SEGS Portal Nacional

Demais

Eu(s) do passado e do futuro encontram-se em campanha de alerta ao acolhimento geracional

  • Quinta, 10 Fevereiro 2022 11:00
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Gutierre
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Filme “Encontro com o tempo” traz reflexão sobre a importância do relacionamento entre gerações

Brasil, fevereiro de 2022 – Em resposta a uma das maiores crises de identificação entre gerações, a organização Vinde a Cristo lança o filme ‘Encontro com o tempo’. A produção traz o encontro de pessoas com seus possíveis ‘eu(s)’ do passado e futuro por meio de smartphones. Ao longo do filme, os participantes trazem reflexões pessoais, não roteirizadas, sobre as aflições de cada fase da vida e a importância de valorizar o momento. A emoção é marcante principalmente na troca de palavras de conforto e conselhos entre os ‘eu(s)’, que sentem a pressão das incertezas do futuro, assim como os arrependimentos do passado.

A narrativa trata o assunto de maneira leve, sensibilizando sobre o preconceito contra o envelhecimento. “A nossa ideia aqui era impactar com uma mensagem forte de amor, que todos pudessem se identificar. O ‘idadismo’ é um elemento opressor na vida de muitas pessoas. Precisamos falar sobre isso e nos engajar verdadeiramente para romper preconceitos ainda existentes”, declara Camila Nagata, produtora do Vinde a Cristo.

Já para a diretora de Criação da Giusti, Daniela Dahrouge, ao nos colocarmos no lugar do próximo de verdade, conseguimos realmente sentir que cada fase da vida importa e deve ser valorizada. “Nenhuma das pessoas que participaram sabia o que iria acontecer ali de verdade. Foi incrível ver como elas se entregaram à crença de que realmente estavam falando com elas mesmas. Vimos elas compartilharem seus medos, angústias e melhores conselhos, sentindo o real valor da sabedoria da maturidade e da vitalidade e coragem da juventude”, completa. A assinatura do filme reforça a ideia: “Respeite seu tempo. De momento em momento que se faz o agora”.

Para a diretora de cena do filme, Cris Vida, a ideia central e a necessidade de debater o tema a encantaram para o projeto. O grande desafio foi a seleção de histórias de vida fortes e que se conectassem entre si. “A gente buscou encontrar um paralelo em cada dupla para que, de certa forma, parecessem a mesma pessoa. Chegamos em uma seleção muito bacana, que no dia rendeu muito. Tudo deveria acontecer ao mesmo tempo, em espaços diferentes, sem pausas, o que ajudou a acessar as emoções mais profundas de cada um. E foi espetacular, pois quando eles começaram a entender que as outras pessoas vivem os mesmos dramas que elas, alcançamos uma relação de confiança imensa e genuína”, detalha.

No filme, acompanhamos a história de Karoline Almeida, de 18 anos, conversando com sua “suposta” versão do futuro, Beatriz Santinelli, de 60 anos. Também temos a jovem de 21 anos Verônica Rodrigues com Selma Braga, de 57 anos; e Miguel Estevão, de 18 anos, com Elias Cardoso, de 50 anos.

O projeto, com criação do Vinde a Cristo e da Giusti, e produção da Cine, destaca a importância do acolhimento ao envelhecimento, com o objetivo de quebrar as principais barreiras entre os públicos jovens e mais maduros. A campanha será veiculada nos meios digitais (Youtube e redes sociais), nos países em que Vinde a Cristo está presente.

Veja o vídeo da campanha em youtube.com/watch?v=xHhsLHel09M.

Entenda o “idadismo”

O idadismo é uma forma de preconceito sofrida por pessoas por conta da idade, sobretudo, em relação aos indivíduos mais velhos. Nos últimos anos, a discussão ganhou força na sociedade e no ambiente de trabalho, com esforços para construir pontes benéficas entre as diferentes gerações.

A mais recente vitória deve entrar em vigor agora no início de 2022. Após forte pressão internacional de organizações científicas e da sociedade civil, a OMS (Organização Mundial da Saúde) recuou da decisão de classificar velhice como doença na nova versão CID 11 (Classificação Internacional de Doenças), que entra em vigor em janeiro de 2022. A OMS divulgou oficialmente a alteração no dia 16 de dezembro de 2021.

Além da significativa mudança na classificação de velhice no CID 11, ainda no mês de janeiro, quando o filme é oficialmente lançado, são comemoradas duas datas simbólicas sobre o rito de passagem de gerações e momentos de vida: o Dia do Adulto (15 de janeiro) e Dia do Aposentado (24 de janeiro). O mês de janeiro também foi escolhido para o lançamento do projeto por tratar-se de um período de iniciar um novo ano, um novo ciclo, em que há um forte sentimento nas pessoas da passagem do tempo, quando são revistas metas, ações passadas e os planos para o futuro.

Sobre Vinde a Cristo

Presente em 66 países e com quase 35 milhões de visitas no ano (contabilizando todas as páginas), a plataforma foi criada em 2001 originalmente como mormon.org, mudando seu nome para vindeacristo.org em 2019. É um canal de comunicação sem fins lucrativos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que tem o propósito de convidar as pessoas a aproximarem-se de Jesus Cristo. Para saber mais acesse: www.vindeacristo.org.

FICHA TÉCNICA

Título: Encontro com o Tempo

Cliente: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Produto: Vinde a Cristo

Agência: Giusti Comunicação

Direção Geral: Bruno Lima

Produção executiva: Alex Dantas

Direção de Criação: Daniela Dahrouge

Criação e roteiro: Daniela Dahrouge

Diretora Geral de Atendimento: Bel Pocai

Atendimentos: Mariana Gutierre, Juliana Tavares e Larissa Picolli

Atendimento Digital: Jéssica Nakayama e Cinthia Silva

Planejamento: Marcella Martins

Produção RTV: Marcella Maia

Produção digital e legendagem: Kawan Frias

Aprovação Cliente: Alex Dantas, Bruno Lima e Camila Nagata

Produtora de Filme: CINE

Direção de Cena: Cris Vida

Roteiro montagem: Lilian Lovisi

Assistente de Direção: Camila Gentile e Toni Diniz

Diretor de Fotografia: Lucas Mello

Produção Executiva: Raul Doria, Deo Borba e Renata Jarud

Line Producer: Renata Sabino

Coordenador de produção: Jair Costa, Roseli Sabino, e Kaique Nepomoceno

Direção de Produção: Brandão e Plyana Brandão

Montador: João Branco

Pós-produção: CINE X

Coordenação de Pós: Sergio Cicinelli e Lucas de Paula

Compositor Trilha: Eduardo Aram

Mixagem de Áudio: Lamps Lampadinha


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version