SEGS Portal Nacional

Demais

Áreas verdes de Goiânia terão sistema de irrigação automatizado

  • Terça, 08 Fevereiro 2022 18:40
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Sistema de irrigação prioriza eficiência e uso mínimo de água possível - Divulgação

 Profissionais da Comurg passam por treinamento na Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação para conhecer técnica moderna que economiza água

A pauta da preservação do Meio Ambiente, como a economia de água, está cada vez mais presente em nosso dia a dia e começa a mobilizar empresas e até o Poder Público. A Prefeitura de Goiânia, por exemplo, está investindo no sistema de irrigação automatizado em praças públicas, parques e canteiros em avenidas. Atualmente, apenas 5% dessas áreas são irrigadas de forma automática.

Em parceria com a Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, representante da marca Rain Bird no Estado - que oferece o sistema -, profissionais da área operacional, montagem e manutenção dos sistemas de irrigação da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) participaram de um treinamento na empresa com o objetivo de ampliar o uso do sistema de irrigação automatizado para mais áreas verdes da cidade. O novo modelo possibilita o uso racional e inteligente da água, além de garantir a vitalidade das plantas durante o ano inteiro, mesmo no inverno, quando não chove em Goiás.

Nos segmentos de paisagismo, esse sistema de irrigação já é utilizado em áreas comerciais e residenciais, bem como em campos esportivos como futebol, tênis e golfe. O gerente de área da Rain Bird, Vitor Raydan, disse que cada projeto tem uso diferenciado. “Quando falamos em plantação de milho existe o interesse em produção. Já o paisagismo é voltado para a estética”, frisou o gerente. Ele explicou que é necessário levar em conta para implementar o sistema, ainda, a verificação da quantidade de água no local e a intensidade da chuva. Vitor citou exemplos de cidades como Belo Horizonte, que é modelo de paisagismo, e Brasília, como de irrigação pública.

De acordo com o coordenador de vendas da Pivot, Pedro Moura, a irrigação automatizada nas áreas públicas tem como finalidade tornar a área uniforme, utilizar racionalmente a água, evitar que ela escorra para as ruas, além de impactar na mão de obra, já que o sistema funciona automaticamente. “Com o sistema de irrigação priorizamos a eficiência, o uso mínimo de água possível, entregando o máximo de resultado porque podemos mensurar o quanto de água está sendo utilizada”, explicou ele, que analisou a parceria entre a Pivot e a Prefeitura de Goiânia como garantia de que a empresa se preocupa com a preservação ambiental.

Implantação do sistema

O engenheiro agrônomo Rafael Araújo, responsável pelos projetos de paisagismo, irrigação, compostagem e pela implantação do sistema da Comurg, presente no treinamento, conta que há dois anos a equipe vem realizando esses treinamentos. “Iniciamos o projeto e uma avaliação inicial está sendo feita dos poços artesianos existentes com filmagem interna dos mesmos e ensaio de vazão. Com o resultado será feita a elaboração de projetos das praças a fim de adquirir materiais e instalar a irrigação após licitação”, explicou.

Segundo o engenheiro, o processo atual é feito através de hidrômetro, de forma manual com mangueira, caminhão pipa ou aspersor de impacto na ponta. “Além da economia para o município, tanto do recurso hídrico quanto da financeira, existe a de tempo para o servidor que está tomando conta da praça. Outro ganho é estético porque as praças terão uniformidade e serão mais irrigadas”, explicou Araújo.

Para o presidente da Comurg, Alex Gama, o investimento em modernidade é uma forma de gerar qualidade de vida à população e aos cofres públicos. “O objetivo é gerar mais expressão aos projetos de paisagismo de menor consumo hídrico, bem como, no futuro, a implantação de sistema de reuso de águas”, citou ele.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 18, 2025 Demais

6 coisas que você vai encontrar — ou não — ao migrar…

Dez 18, 2025 Demais

Conheça a técnica que diferencia a operação de limpeza…

Dez 18, 2025 Demais

10 fotógrafos subaquáticos nacionais e internacionais…

Dez 18, 2025 Demais

Rituais de Ano Novo 2026: atraia prosperidade, amor e…

Dez 18, 2025 Demais

Não gostei do presente de Natal, e agora?

Dez 18, 2025 Demais

Trabalhar ou estudar nos Estados Unidos? Entenda 5…

Dez 18, 2025 Demais

Guia prático para decoração com flores no fim de ano

Dez 18, 2025 Demais

Cores para 2026: descubra a sua cor de acordo com a…

Dez 17, 2025 Demais

Vai alugar imóvel no Réveillon? Confira 10 dicas para…

Dez 17, 2025 Demais

A cláusula compromissória arbitral no estatuto social…

Dez 17, 2025 Demais

Fim de ano: especialista explica por que a comunicação…

Dez 17, 2025 Demais

Mega da Virada: como transformar milhões em legado e…

Dez 17, 2025 Demais

Como manter o skin care nas viagens de final de ano?

Dez 17, 2025 Demais

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de…

Dez 17, 2025 Demais

Vai começar o verão no Hemisfério Sul e a Terra não…

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version