SEGS Portal Nacional

Demais

Mercado de energia solar compartilhada avança em Pirassununga

  • Segunda, 01 Julho 2024 18:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise de Almeida
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

DAH SOLAR Usina Pirassununga Hv3

A usina fotovoltaica da Fazenda Bom Retiro está equipada com mais de 5 mil painéis full screen autolimpantes da DAH Solar que geram 5 Gwh de energia

O mercado de energia solar por assinatura vem crescendo nos últimos três anos no Brasil. Entre 2021 e 2023 o número de grandes usinas que atuam neste segmento cresceu cerca de 250%, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). Entre as grandes usinas fotovoltaicas de geração distribuída compartilhada está a da Fazenda Bom Retiro, em Pirassununga, interior de São Paulo, com 3,3 MW de potência instalada.

Em operação desde fevereiro deste ano, a usina solar, projetada pela Turin Energia e executada pela EPCista Reserva Energia, tem capacidade para gerar 5,2 Gwh de eletricidade por ano e ocupa uma área de cinco hectares equipada com 5,78 mil painéis solares da DAH Solar. A eletricidade produzida a partir dos raios solares é jogada na rede pública da concessionária, gerando créditos que são descontados na conta de luz dos 78 locatários da Associação de Consumidores de Energia Sustentável (Aces).

Com isso, os usuários do serviço, a maioria de condomínios, já tiveram uma redução de 10% nos gastos com a tarifa de energia. “A expectativa da usina da Fazenda Bom Retiro é atingir 110 usuários até o final do segundo semestre deste ano”, afirma Brunno Alexander, sócio diretor da Reserva Energia, administradora da usina.

Mais potência e facilidade de manutenção – Segundo Fernando Labes, diretor da Turin, foram investidos na obra cerca de 11 milhões de reais. Para construir uma estrutura robusta e que ao mesmo tempo exigisse menos custos de manutenção, a empresa optou por módulos solares monofaciais, full screen (sem borda externa), tecnologia patenteada da DAH Solar, integrados com 10 inversores de 250kVA, fornecidos pela Port Trade Energy. Testes realizados pela Tüv Nord, tradicional organização especializada em inspeção, testes e certificação, comprovaram que os painéis full screen têm rendimento 11% superior em relação aos módulos convencionais.

Labes ressalta que a tecnologia full screen foi definitiva para a escolha do equipamento. “Por não ter moldura entre os vidros, esses painéis acumulam menos sujeira, o que resulta num desempenho superior e facilita a manutenção. Além disso, são módulos com ótimo patamar de qualidade de uma empresa com selo Tier 1, imprescindível para instalações de grande porte, com a garantia de todos os certificados de qualidade e um ótimo custo-benefício”, afirma o executivo.

Para fixação dos módulos fotovoltaicos foram utilizados clipes da ARaymond. “Esses clipes agilizam na instalação, pois são encaixados e não parafusados e já fazem a função de aterramento. Além disso, facilitam a manutenção e são sensivelmente mais duráveis”, explica Labes.

“Estamos muito confiantes no mercado de desenvolvimento de projetos. É um segmento que está em franca expansão para o qual a DAH vem se destacando com a tecnologia full screen, uma solução inovadora e patenteada, que potencializa o retorno do investimento, gerando mais energia e ao mesmo tempo reduzindo o custo com operação e manutenção (O&M)”, conclui Felipe Santos, diretor comercial para o Brasil da DAH Solar.

Sobre a parceria DAH Solar, Port Trade e ARaymond

Fundada em 2009, a DAH Solar é uma gigante chinesa especializada em desenvolvimento de tecnologia e fabricação de módulos fotovoltaicos, e também na construção e operação de estações de energia. A sua fábrica em Hefei tem capacidade de produção de 5GW por ano em módulos e 5,5GW em células fotovoltaicas, todas com certificações nacionais e internacionais, como CQC, Líder, ISO 9001, ISSO 14001, OHSAS 180001, TÜV, CE, CEC, Inmetro e FIDE. A empresa está presente em mais de 100 países e, desde 2017, no Brasil.

A empresa conta como parceiro de distribuição e instalação homologados, a Port Trade Energia, braço do Grupo Port Trade especializado em fornecimento e financiamento de equipamentos e soluções, desenvolvimento de projetos e assessoria técnica e comercial voltados para usinas fotovoltaicas.

Para que possa oferecer ao mercado uma solução completa para sistema de energia solar, a DAH homologou ARaymond fornecedora de grampos de fixação PowAR Snap® S+, PowAR™Slot e PowAR Wing Cinch™, para os painéis solares full screen da marca.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Jun 18, 2025 Demais

Dia Internacional da Micro e Pequena Empresa: como a…

Jun 18, 2025 Demais

Medicamentos veterinários falsos podem comprometer a…

Jun 18, 2025 Demais

Casas mais acolhedoras, funcionais e cheias de…

Jun 18, 2025 Demais

Conheça 5 tradições italianas que conquistaram os…

Jun 18, 2025 Demais

Novo Código Civil Pode Expulsar Moradores Antissociais…

Jun 18, 2025 Demais

Aprenda a fazer uma maquiagem junina simples e elegante

Jun 18, 2025 Demais

Ciclismo protege o cérebro e outros hábitos também:…

Jun 18, 2025 Demais

Esqueça o "menos é mais": 5 dicas para adotar o estilo…

Jun 17, 2025 Demais

MDF ou MDP? Descubra as diferenças que tornam o…

Jun 17, 2025 Demais

Portugal propõe endurecimento na Lei da Nacionalidade e…

Jun 17, 2025 Demais

Inverno 2025: tendências eyewear para a estação mais…

Jun 17, 2025 Demais

Criatividade e tradição impulsionam o mercado de…

Jun 17, 2025 Demais

Os benefícios da iluminação sensorial para os projetos…

Jun 17, 2025 Demais

Mercado de artigos para casa avança em 2025 com aumento…

Jun 17, 2025 Demais

Ilhabela reforça título de um dos destinos mais…

Jun 17, 2025 Demais

Construí na casa dos sogros. O imóvel é meu?

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version