SEGS Portal Nacional

Demais

Sil Fios e Cabos Elétricos esclarece mitos e verdades sobre instalações elétricas residenciais

  • Terça, 25 Junho 2024 18:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Filipe Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Segundo a Sil Fios e Cabos elétricos, as inspeções regulares são a forma de detectar conexões soltas, corrosão e quaisquer sinais de desgates. Outro alerta: as instalações improvisadas são sinônimos de perigo| Foto: Freepik

Desmistificar as crenças populares sobre a energia elétrica é essencial para promover um consumo mais seguro e eficiente. A Sil Fios e Cabos Elétricos preparou um guia detalhado para facilitar a vida dentro de casa

A energia elétrica é um recurso essencial em nossas vidas, mas também fonte de dúvidas clássicas que incorrem, comumente, em respostas erradas. Presente no dia a dia dos brasileiros, a Sil Fios e Cabos Elétricos, maior fabricante de condutores de baixa tensão do país, enumerou 9 questões muito frequentes no cotidiano residencial.

“Não dá para pensar na vida sem eletricidade, pois ela é essencial para alimentar nossos eletrodomésticos, iluminar ambientes e proporcionar momentos de trabalho e lazer. Mas, como qualquer ferramenta poderosa, a energia elétrica precisa ser usada com cautela e responsabilidade”, recomenda Nelson Volyk, gerente de Engenharia de Produtos da empresa.

A seguir, acompanhe os mitos e verdades elucidados por ele:

1. Equipamento ligado em 220 V gasta menos do que um ligado em 127 V?

Mito! De acordo com o especialista, o consumo elétrico de um aparelho é determinado pela sua potência, expressa em watts (W), e não pela tensão à qual está conectado. “A mesma quantidade de energia será consumida independentemente da tensão, desde que a potência do aparelho seja a mesma”, afirma Nelson.

2. Instalações elétricas antigas afetam a conta de energia?

Verdade. A Sil Fios e Cabos Elétricos comumente enfatiza a importância de refazer as instalações executadas nas décadas de 1970 e 1980, pois é natural que o PVC dos condutores tenha ressecado – problema que causa fuga de corrente capaz de impactar na elevação do consumo mensal de energia. Além disso, o gerente da marca, que é líder no segmento, ressalta que esses sistemas antigos não suportam a instalação de dispositivos de segurança modernos, como o Dispositivo Diferencial Residual (DR).

 

No portfólio da Sil Fios e Cabos Elétricos, os modelos mais empregados nos projetos de instalação são o Cabo FlexSil 750V, com isolação em PVC e reconhecido por sua excelente flexibilidade e facilidade para a instalação, e o Cabo Flexível Silnax 0,6/1kV HEPR 90⁰C, que além da isolação possui cobertura |Imagem: Divulgação Sil

Com o aumento do uso de aparelhos elétricos modernos, as demandas sobre os sistemas elétricos aumentaram, resultando em perdas elétricas e valores mais altos na conta de energia nas instalações antigas, que não foram projetadas para essa nova realidade.

 

De acordo com o especialista da Sil Fios e Cabos Elétricos, os disjuntores têm a função primordial de desarmar instantaneamente em casos de curto-circuito. Essa ação imediata protege os cabos elétricos, garante a segurança das pessoas e preserva o patrimônio, prevenindo os efeitos perigosos da energia elétrica que podem iniciar um incêndio. | Divulgação: Freepik

3. É seguro usar um adaptador para conectar um plug de 20 A em uma tomada de 10 A?

Mito. Nelson explica que muitos brasileiros acreditam na eficácia de utilizar um adaptador para conectar um plug de 20 A em uma tomada de 10 A, entretanto o comportamento pode incorrer em danos perigosos. “Adaptadores inadequados resultam em sobrecarga na tomada, aquecimento excessivo, derretimento do adaptador e potencial risco de incêndio”, enumera ele sobre as ocorrências dessa ação.

Além disso, essa prática ainda danifica tanto a tomada como pode prejudicar o aparelho conectado.

4. É possível usar benjamin para conectar mais de um aparelho na tomada?

Sim, verdade. Mas, é fundamental que a soma do consumo elétrico desses aparelhos não ultrapasse 10 A e, para chegar nessa conclusão, o gerente da Sil Fios e Cabos Elétricos recomenda verificar a corrente elétrica (em amperes) que cada aparelho consome.

Quando o equipamento demandar um consumo elevado, o correto é não utilizar benjamin.

 

Benjamin e extensões de energia são ferramentas práticas que aumentam a quantidade de tomadas disponíveis em um ambiente, facilitando a conexão de diversos aparelhos. No entanto, a Sil Fios Cabos Elétricos aconselha o emprego com precaução | Divulgação: Freepik

5. É verdade que os cabos flexíveis consomem mais energia do que os rígidos?

