SEGS Portal Nacional

Demais

A compra a granel é uma das soluções para reduzir o consumo de plástico

  • Segunda, 12 Junho 2023 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Imagem: Divulgação

A compra a granel faz parte dos pilares no combate ao desperdício de alimentos e a invasão de plástico na natureza, tema eleito para a Semana Mundial do Meio Ambiente de 2023, com ações que visam ampliar a conscientização para combater a poluição plástica no mundo

Anualmente é eleito um tema específico para as atividades e iniciativas realizadas no mundo todo. Esses temas abordam questões ambientais urgentes e destacam áreas nas quais é necessário agir. Eles também fornecem orientação e inspiração para governos, empresas e indivíduos desenvolverem soluções sustentáveis. Em 2023 o tema se concentrará em soluções para a poluição plástica.

Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano no mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares.

Esse meio de consumo, mais conhecido como granel, usual até poucas décadas atrás, se tornou um dos pilares do movimento sustentável no mundo, e ainda permite aos clientes, comprar alimentos e bens domésticos por peso, sem embalagens.

"Contrariamente aos produtos embalados, que temos que comprar a quantidade estabelecida pelo fabricante, a compra a granel é mais flexível, pois dá liberdade para decidir o quanto comprar. O consumidor pode ir às nossas lojas com seus próprios recipientes, potes de vidro, e leva só aquilo que deseja, por peso ou por unidade," conta Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, que detém mais de 300 opções de itens a granel em suas unidades.

Nas unidades Bio Mundo, a escolha pelo granel se deu desde o início, em 2015. "O granel é um dos carros chefes da casa, somente ele é responsável por mais de 20% do faturamento mensal da rede. Isso comprova a grande adesão do público por essa modalidade, trazendo mais economia, pois compra-se apenas o que será consumido e não há o uso de embalagens industrializadas, reduzindo o uso de plásticos e papéis," continua Mothé, ao afirmar que esse estilo de compra também traz benefícios ocultos, pois os produtos a granel são mais naturais e têm menos aditivos prejudiciais para a saúde.

Além disso, os itens embalados no final da compra para o cliente são feitos com sacolas 100% biodegradáveis, reutilizáveis e recicláveis, trazendo maior conforto ao consumidor, que muitas vezes não sai de casa preparado e não leva consigo, uma sacola ou bag reutilizável.

Neste longo caminho do empreendedorismo, a Bio Mundo reconhece que é fundamental impactar positivamente na saúde e bem-estar das pessoas além do que é disposto em prateleira, mas prezar por uma operação mais sustentável, consciente e bem gerenciada, resultado dos 3 pilares do ESG (Environmental, Social and Governance), em português ASG (Ambiental, Social e Governança).

Pensando nisso, a Bio Mundo também incluiu em todos os projetos das unidades, a instalação de lâmpadas de LED. Com alta eficiência energética: produz mais luz (lúmens) por watt consumido, levando à economia de energia – de 50% a 80% – quando comparado a tecnologias tradicionais, resultando em redução de custo e de emissões de carbono.

Toda empresa pode gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente através da remodelação dos impactos no meio ambiente, reduzindo ou compensando qualquer prejuízo. "Aqui, repensamos todos os processos da empresa, como e onde poderíamos evoluir para transformar o nosso meio e o nosso planeta. Até os papéis usados em nossa empresa são recicláveis e após usados, são levados para reciclagem novamente. Um ciclo que prezamos e evoluímos constantemente," finaliza Mothé.

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. Suas filhas, em especial, já consumiam e "faziam parte" do universo mais saudável e fitness, o que colaborou e incentivou o início de toda a criação.

Possui mais de 150 lojas espalhadas em 18 estados do Brasil em apenas 7 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising - ABF.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version