agosto 2024 18:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

O Marco Legal das Garantias chegou para atualizar as regras para o uso de bens como garantia em negociações - Freepik

Advogado comenta percepção dos principais envolvidos dessa legislação e também as novidades trazidas

Sancionada no final do ano passado, a Lei Federal 14.711 de 2023, conhecida como Marco Legal das Garantias, chegou para atualizar as regras para o uso de bens como garantia em negociações e permitir que a oferta por empréstimos aumente, reduzindo, assim, as taxas de juros. O advogado empresarial João Victor Duarte Salgado, que integra o escritório Celso Cândido de Souza Advogados, analisa que ela poderá trazer benefícios a todos os envolvidos, especialmente para instituições bancárias, empresários que pretendem tomar crédito no mercado, credores e até devedores. “A princípio, a atualização é vista com bons olhos por todos”.

Vale lembrar que o financiamento é uma maneira de adquirir bens e pagar em médio e longo prazo, com o acréscimo de taxas e juros. Nesse tipo de contrato, na maioria das vezes, o próprio bem financiado é dado em garantia para que, caso ele não seja quitado, a instituição financeira possa utilizá-lo para liquidar a dívida. “Com o Marco Legal das Garantias, será mais fácil de garantir o cumprimento das obrigações, os custos serão minorados, facilitando a contratação e diminuindo as taxas de juros”, pontua o especialista.

Uma novidade da lei nesse sentido é a subalienação fiduciária, que é a possibilidade de dar o mesmo bem em garantia fiduciária. Enquanto atualmente é possível que apenas uma dívida seja garantida por alienação fiduciária, o Marco Legal das Garantias possibilita que mais de uma dívida seja garantida pelo mesmo bem em alienação fiduciária, podendo ser automóvel ou um imóvel, por exemplo, dentro do limite de seu valor.

“A alienação fiduciária é uma modalidade de garantia onde o bem fica ao credor, enquanto o devedor permanece unicamente em sua posse. O grande trunfo do Marco Legal das Garantias é autorizar que os credores, podendo, inclusive, ser mais de um credor, possam receber o bem em alienação fiduciária por mais de uma dívida. Por exemplo, com um bem de R$ 200 mil, eu posso contrair duas dívidas de R$ 100 mil cada, com dois credores diferentes, em duas modalidades de contratação diferentes, estipulando taxas de juros e periodicidade diferentes. Assim, a primeira dívida fica com a garantia da alienação fiduciária e a segunda fica com a garantia da subalienação fiduciária. Essa ordem é definida pelo tempo da contratação da dívida”, explica.

Polêmica

Mesmo bem recebida, a legislação tem um ponto polêmico, que é sobre a tomada de veículos sem autorização da Justiça. Contudo, João Victor Duarte Salgado destaca como é a prática dessa questão. “Apesar de falar ‘sem autorização da justiça’, isso não ocorrerá. O Marco Legal das Garantias autorizou que os Cartórios de Registro, Títulos e Documentos possam realizar a busca e apreensão dos veículos, cujo pagamento das parcelas estejam em atraso, realizando tudo de forma extrajudicial, visando, sobretudo, a retomada do patrimônio pelo credor. Com isso, fica autorizado ao Oficial do Cartório expedir mandado, diligenciar em busca do bem, removê-lo e entregar ao credor”.

O advogado pontua que essa novidade foi bem vista pelos retentores das dívidas. “É bom para o credor em razão da desnecessidade de judicialização para retomada do bem, diminuindo os custos e otimizando o tempo. E aos devedores, por mais que soa inicialmente prejudicial, minimiza as despesas a serem pagas que, todo mundo sabe, no final, sai do bolso do devedor”, afirma. No entanto, ele salienta que a intervenção da Justiça ainda pode acontecer. “Na eventualidade de questionar-se a relação, especialmente cobrança de valores excessivos, pagamentos realizados e não considerados, ou solicitar prestação de contas ao credor, por exemplo, ainda é de competência do Poder Judiciário, que intervém para regular a relação entre credor e devedor”.

Prática

João Victor Duarte comenta outra inovação do Marco das Garantias: o agente de garantias. “Apesar da lei trazer uma clareza sobre o que ele fará, ainda não ficou bem definido como acontecerá na prática. O que se sabe é que ele é o responsável por gerenciar as garantias, especialmente nos casos de subalienação fiduciária, acreditando-se que essa figura atuará com certa limitação geográfica, acompanhando os pagamentos das parcelas, o cumprimento da retomada do bem, a amortização antecipada e etc. Essa figura, em razão do estrito interesse, não poderá ser o credor (especialmente os bancos) ou devedor”.

Na prática, o especialista pontua que a legislação ainda não está sendo aplicada. “Estima-se que ela demorará um bom tempo para que seja, então, aplicada pelas instituições bancárias. A título de exemplo, a Lei de Alienação Fiduciária (9.514) é de 1997 e somente a partir de 2005 é que ela veio efetivamente a ser aplicada nas contratações de empréstimo bancário”, exemplifica o advogado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Maio 04, 2026 Demais

A casa virou estúdio de vídeos e isso mudou a forma de…

Maio 04, 2026 Demais

Warner Bros. Pictures invade metrô em São Paulo com…

Maio 04, 2026 Demais

Outono exige atenção redobrada com a saúde de pets:…

Maio 04, 2026 Demais

Escassez de água se agrava e reforça papel de…

Maio 04, 2026 Demais

Alimentos e bebidas em embalagens longa vida: o que é…

Maio 04, 2026 Demais

Palatabilidade e bem-estar de pets são focos da ICC…

Maio 04, 2026 Demais

Valor afetivo das flores movimenta 18% das vendas…

Maio 04, 2026 Demais

Cachorro desaparece por horas em aeroporto após ser…

Abr 30, 2026 Demais

Exagerou no churrasco? Especialistas mostram 11…

Abr 30, 2026 Demais

Ceaflor reforça operação para atender aumento de vendas…

Abr 30, 2026 Demais

Quando faz sentido fechar a sacada?

Abr 30, 2026 Demais

Brasil tem alta de 30% no consumo de vinhos e mercado…

Abr 30, 2026 Demais

Abril Laranja: por que a campanha é essencial na luta…

Abr 30, 2026 Demais

Como cada signo é no trabalho?

Abr 30, 2026 Demais

Como medições avançadas ajudam fábricas de papel a…

Abr 30, 2026 Demais

Era do Imediatismo: Por que a pressa por resultados…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version