SEGS Portal Nacional

Demais

4 teorias sobre a pandemia que se transformaram em realidade

  • Quarta, 09 Fevereiro 2022 18:26
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Neris
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Conheça novas tecnologias e mudanças sociais que saíram direto das histórias de ficção e hoje são ou poderão fazer parte da vida de bilhões de pessoas

Não são poucos os filmes, séries e livros que dramatizam as consequências do alastramento de doenças pelo mundo. Boa parte destas narrativas conta com um apelo quase apocalíptico e apresentam situações absurdas, quase fantasiosas que só poderiam acontecer na ficção.

Porém, como disse Oscar Wilde: “a vida imita a arte mais do que a arte imita a vida” e com a pandemia não foi diferente. O avanço da doença pelo mundo tornou realidade tecnologias e situações que antes eram destaque apenas nas histórias de ficção cientifica. O médico e gestor de saúde Marcelo Marçal usou sua experiência na área e também o fato de ter atuado na linha de frente do combate ao novo coronavírus para construir um enredo instigante e repleto de reviravoltas do livro ICTUS: o prisioneiro sem nome.

Autor de uma obra que retrata um mundo pós-pandêmico, identificou pontos em que realidade e ficção convergiram. Abaixo, Marçal lista as inovações tecnológicas e dinâmicas sociais que parecem ter saído dos livros de ficção e já estão entre nós. Confira!

- Mutações virais aceleradas

Ficção: na narrativa de Marçal, a pandemia chegou a ser controlada, porém os casos voltaram algum tempo depois, pois o vírus havia sofrido mutações.

Realidade: desde o começo da pandemia o mundo já presenciou algumas variantes: Alfa, Beta, Gama, Delta, Mu, Lambda e agora a Ômicron.

- Sensores que detectam vírus

Ficção: Em ICTUS: o prisioneiro sem nome existe o Hope, um sensor instalado no braço, que detecta a presença do vírus, em tempo real, como um scanner.

Realidade: biossensores para detectar vírus já estão em desenvolvimento em vários lugares do mundo. Eles poderão escanear ambientes e até a carga viral no organismo nas pessoas.

- A vida no novo normal

Ficção: na história de Marcelo, a pandemia virou endemia no ano de 2027. O tão falado “novo normal” acabou por se tornar a realidade.

Realidade: esse conceito nada mais é do que a busca do ser humano pela normalidade e faz uma profunda reflexão sobre a confiança de um futuro melhor.

- Exclusão sanitária dos mais pobres

Ficção: a detenção exclusiva do scanner Hope em escala mundial por uma empresa privada prejudicou os menos favorecidos e criou uma espécie de “casta de excluídos sanitários”.

Realidade: no mapa global da vacinação alguns países africanos demoraram para receber as primeiras doses e 17 dos 20 países que menos aplicaram doses no mundo estão na África.

Você quer saber mais sobre como o mundo vai lidar com a pandemia se ela ainda existir em 2027? Então coloque ICTUS: o prisioneiro sem nome na sua lista de leituras! Na trama, uma poderosa empresa de tecnologia, a SafeLife, desenvolveu um sensor chamado Hope, que identifica a presença do vírus em tempo real.

A tecnologia foi adotada no mundo todo, mas os verdadeiros interesses da companhia com esta ferramenta talvez não sejam tão nobres assim. Ao ser procurado para assumir a defesa de um caso, um jovem advogado é envolvido em uma trama cheia de reviravoltas e segredos que pode mudar o rumo da humanidade. O livro está disponível na Amazon.

Sobre o autor: Marcelo Marçal nasceu em Santo André, São Paulo, onde vive hoje com sua esposa e dois filhos. Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mais tarde especializou-se em Nefrologia. Montou uma empresa de diálise hospitalar em São Paulo, tendo nela atuado por 21 anos, inicialmente como médico Nefrologista e posteriormente como gestor, até sua venda em 2019, quando passou, também, a dedicar-se a escrever seu primeiro romance: ICTUS - O prisioneiro sem nome.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version