SEGS Portal Nacional

Demais

Integra Brasil celebra o retorno das atividades presenciais em 2021 e projeta um ano repleto de ações em 2022

  • Segunda, 03 Janeiro 2022 10:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Carolina Dinardo
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Neste ano, o programa ficou ainda mais forte ao se tornar um programa de governo e realizou sua primeira ação presencial desde o início da pandemia, durante os JEB's

OIntegra Brasil, que visa uma série de ações sociais em torno dos direitos humanos tendo o futebol como catalizador, ganhou um novo status e, por meio do decreto nº 10.650, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro em 17 de março, deixou de ser uma ação ministerial para se tornar programa governamental.

Ao contrário de 2020, quando todas as ações tiveram que ser realizadas virtualmente por força da pandemia da Covid-19, este ano o Integra Brasil realizou sua primeira ação presencial desde o início da crise sanitária. A equipe do programa montou um stand permanente no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, durante todos os dias dos Jogos Escolares Brasileiros – JEB’s 2021, disputado entre 29 de outubro e 5 de novembro. A competição reuniu 5.114 estudantes de 12 a 14 anos e 1.138 professores e técnicos de todas as 27 unidades da Federação para a disputa de 17 modalidades.

Além da participação nos JEB’s, diversas ações virtuais foram realizadas ao longo do ano, como inserções durante a realização da Supercopa do Brasil, evento realizado pela Confederação Brasileira de Futebol no dia 11 de abril e que reuniu as equipes do Flamengo e do Palmeiras na disputa do troféu, em Brasília (DF).

Outra ação de relevância foi a 2ª Jornada Seminário Programa Integra Brasil, realizada em julho. Soma-se a isso três lives promovidas pelo programa, que debateram os seguintes temas: Importância das Categorias de Base para o Futebol Brasileiro; Papel do Jovem nas Políticas Públicas Sobre Drogas e Futebol Feminino Ferramenta Inclusão Social. Todos esses eventos somam, até o momento, 280 mil visualizações nas redes sociais.

Coordenador-Geral da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Alexandre Carvalho é um dos idealizadores do Integra Brasil. Ele ressalta que, para 2022, a ideia é que mais eventos presenciais possam ser realizados, de modo que o público possa interagir mais com os atletas convidados, com os técnicos e com a equipe responsável pelo programa.

“O avanço da vacinação do Brasil já nos permitiu a participação nos JEB’s e ficamos muito felizes. Foi um evento maravilhoso e em nosso estande as milhares de crianças e jovens que nos visitaram puderam conhecer o projeto e aprender noções que são importantes para o esporte, como o combate à dopagem, a divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, os benefícios do ID Jovem e o respeito ao Jogo Limpo, além de diversas outras questões ligadas aos direitos humanos”, recorda Viviane Petinelli, secretária executiva adjunta, que representa o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) no programa.

“Para o ano que vem nossa expectativa é de que possamos realizar mais ações presenciais, tanto nos estádios de futebol, durante os torneios, quanto em outros eventos. Entretanto, vamos prosseguir com a realização das lives e de outras ações virtuais, pois as redes sociais nos permitem ampliar o alcance do Integra Brasil”, adianta Alexandre Carvalho, coordenador-geral da SNFDT.

Inaugurando uma nova política pública, o Integra Brasil fará no próximo ano um piloto voltado para o futebol feminino na cidade de Camaragipe – PE, com a inclusão de 120 meninas em centros de treinamentos dedicados exclusivamente ao futebol feminino. O Centro de Desenvolvimento do Futebol Feminino (CDFF) será a ponte entre a formação esportiva e o alto rendimento através de clubes de futebol.

O Integra Brasil

Lançado em 2019 e executado em 2020 como projeto idealizado pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humano e a Confederação Brasileira de Futebol, o Integra Brasil ganhou em 2021 dois novos parceiros: o Ministério da Educação e a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Desta forma, o trabalho fundo à plataforma estudantil passou a ser um dos objetivos do projeto.

O Integra Brasil, que conta com o apoio de diversos clubes de futebol profissional, universidades e governos estaduais e municipais, tem como meta atuar em três frentes: a promoção dos direitos humanos e dos direitos do torcedor; a formulação de políticas públicas voltadas para a promoção do ensino fundamental e do ensino médio de atletas do futebol além da promoção da formação de professores e coordenadores pedagógicos das escolas de educação básica na área do desporto; e a promoção da educação antidopagem e dos valores do espírito esportivo em ambientes esportivos e escolares por meio de todas as modalidades do futebol.

O Integra Brasil tem como objetivos:

Conscientizar torcedores e famílias quanto aos direitos do torcedor e aos direitos humanos e atuar na redução de violações dos direitos humanos por meio do futebol e seus derivados e em ambientes esportivos;
Contribuir para a redução da exposição de crianças e adolescentes a situações de vulnerabilidade social;
Atuar no combate ao uso abusivo de álcool e ao uso de drogas;
Reduzir a desigualdade de acesso à prática esportiva e aos ambientes esportivos;
Contribuir para a correção do fluxo escolar e a redução da evasão escolar de atletas de todas as modalidades do futebol;
Fazer do esporte um importante aliado na formação do atleta/cidadão.

Com informações da Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 16, 2025 Demais

Reformar ou demolir uma casa? Saiba o que vale a pena!

Dez 16, 2025 Demais

Novas regras: entenda como será a saidinha de final de…

Dez 16, 2025 Demais

O que faz o hóspede voltar?

Dez 16, 2025 Demais

Férias elevam risco de acidentes com crianças e…

Dez 16, 2025 Demais

CatLife chega como o primeiro plano de saúde pet do…

Dez 16, 2025 Demais

A Magia do Natal Começa na limpeza da Casa

Dez 16, 2025 Demais

Experiências rápidas e aulas avulsas para quem quer…

Dez 16, 2025 Demais

A importância do projeto hidráulico bem executado nas…

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version