Trabalha Sentado? Faça Esses 5 Exercícios Para Salvar Sua Postura
Especialista em coluna vertebral explica que ficar muitas horas sentado faz mal para a saúde e dá dicas de como se movimentar mais e se manter ativo mesmo no escritório.
Trabalhar, dirigir, estudar ou ficar na frente da TV: O estilo de vida atual faz com que as pessoas passem muitas horas sentadas. E apesar de parecer uma prática inofensiva, ficar muito tempo sentado pode provocar consequências graves à saúde. “A posição sentada já sobrecarrega naturalmente a região da pelve e da lombar. Dependendo da forma como se senta, há uma maior pressão e atrito na região” – comenta Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos.
Bernardo explica também que os danos ao corpo podem piorar se a pessoa não tiver uma configuração ergonômica ideal (a maioria não tem) e permanecer na mesma posição por horas seguidas. “Essa falta de variação, junto com os ombros curvados e uma cadeira desconfortável, pode causar dores nas costas, dores de cabeça, tensão e rigidez nas costas, pescoço e ombros” – pontua.
A principal dica do fisioterapeuta é não permanecer muito tempo na mesma posição. “Se possível faça um apoio para a coluna lombar com uma almofada. Isso pode ajudar a reduzir os sintomas de dor nessa região e levantar de tempos em tempos se faz necessário”.
O especialista explica que realizar pequenas pausas e se movimentar durante o dia é fundamental para a circulação. Além da coluna, regiões como pescoço, ombros e tronco também devem ser levados em consideração. Alongar essas regiões de tempos em tempos ajuda e muito, a aliviar e prevenir futuras dores. Pensando nisso, o fisioterapeuta Bernardo Sampaio listou alguns tipos de exercício que qualquer profissional pode fazer sem sair da cadeira do escritório:
Alongamento de tríceps
Levante o braço e dobre-o de forma que sua mão alcance o lado oposto;
Use a outra mão e puxe o cotovelo em direção à cabeça;
Segure por 10 a 30 segundos;
Repita do outro lado.
Alongamento da parte superior do corpo e braço
Junte as mãos acima da cabeça com as palmas voltadas para fora;
Empurre os braços para cima, alongando-os para cima;
Mantenha a postura por 10 a 30 segundos.
Alongamento do tronco
Mantenha os pés firmes no chão, voltados para frente;
Gire a parte superior do corpo na direção do braço que está apoiado nas costas da cadeira;
Mantenha a postura por 10 a 30 segundos;
Repita do outro lado.
Dica: expire enquanto se inclina para o alongamento para uma maior amplitude de movimento.
Encolher de ombros
Levante os ombros de uma vez em direção às orelhas.
Solte-os e repita 10 vezes em cada direção.
Alongamento do pescoço
Relaxe e incline a cabeça para frente;
Vire o pescoço lentamente para um lado e segure por 10 segundos;
Repita do outro lado;
Relaxe novamente e levante o queixo de volta à posição inicial;
Faça isso três vezes para cada direção.
“Se preferir defina um cronometro no celular para alertá-lo para se levantar pelo menos uma vez a cada hora. Além disso, tente sempre manter os pés apoiados ao chão e ao sentar-se evite cruzar os joelhos ou tornozelos para um melhor alinhamento corporal e tente sempre se lembrar de relaxar os ombros enquanto digita no computador, isso já fará uma boa diferença e promoverá maior qualidade de vida” – Finaliza Bernardo Sampaio.
BERNARDO SAMPAIO
Fisioterapeuta pela PUC-Campinas (Crefito: 125.811-F), diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos, Bernardo Sampaio é também professor de graduação e pós-graduação também leciona como convidado nos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. Saiba mais em: www.institutotrata.com.br e www.itcvertebral.com.br
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>