Como garantir a melhor compra online durante as festas de Natal?
Especialista explica quais são os principais itens que devem ser checados antes de efetivar a compra
Compras de Natal sem sair de casa podem ser uma ótima opção aos que não encontram tempo para ir pessoalmente às lojas de rua ou a shoppings centers neste período do ano tão agitado. Os e-commerces e marketplaces aparecem como a principal alternativa para encontrar tudo o que é necessário. De acordo com pesquisa divulgada pela EbitNielsen, as lojas digitais arrecadaram R$3,76 bilhões nas vendas para o Natal de 2020 e a projeção para este ano é de uma alta de 30%.
"Mesmo com este comércio consolidado é importante fazer um pequeno checklist para garantir a melhor compra”, ensina Rodrigo Garcia, diretor executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais - startup de performance de marketplaces nacionais e internacionais.
Entregas
O primeiro item é o prazo de entrega. Para Rodrigo, a melhor forma de receber o produto no prazo desejado é fugir de entregas feitas pelos Correios. “Nesta época do ano o volume de trabalho nas agências de correio aumenta muito, o ideal é optar por empresas que entregam via transportadoras privadas ou comprar em marketplaces que hoje garantem a entrega até no mesmo dia.”
Pesquisar
Procurar informações e ler as avaliações dos clientes também ajuda muito na hora da compra certa. Para Garcia, no caso de e-commerces pequenos o ideal é checar o Reclame Aqui, os reviews do Google, se há site próprio, se existe algum canal de atendimento via Whatsapp ou até mesmo telefone. “Para as grandes plataformas como Mercado Livre e B2W, além dos cuidados listados, é importante checar as ferramentas que os próprios marketplaces disponibilizam.”
Aguardar
Mas a principal recomendação do especialista em negócios digitais é a seguinte: caso você possa esperar para comprar presentes e lembranças para amigos e familiares, o melhor a fazer é esperar alguns dias. “As lojas que estão com estoque no começo do ano e com contas para pagar dão bons descontos em janeiro. Já passou a Black Friday e o Natal e eles precisam desovar o estoque rapidamente”, explica Garcia.
Sobre a Petina - Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais. São mais de 140 clientes atendidos, sendo de segmentos diversos, como Grupo DOK, Livraria Companhia das Letras, Procópio Esportes, Trike Bike, Arezzo, Nike, MAM Baby, etc. É considerada uma das principais consultorias do Mercado Livre, na categoria Platinum. Anualmente, gera cerca de R$ 70 milhões de vendas nos marketplaces e e-commerces próprios. Seu objetivo principal é “vender vendas”.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>