A arte circense além da lona
Há muito anos, o circo foi introduzido no Brasil por diversas famílias, entre elas, uma em especial: os Robatini. Após sete gerações, uma jovem chamada Giovanna Robatini vem se destacando de uma maneira diferenciada por levar a arte circense além das lonas.
Natural de Cuiabá (MT), Giovanna conquistou o carinho do público também no ambiente virtual e, atualmente, conta com quase 5 milhões de seguidores, somando todos os seus perfis nas redes sociais.
Fato curioso é que a artista circense encontrou na Internet, um espaço para compartilhar a arte secular da família que há anos administra o "Circo Encantado".
Giovanna Robatini revela que sua inspiração, desde a infância, veio principalmente do exemplo dos pais e do famoso Cirque du Soleil. Essa paixão pela arte ainda criança, transformou sua vida e abriu inúmeras oportunidades.
Suas primeiras experiências no circo foram como uma simpática “palhacinha”, habilidade que seu pai continua exercendo até hoje, já que ele é o palhaço principal do espetáculo, além de realizar a temida apresentação no Globo da Morte.
Ao crescer no circo e experimentar algumas possibilidades, a jovem percebeu que o bambolê poderia ser o seu maior aliado. E a percepção foi certeira. Com prática e muita dedicação, se tornou uma especialista no assunto e hoje consegue equilibrar 50 bambolês simultaneamente no corpo, uma visão que deixa o respeitável público boquiaberto.
Já sobre sua visibilidade nas redes sociais, não foi apenas uma obra do acaso. Durante a pandemia ocasionada pela Covid, Giovanna começou a gravar vídeos para combater o tédio causado pelo fechamento temporário do circo.
Com a mãe ilusionista e o irmão também palhaço, ela fez e faz questão até hoje de mostrar toda a rotina da família moradora do circo itinerante, o que inclui ainda momentos com os avós, tios e primos.
Em um de seus primeiros vídeos publicados, onde mencionou de modo geral sua rotina morando em um circo, se surpreendeu com uma repercussão viral nunca atingida antes. Foi então que percebeu a oportunidade de expor seu trabalho de maneira mais abrangente na Internet.
Por meio de vídeos e vlogs gravados de maneira bem humorada, a artista compartilha diariamente situações engraçadas e curiosas de seu cotidiano em suas redes sociais, desmistificando o “glamour” idealizado pelas pessoas sobre o circo, e a colocando em uma situação de “gente como a gente”.
Sobre suas experiências morando 24 horas em um circo, Giovanna ressalta que existem os prós e contras, como por exemplo, a possibilidade de viajar e conhecer novas culturas, mas, ao mesmo tempo, de ter que lidar com a saudade dos amigos que precisa se distanciar, o pouco espaço nas moradias e, infelizmente, o preconceito que ainda existem por parte de algumas pessoas. De modo geral, quando faz o exercício de colocar tudo na balança, as coisas boas sempre se sobressaem.
Pensando no futuro, um de seus objetivos é estudar Cinema. Nessa área, Giovanna tem como inspiração a atriz Zendaya, ganhadora do Emmy de Melhor Atriz em 2022. Na arte em geral, Grace Good, Irina Akimova e Selena Gomez são algumas de suas referências.
E é com esse jeito doce, talento nato e muita simpatia que Giovanna Robatini vem se destacando no circo e nas redes sociais, mostrando o verdadeiro valor da arte circense e da família.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>