SEGS Portal Nacional

Demais

"Dream Balls": impulsionando atividades esportivas no Brasil

  • Sexta, 17 Dezembro 2021 10:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  ACNUR
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Este ano, o concurso de arte “Juventude #ComOsRefugiados” teve como tema “O esporte nos une”. Jovens artistas desenharam suas “bolas dos sonhos” e cinco desenhos vencedores foram transformados em bolas de futebol de verdade por uma empresa de manufatura ética sem fins lucrativos, Alive and Kicking.

Funcionários do ACNUR em todo o mundo estiveram envolvidos na promoção do concurso e nas vendas, e muitos também compraram as bolas para distribuir e usar em comunidades de pessoas refugiadas.

Luiz Fernando Godinho, Oficial de Comunicação do ACNUR no Brasil, explica como o escritório do país esteve engajado e porque o esporte é tão importante para o mandato e o trabalho do ACNUR.

Por que o ACNUR Brasil promoveu o concurso “O esporte nos une” no Brasil?

Essa iniciativa reuniu uma combinação de elementos centrais da cultura brasileira. O futebol em si é particularmente importante no Brasil. Brasileiros e pessoas refugiadas que chegam ao país amam futebol e muitos querem se tornar jogadores de futebol. Outros fatores, como juventude e arte, também são muito importantes para a cultura brasileira. Então, essa iniciativa foi uma grande oportunidade para chegar aos jovens refugiados e envolver a população que atendemos aqui no Brasil.

Qual foi sua estratégia de divulgação do concurso “O esporte nos une”?

Focamos principalmente em abrigos que acolhem pessoas venezuelanas e coordenamos com colegas em nossos cinco escritórios no Brasil para ir a esses abrigos e realizar sessões de informação sobre o concurso. Nessas sessões, os colegas mostravam um vídeo, apresentavam slides e distribuíam modelos impressos para os jovens usarem. Também alcançamos a comunidade de acolhida, publicando um comunicado à imprensa nacional em português e preparando publicações para as redes sociais que poderiam ser utilizadas.

O escritório do Brasil comprou 500 “bolas dos sonhos”. Como serão distribuídas?

Primeiramente distribuímos as bolas de futebol para escritórios em todo o país e agora estamos nos preparando para entregá-las a abrigos, onde desenvolveremos atividades esportivas com a comunidade abrigada. Também separamos um pequeno número de “bolas dos sonhos” para algumas contrapartes.

Vamos engajar autoridades e lideranças com estas bolas, criando momentos em que possamos reforçar uma mensagem de integração das pessoas refugiadas.

Skarly, uma dos cinco vencedores globais de 2021, tem 12 anos e é uma jovem refugiada da Venezuela que vive no Brasil. Você já teve a chance de entrar em contato com ela?

Sim, quando ela foi anunciada como vencedora, entramos em contato com ela e organizamos uma boa cobertura da mídia local sobre sua história. Destacar o exemplo de uma garota venezuelana que ganhou um concurso global de artes e esportes foi uma forma de darmos um exemplo inspirador e combater a discriminação. Ela e sua família ficaram muito felizes com o reconhecimento. Skarly também recebeu uma bola de futebol estampada com seu design vencedor – espero que ela esteja usando para jogar com amigos, brasileiros e venezuelanos.

Considerando que o tema do concurso foi “O esporte nos une”, que tipo de papel o esporte desempenha para ajudar as pessoas refugiadas a reconstruir suas vidas?

O esporte é uma ferramenta de proteção muito importante não apenas para criar um espaço seguro para crianças e jovens, mas também para dar-lhes uma sensação de normalidade em suas vidas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+DEMAIS ::

Dez 15, 2025 Demais

Como economizar na conta de luz usando o ar-condicionado

Dez 15, 2025 Demais

Saiba com se precaver para evitar problemas durante as…

Dez 15, 2025 Demais

Indulgência consciente: a nova relação com o prazer de…

Dez 15, 2025 Demais

Como o espírito natalino pode melhorar o seu inglês?…

Dez 15, 2025 Demais

Com a chegada das viagens de fim de ano, especialista…

Dez 15, 2025 Demais

Guarda compartilhada cresce no país — mas não significa…

Dez 15, 2025 Demais

Os cartões de identificação plásticos vão desaparecer?

Dez 15, 2025 Demais

Estudo revela proporção de royalties na receita…

Dez 12, 2025 Demais

Celebrações de final de ano ampliam em 30% as vendas de…

Dez 12, 2025 Demais

Valmet conquista Medalha de Ouro da EcoVadis e pelo…

Dez 12, 2025 Demais

Uva-passa na ceia de Natal: polêmica anual que divide…

Dez 12, 2025 Demais

Make a Cake garante as sobremesas para festas do final…

Dez 12, 2025 Demais

Natal 2025 inaugura a Era do Consumo Emocional no…

Dez 12, 2025 Demais

Coleta genética e endurecimento de penas: entenda nova…

Dez 12, 2025 Demais

Verão ativo: retomada das atividades físicas aumenta e…

Dez 12, 2025 Demais

Série documental Sabores do Paraná realiza expedição…

Mais DEMAIS>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version