Governo realiza feirão em Porto Alegre para venda de imóveis da União
Um total de 113 imóveis está disponível para recebimento de propostas de aquisição pelo VendasGov, portal desenvolvido pelo Serpro para o Ministério da Economia
O Ministério da Economia realizou, nesta sexta-feira, 11, o último Feirão SPU+ para venda de 113 imóveis da União no Rio Grande do Sul. A edição gaúcha, aconteceu após realização do evento no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). Os imóveis já estão disponíveis para receberem Propostas de Aquisição de Imóveis (PAI). As propostas de pessoas físicas e jurídicas devem ser encaminhadas, de forma prática e segura, pelo VendasGov, portal desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), vinculada à Secretaria de Desestatização, Desinvestimento e Mercados (SEDDM).
Dos 113 imóveis, 85 são da SPU e 28 do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são terrenos, apartamentos e prédios em todo o estado, com potencial de venda mais elevado. O imóvel de maior destaque é o Hospital Álvaro Alvim, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, com área de 10.483,23m², que está em alto estágio de depreciação desde o início da pandemia. Mesmo desocupado, o imóvel custa à União cerca de R$ 550 mil, ao ano, em despesas com vigilância, taxa de coleta de lixo, água e energia. Ao ser transferido à iniciativa privada, a venda vai gerar emprego, renda e receita aos cofres públicos. A lista completa de imóveis à venda do Rio Grande do Sul pode ser obtida em imoveis.economia.gov.br.
O Feirão de imóveis SPU+ tem se mostrado uma importante ferramenta para dar uma correta destinação a áreas abandonadas e desocupadas há bastante tempo. Desde 27 de agosto de 2021, quando o primeiro Feirão foi realizado, o VendasGov recebeu 1.396 propostas de PAI, sendo 225 do RJ, 219 de SP, 203 de MG e 481 do DF. O RS recebeu 13 propostas nesse período e deve intensificar esse volume após o Feirão. Depois do último Feirão realizado em Brasília em dezembro, foram recebidas mais de 630 propostas para todo o país.
Tecnologia
O VendasGov foi desenvolvido com design moderno, que facilita a navegação, e foi desenhado de forma responsiva para adequar e permitir uma melhor visualização do conteúdo, também, em dispositivos móveis. O sistema de venda de imóveis mantém os recursos de criptografia e autenticação, que conferem segurança ao processo de compra. Na plataforma, os interessados podem se inscrever para receber informações automáticas, de acordo com as características do imóvel que procuram.
"Temos a preocupação de não apenas realizar a digitalização da burocracia, mas promover uma transformação digital completa, de 360 graus. Embarcamos o que tem de melhor em tecnologia, em experiência do usuário, além de garantirmos diversas camadas de segurança com uso. Sempre conectando governo e sociedade, o que está na missão do Serpro", salientou o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, que participou do evento.
Como participar
No dia da concorrência, os interessados devem acessar o portal VendasGov, fazer o login pela plataforma GOV.BR – que possibilita acesso às páginas do governo federal – e enviar suas ofertas. As sessões públicas são realizadas sempre às 15h e as propostas podem ser apresentadas até as 14h59.
Caso a proposta apresentada seja aceita, o interessado deverá providenciar um laudo de avaliação do ativo e apresentar o documento para homologação. Em seguida, é aberta uma concorrência pública, quando qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá realizar ofertas eletronicamente. O proponente que enviou a PAI tem direito de preferência na concorrência pública.
Para a habilitação, é necessário anexar o comprovante de pagamento da caução, equivalente a 5% do valor de avaliação do imóvel. Vence a oferta de maior valor. Se a proposta apresentada não for a vencedora, a caução é integralmente devolvida.
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