Não. No segmento, algumas pessoas possuem essa crença errônea, mas o fato é que não há diferença na capacidade de condução de energia entre cabo flexível e cabo rígido, desde que sejam comparados na mesma seção nominal. A escolha entre um e outro deve ser baseada na flexibilidade necessária para a instalação.

Do portfólio da Sil Fios e Cabos Elétricos, o produto mais usado nas instalações elétricas brasileiras é o Cabos FlexSil 750V, reconhecidos por sua excelente flexibilidade e facilidade na instalação.

6. O cabo para chuveiro elétrico deve ser sempre de 6mm²?

Não. A seção do cabo deve ser especificada pelo fabricante do chuveiro que pode indicar seções de 4 mm², 6 mm² ou até de 10 mm², dependendo da potência e tensão do chuveiro.

“Cabos com seção nominal menor do que o adequado geram aquecimento excessivo que, por sua vez, não apenas eleva o risco de curto-circuito, como também faz subir o valor da conta de energia no fim do mês”, aponta o especialista da Sil Fios e Cabos Elétricos.

7. Eletricistas podem trabalhar em tomadas sem desligar a energia?

Não, pois isso é perigosíssimo! A calosidade nas mãos pode oferecer alguma resistência ao choque, mas não elimina o risco de acidentes graves. Portanto, a conduta de não desligar a energia no quadro de distribuição pode causar choques elétricos que costuma causar lesões sérias ou até ser fatais.

 

Para a Sil Fios e Cabos Elétricos, segurança e bem-estar dependem de um projeto bem elaborado, materiais de alta qualidade e execução por profissionais qualificados. | Divulgação: Freepik

8. É possível trocar o chuveiro elétrico por um modelo mais potente sem alterar a instalação elétrica?

Nem sempre. Trocar um chuveiro elétrico por outro de maior potência exige uma análise cuidadosa do disjuntor e do condutor elétrico que alimenta o aparelho. Ignorar essas especificações pode ocasionar desligamentos frequentes do disjuntor devido à sobrecarga de energia no circuito, aquecimento do condutor e devido a isso conta de energia mais alta.

9. O cabo desbitolado deixa a conta de energia mais alta?

Sim. O cabo desbitolado, ou seja, aquele com menos cobre do que o especificado, possui menor capacidade de condução de corrente elétrica e devido a este fato gera aquecimento do cabo. Este aquecimento é um consumo de energia, que é cobrada na conta de energia elétrica.

Sobre a Sil Fios e Cabos Elétricos

A Sil Fios e Cabos Elétricos atua na produção e comercialização de Fios e Cabos Elétricos de baixa tensão desde 1974. Em 2024, a empresa foi laureada com o prêmio Anamaco – Master (categoria Fios e Cabos), ABREME (categoria ouro em 2024) em fios e cabos elétricos, Top of Mind e Melhor Produto do Ano pelo Grupo Revenda.

Em 2022, ao contabilizar o volume de material produzido, seria possível realizar 22 voltas ao redor da Terra. Empresa nacional, líder de mercado, a Sil conta com alta tecnologia na fabricação dos fios e cabos de qualidade para uso em instalações elétricas com tensões de até 1 kV (baixa tensão).

Em 1956, o Sr. Silvio Barone — o precursor da Sil —, iniciou sua trajetória com a abertura da Elétrica Danúbio, loja varejista revendedora de materiais elétricos. Com muito trabalho, o negócio expandiu e alcançou a abertura de outras filiais. Graças a sua visão empreendedora, o Sr. Barone realizou um novo sonho e adquiriu, em 1974, uma pequena fábrica para produzir os próprios fios e cabos elétricos. Assim, deu início a Sil Fios e Cabos Elétricos, que atualmente emprega mais de 500 colaboradores.

É por meio da transformação do cobre com alto grau de pureza e do composto isolante, específico para cada produto, que a companhia produz fios e cabos elétricos para instalações elétricas com tensões de até 1 kV (baixa tensão), bem como: cabos solda, de dados e cabo solar para sistemas fotovoltaicos. A Sil atende projetos residenciais, comerciais e industriais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 22, 2025 Demais

Agenda cheia no fim do ano? Veja como manter o corpo em…

Dez 22, 2025 Demais

Quando o descanso vira estresse: se não planejadas, as…

Dez 22, 2025 Demais

Previsão do Tarot para Janeiro de 2026: O Mago abre o…

Dez 22, 2025 Demais

Pesquisa revela perfil das moradias de alto padrão nos…

Dez 22, 2025 Demais

Empatia não é enfeite de dezembro

Dez 22, 2025 Demais

Campanha de Natal da Wine oferece até 85% de desconto

Dez 22, 2025 Demais

MAM Baby explica a contribuição dos mordedores para uma…

Dez 22, 2025 Demais

Aproveite os nutrientes das frutas enlatadas das festas…

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version