SEGS Portal Nacional

Demais

Refugiados ucranianos começam uma nova vida em Portugal

  • Segunda, 04 Abril 2022 10:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Lara
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Cris Maya, criadora do canal Vamu Ver!, conversa com a família Skalota, imigrantes da Ucrânia que deixaram o país em busca de paz em terras portuguesas

O conflito militar iniciado pela Rússia com ataques armados na Ucrânia causou espanto no mundo inteiro, obrigando o povo ucraniano a deixar suas casas e ir em busca de um novo lar em outras localidades da Europa. Dentre os países, Portugal tem se mostrado receptivo a esses refugiados.

A youtuber brasileira Cristina Maya, que vive em Portugal e é idealizadora do canal “Vamu Ver!”, no qual relata experiências e curiosidades sobre o país, conversou com a família Skalota, que decidiu sair da Ucrânia, onde estavam presenciando um constante cenário de guerra. “Nós morávamos no centro do país, em Kirovorad, mas devido à proximidade do aeroporto militar na nossa cidade, decidimos que deveríamos sair de lá para nos proteger. Meus avós, meu pai e meus tios ficaram na Ucrânia para ajudar as pessoas e tentar, de alguma maneira, proteger nosso país”, lamenta Illona Skalota.

A jovem membro da família ucraniana revela como foi o percurso até chegar em Portugal. “No dia 4 de março começamos nossa viagem rumo à Polônia. Foram 26 horas em um ônibus, mais 10 horas em uma fila para finalmente conseguir atravessar a fronteira entre os países. Foi muito difícil, mas ao chegar na Polônia fomos recebidos por diversos voluntários que nos ajudaram com comida e colchões, possibilitando algumas noites de sono mais tranquilas enquanto aguardávamos no aeroporto de Lublin, de onde embarcamos rumo a Portugal”, relata.

A chegada em terras portuguesas trouxe emoção para a família, que sentiu esperança de dias melhores com todo o suporte recebido no país. “Nossa recepção foi incrível e ficamos por 11 dias em um ginásio infantil próximo de Lisboa, onde recebíamos comida e tínhamos nossas próprias camas. Após esse primeiro período, alguns voluntários disponibilizaram um apartamento em Rio Maior, que é onde estamos tentando estabelecer nossas vidas. Somos muito gratos a essas pessoas”, disse Illona.

De acordo com os imigrantes, o processo para emissão de documentos se iniciou logo no desembarque em Portugal. “O pessoal da SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) nos ajudou com a documentação no aeroporto e agora temos declarações de que podemos estar aqui legalmente. Daqui alguns dias, provavelmente, eles devem nos ligar para dar continuidade no processo e termos nossos documentos de imigrantes legais em Portugal”, revela.

Questionados por Cris Maya sobre quais as expectativas da família no país, eles afirmam que pretendem aprender mais sobre a cultura local, já que não sabem quanto tempo o conflito pode durar. “Por enquanto queremos aprender a língua portuguesa, afinal devemos entender e nos comunicar com as pessoas que vamos interagir daqui pra frente. Além disso, precisamos matricular nossas crianças na escola e os voluntários que nos ajudaram com moradia irão auxiliar nesse sentido também”, relatam.

Após passar por momentos conturbados, Illona e seus familiares acreditam que essa situação mostrou que ainda existe união entre as pessoas. “O movimento de empatia pela Ucrânia e seu povo pôde ser sentido por todos nós. Pessoas que têm a possibilidade de ajudar, devem fazê-lo, pois é de grande importância nesse momento”, finaliza. Assista a entrevista na íntegra no canal Vamu Ver! no YouTube.

Sobre Cristina Maya

Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 19, 2025 Demais

Troca de presentes no Natal segue regras específicas do…

Dez 19, 2025 Demais

Luuna lança colchão premium personalizável com…

Dez 19, 2025 Demais

Acidente nas férias? Entenda se pode ter direito ao…

Dez 19, 2025 Demais

Decorelli traz novas estampas para o Natal

Dez 19, 2025 Demais

Autocuidado no topo da lista para 2026: como negócios…

Dez 19, 2025 Demais

Decoração de Natal deve ser planejada com muita cautela…

Dez 19, 2025 Demais

Acordo autoriza visita em caso de subtração…

Dez 19, 2025 Demais

Setor vitivinícola lança filme de Natal que celebra o…

Dez 19, 2025 Demais

Blockchain e cripto no entretenimento digital moderno

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version